Beach Soccer: Brasil vence Japão em Dubai e Jorginho faz seu 300º pela Seleção

Quinta-feira, 01/11/2012 - 03:35

Mais uma boa vitória. O Brasil venceu o Japão por 6 a 5 (gols de André (2), Gil, Mão, Jorginho e Anderson, para os brasileiros, Yamauchi (2), Suzuki e Komaki, para os japoneses), há pouco, na tarde desta quinta-feira, dia 31, em jogo válido pela segunda rodada do Grupo B da competição, na arena montada na praia Manzar (United Arab Emirates resort). A Seleção Brasileira volta à quadra na tarde desta quinta-feira, dia 1º de novembro, às 13h15min (horário de Brasília), para enfrentar a Suíça – o canal SporTV 3 anuncia a transmissão ao vivo para todo o país. Com o resultado, o Brasil assumiu a liderança isolada do Grupo B com 6 pontos, à frente de Suíça e Nigéria, que somam 3 pontos, e o Japão, que já está eliminado. Para garantir vaga na semifinal, a Seleção Brasileira pode até perder na prorrogação para os suíços, a quem já enfrentaram nove vezes, com nove vitórias, que estará classificada. Vencendo, fica em primeiro lugar. Jorginho evitou comentar sobre a arbitragem, muito ruim, fazendo questão de valorizar o bom resultado.

- Temos uma chave muito difícil, países de estilos diferentes, mas que sabem jogar beach soccer. O Japão é um time que corre muito e defende bem, isso criou dificuldades para a gente, não é fácil jogar contra um time assim. Mas vencemos, na raça, com bons momentos durante a partida, e isso foi o mais importante. Amanhã temos outro jogo duro, contra a Suíça, uma equipe de muita qualidade e que precisa vencer para ir à semifinal – comentou ele, que ‘comemorou’ o gol 300. – Demorou, mas saiu. Tive boas chances contra a Nigéria, mas não marquei, mas saiu hoje, contra o Japão. É uma marca importante, que significa muito pra mim, conta um pouco da minha trajetória na Seleção Brasileira e me deixa muito feliz.

A Nigéria surpreendeu a Suíça na abertura da rodada e o susto suíço servia de alerta para os brasileiros. Guga Zloccowick lançou o estreante Gil como titular e o Brasil sabia que tinha pela frente um teste de paciência. A aplicação tática dos asiáticos obrigava a Seleção Brasileira a tocar a bola para abrir espaços. A primeira boa chance veio com Fernando DDI, em cabeçada que Terukina defendeu. Mão também testou Terukina em chute de longe aos 4’. Aos 5’20”, o Japão achou o primeiro gol. Nakamura bateu falta, Mão não segurou e Komaki estufou as redes: 1 a 0. A resposta veio pelos pés de André. Aos 7’13”, Mão lançou Fernando DDI que tocou de primeira para o camisa 9. Num lance de rara categoria, o ‘Bigode’ tocou de calcanhar, no alto, sem chances para Terukina: 1 a 1. André empatou e virou. O atacante recebeu de Jorginho, dominou e, de virada, pôs o Brasil em vantagem: 2 a 1, aos 8’33”. Asami deixou tudo igual de canhota: 2 a 2, aos 9’17”, placar do primeiro tempo.

Veio o segundo tempo e o Japão ameaçava, exigindo os reflexos de Mão. Mas Yamauchi venceu o camisa 1. Em chute forte, no alto, sem chances para Mão, em cobrança de falta, os nipônicos viraram: 3 a 2, aos 3’17”. Jorginho empatou. E num belo lance individual, Jorginho acertou o ângulo de Terukina, de canhota, para fazer seu 300º com a camisa amarelinha: 3 a 3, aos 4’07”. Mão fez mais um, o seu segundo na competição, o quarto brasileiro no jogo, em chute de longe contando com a participação de Sidney, que atrapalhou Terukina: 4 a 3, aos 4’30”. Yamauchi deixou tudo igual novamente, depois de boa jogada, vencendo a defesa, e tocando na saída de Mão: 4 a 4, aos 7’40”. Anderson, em jogada ensaiada na saída de bola, deixou o Brasil em vantagem no placar de novo: 5 a 4, aos 7’44”. A 1’18” do fim da etapa, uma confusão que culminou com a expulsão de Mão: a arbitragem deu cartão amarelo ao camisa 1 por sair da área com as mãos. Na cobrança de Yamauchi, o goleiro se adiantou e levou o vermelho. Leandro Fanta assumiu o gol e o Brasil conseguiu suportar a pressão para segurar o placar, mesmo com um jogador a menos.

Durante 42 segundos do terceiro período o Brasil ficou sem um jogador, completando a punição pela expulsão de Mão. Com igualdade númerica, Gil chutou de longe e contou com a falha de Terukina: 6 a 4, aos 59”. A partir daí, com a folga de dois gols no placar, o Brasil passou a trabalhar com mais tranquilidade, embora não levasse perigo à meta de Terukina. Pelo contrário. Apesar da posse de bola, a Seleção Brasileira era pressionada pelo Japão, que esbarrava na segura atuação de Leandro Fanta. Aos 8’49”, Yamauchi cobrou falta com perigo e Fanta defendeu, mas a arbitragem indicou invasão brasileira. Yamauchi cobrou novamente, dessa vez para fora, perdendo boa oportunidade. Suzuki diminuiu aos 9’52”, fazendo 6 a 5, mas ficou nisso.

TABELA II COPA INTERCONTINENTAL DUBAI

GRUPO A - Emirados Árabes, Rússia, Taiti e Estados Unidos

GRUPO B - BRASIL, Nigéria, Japão e Suíça

Dia 30
Japão 4 x 7 Suíça
Rússia 9 x 1 Estados Unidos
BRASIL 6 x 3 Nigéria
Emirados Árabes 3 x 2 Taiti

Dia 31
Nigéria 7 x 6 Suíça
Rússia 4 x 2 Taiti
BRASIL x Japão
14h30min – Estados Unidos x Emirados Árabes

Dia 1
10h45min – Nigéria x Japão
12h – Taiti x Estados Unidos
13h15min – Suíça x BRASIL (SporTV)
14h30min – Emirados Árabes x Rússia

Dia 2
13h15min – primeiro Grupo B x segundo Grupo A (semifinals 1)
14h30min – primeiro Grupo A x segundo Grupo B (semifinal 2)

Dia 3
Disputa de Terceiro Lugar – 13h15min – perdedor semifinal 1 x perdedor semifinal 2
Final – 14h30min – vencedor semifinal 1 x vencedor semifinal 2

Jorginho


Fonte: CBBS