Beach Soccer: Com vascaínos, Brasil vence Nigéria na estreia em Dubai

Quarta-feira, 31/10/2012 - 05:16

O Brasil estreou com vitória na II Copa Intercontinental Dubai. Em jogo disputado há pouco, na tarde desta terça-feira (noite em Dubai), dia 30, a Seleção Brasileira, vice-campeã da edição de 2011, goleou a Nigéria por 6 a 3 (gols de Fernando DDI (3), Benjamin, Datinha e Mão, para os brasileiros, Okemmiri, Tale e Ibenegbu, para os nigerianos), em jogo válido pela primeira rodada do Grupo B da competição, na arena montada na praia Manzar (United Arab Emirates resort). O Brasil volta à quadra na tarde desta quarta-feira, dia 31, às 13h15min (horário de Brasília), para enfrentar o Japão – o canal SporTV anuncia a transmissão ao vivo para todo o país. Em 12 confrontos diantes dos asiáticos, 12 vitórias, sendo a última na Copa do Mundo FIFA de Ravenna 2011 (Itália). Com muito calor (termômetros marcando 31º C), Fernando DDI foi o destaque da partida, decisivo para a boa vitória com três gols no último período.

- A Nigéria marca forte e corre muito, como é característica dos africanos, mas prevaleceram a qualidade e o preparo físico da nossa equipe. Tivemos bons momentos durante a partida, demos espaços que poderiam ter nos custado caro, mas o time se equilibrou no momento em que mais precisava. Entramos num ritmo forte no terceiro período e conseguimos abrir uma vantagem que deu tranquilidade para conseguir essa boa vitória. Todos estão de parabéns pela vontade e agora vamos pensar no Japão – afirmou o pernambucano.

Com uma formação bastante ofensiva, o Brasil se mandou à frente e Sidney assustou logo no primeiro minuto, cabeceando por cima do gol de Isa. DDI também arriscou de longe. O Brasil tinha a iniciativa da partida, marcando bem e levando perigo. Bruno Xavier quase abriu o placar num belo chute de falta. DDI obrigou Isa a fazer excelente defesa para evitar o primeiro gol brasileiro. A Nigéria não dava espaços, a Seleção Brasileira criava, mas não tinha velocidade. Guga mexeu, usando o banco de reservas, e mandou à quadra Benjamin, André e Jorginho. Aos 8’, Jorginho fez Isa trabalhar num chute forte cruzado. Mas foram os africanos que abriram o placar. Abu cobrou rápido o lateral e Okemmiri apareceu sozinho à frente de Mão: 1 a 0. A resposta foi imediata. Datinha roubou a bola de Onyekachi e chutou, a bola bateu em Okemmiri e enganou Isa: 1 a 1, aos 9’21. E foi pelos pés de Mão que o Brasil virou. O camisa 1 acertou de longe… 2 a 1, a 56” do fim da etapa.

André teve ótima chance logo aos 4’ do segundo período, após passe de DDI, mas pegou mal na bola. Com muita marcação, o jogo era truncado e melhor para os africanos, que empataram em cobrança de falta. Tale deixou tudo igual: 2 a 2, aos 7’09”. O Brasil não sentiu o golpe. Benjamin, capitão da equipe, sofreu falta e cobrou para deixar a Seleção Brasileira em vantagem. Chute perfeito: 3 a 2, aos 7’32”, o de número 296 do camisa 10 pela equipe. O quarto gol quase veio com Jorginho após linda triangulação do ataque, Jorginho tocou para Malias, DDI recebeu e rolou para Jorginho finalizar, e a bola passou muito perto. A Nigéria pouco ameaçava e o Brasil parecia estar mais perto de marcar. A poucos segundos do fim do segundo tempo, Xavier arriscou de longe e quase ampliou.

A Nigéria empatou logo no primeiro minuto do período final. Ibenegbu levou a melhor sobre a defesa brasileira e chutou cruzado: 3 a 3, aos 51”. Jorginho respondeu numa bonita bicicleta, raspando a trave. Malias, de voleio, exigiu reflexo de Isa. DDI também teve boa oportunidade. O Brasil esbarrava na marcação e via os africanos levarem perigo nos contra-ataques. Até que, aos 3’08”, Fernando Ddi mostrou categoria cobrando bem a falta de antes do meio da quadra: 4 a 3. DDI marcou novamente. Em jogada ensaiada, Bruno Xavier cobrou escanteio e o camisa 8 voou de voleio para fazer mais um: 5 a 3, aos 3’51”. E o pernambucano estava iluminado. DDI, de canhota, ampliou: 6 a 3, aos 4’21”. Não fosse a grande atuação do camisa 1 africano, o Brasil teria uma vantagem ainda mais elástica. Com três gols de diferença, o Brasil passou a ditar o ritmo e escolher melhor as jogadas no ataque, sem pressa, controlando o jogo até o cronômetro zerar.

TABELA II COPA INTERCONTINENTAL DUBAI

GRUPO A - Emirados Árabes, Rússia, Taiti e Estados Unidos

GRUPO B - BRASIL, Nigéria, Japão e Suíça

Dia 30
Japão 4 x 7 Suíça
Rússia 9 x 1 Estados Unidos
BRASIL 6 x 3 Nigéria
14h30min – Emirados Árabes x Taiti

Dia 31
10h45min – Nigéria x Suíça
12h – Rússia x Taiti
13h15min – BRASIL x Japão (SporTV)
14h30min – Estados Unidos x Emirados Árabes

Dia 1
10h45min – Nigéria x Japão
12h – Taiti x Estados Unidos
13h15min – Suíça x BRASIL (SporTV)
14h30min – Emirados Árabes x Rússia

Dia 2
13h15min – primeiro Grupo B x segundo Grupo A (semifinals 1)
14h30min – primeiro Grupo A x segundo Grupo B (semifinal 2)

Dia 3
Disputa de Terceiro Lugar – 13h15min – perdedor semifinal 1 x perdedor semifinal 2
Final – 14h30min – vencedor semifinal 1 x vencedor semifinal 2

Fonte: Site da CBBS