Marcelo Oliveira teve a 5ª passagem mais rápida e o 2º pior desempenho do século no Vasco

Segunda-feira, 05/11/2012 - 20:10

A passagem de Marcelo Oliveira pelo Vasco da Gama vai ser uma marca negativa na carreira do treinador. O ex-comandante cruz-maltino obteve oficialmente o segundo pior desempenho do século de um treinador do Vasco, com 26,7% de aproveitamento. Foram duas vitórias, dois empates e seis derrotas. Dario Lourenço é o dono da pior campanha, com apenas 19,4%, quando comandou o time em 2005. Lourenço ficou 12 jogos à frente da equipe e somou uma vitória, quatro empates e sete derrotas.

Empatado na segunda posição com Marcelo Oliveira está Celso Roth. Em sua segunda passagem pela Colina em 2010, o atual treinador do Cruzeiro comandou o Vasco em cinco jogos. Venceu apenas um, empatou outro e perdeu três vezes, também com aproveitamento de 26,7%.

Oliveira assumiu o Vasco contra o Cruzeiro fora de casa e empatou em 1 a 1. Sua primeira vitória com a equipe foi sobre o Figueirense, por 3 a 1, duas rodadas depois. Antes empatou com a Ponte Preta em 0 a 0 e logo em seguida emendou a segunda vitória, contra o Atlético-GO, no Serra Dourada, por 1 a 0. Mas este seria o seu último triunfo à frente do Vasco. De lá para cá, foram seis derrotas seguidas.

Quando chegou ao Vasco em setembro, Marcelo Oliveira tinha a missão de substituir Cristóvão Borges e fazer com que a equipe voltasse a encontrar o caminho das vitórias. Nos últimos dez jogos de Cristóvão no Vasco, o time venceu dois, empatou três e perdeu cinco. A goleada por 4 a 0 para o Bahia em São Januário ocasionou a demissão de Cristóvão. Gaúcho comandou o time contra o Palmeiras e venceu por 3 a 1. E será do o interino a missão de dirigir o time nas últimas quatro rodadas do Brasileiro. O novo treinador só vai estar à frente da equipe em 2013.

Passagem relâmpago

Além de ter o segundo pior desempenho entre treinadores do Vasco no século, Marcelo Oliveira entrou para o hall de técnicos com rápidas passagens pelo Cruz-maltino.

Só na última década, seis treinadores não ficaram mais de 12 jogos na função. Romário comandou a equipe em 2007 e 2008, totalizando somente três jogos como técnico. No primeiro ano, substituiu Celso Roth por apenas um jogo e, no inicio de 2008, assumiu a equipe antes da chegada de Alfredo Sampaio

Em 2010, Celso Roth retornou ao Vasco no lugar de Vagner Mancini mas, depois de cinco jogos, recebeu um convite para comandar o Internacional na Libertadores. Roth aceitou e foi campeão do torneio continental daquele ano.

Em 2008, ano em que foi rebaixado para a Segunda Divisão, o Vasco teve como treinador por um mês o ex-jogador Tita. Ele chegou para substituir Antônio Lopes, mas não resistiu aos maus resultados - três vitórias, um empate e seis derrotas - e saiu para a volta de Renato Gaúcho.

Outro com passagem relâmpago pela Colina foi Valdir Espinosa em 2007. Ele havia sido auxiliar de Renato Gaúcho no mesmo ano. O técnico comandou o time da Colina nas últimas seis rodadas do Brasileiro daquele ano. E o aproveitamento foi bom. Foram três vitórias, dois empates e apenas uma derrota, salvando o ano do Vasco, que começou bem o Brasileiro, sonhando com vaga na Libertadores, mas caiu de rendimento e quase brigou contra o rebaixamento.

Numa situação um pouco semelhante, Marcelo Oliveira aparece em terceiro nessa lista com dez jogos à frente do Vasco. O time da Colina atualmente não briga contra o rebaixamento porque fez uma excelente campanha no início do campeonato, mas caiu bastante de produção.

E curiosamente dentro dessa lista, o técnico que ficou mais tempo no clube foi Dário Lourenço, que tem o pior aproveitamento, com 12 jogos. Após se destacar pelo vice-campeonato estadual de 2005 com o Volta Redonda, Lourenço chegou como uma aposta ao Vasco, mas não deu certo e após esse curto período foi demitido para a chegada de Renato Gaúcho.



Fonte: GloboEsporte.com