Beach Soccer: Vasco tem 4 convocados para a Seleção Brasileira

Quinta-feira, 18/10/2012 - 12:49

Está confirmada, de 30/10 a 03/11, a II Copa Intercontinental de Beach Soccer, Dubai 2012, a principal competição de seleções deste ano para a Seleção Brasileira. Em razão disso o treinador Guga Zloccowick convocou 16 jogadores para um período de 2 semanas de treinamento em Brasília, onde os jogadores já se encontram desde o último domingo (14/10) e também realizarão 2 jogos amistosos contra o Paraguai como preparação. Somente 12 jogadores irão defender o Brasil neste importante competição em Dubai. Em 2011 na primeira edição da Copa Intercontinental, o Brasil, já sob o comando de Guga, perdeu na final para a Rússia, num jogo porém bem mais disputado que a final da Copa do Mundo FIFA 2011 meses antes na Itália, onde a Rússia ganhou por goleada do Brasil, ainda sob o comando do treinador Alexandre Soares, que deixou o comando técnico do Brasil após esta derrota, que também quebrou a série de conquistas de 4 Copas do Mundo FIFA seguidas (2006, 2007, 2008 e 2009).

Em 2012, mesmo disputado apenas competições de menor importância (este ano sequer disputou o tradicional Mundialito de Portugal), o Brasil está invicto e buscará manter esta invencibilidade na Copa Intercontinental de Dubai. Guga, mateve a base com quem vem trabalhando desde que assumiu a Seleção Brasileira, com destaque para as primeiras convocações de Gil, jogador que em 2012 vem tendo grande destaque como um dos principais jogadores do Vasco da Gama, equipe com mais títulos e líder do ranking nacional, além de ter disputado a temporada da Rússia com grande destaque, e de Vinicius “Xixo”, jogador do Botafogo, considerado o melhor jogador da conquista recente do Torneio de Recife (vencendo a final contra o Flamengo) e que também defende a Seleção de Pernambuco. Segue abaixo a lista de convocados:

GOLEIROS – Mão (Corinthians-SP), Leandro Fanta (Botafogo-RJ) e William (Flamengo-RJ)

DEFENSORES – Souza (Corinthians-SP), Vinícius (Botafogo-RJ) e Gil (Vasco da Gama-RJ)

ALAS – Benjamin (Flamengo-RJ), Jorginho (Vasco da Gama-RJ), Datinha (Sampaio Corrêa-MA), Sidney (Botafogo-RJ), Anderson (Corinthians-SP), Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ) e Fernando DDI (Sport Recife-PE)

ATACANTES – Bruno Malias (Santos-SP), Mauricinho (Vasco da Gama-RJ) e André (Corinthians-SP)

Temos que respeitar as opções do treinador Guga, que possui os jogadores da sua confiança e esta é a prática normal de qualquer esporte. Alguns nomes, porém, com destaque em 2012 poderiam ser lembrados para esta lista maior de 16 jogadores como Bueno (que voltou muito bem, após a cirurgia no joelho, comandando o Vasco na vitória da Supercopa na Arena Maestro Junior, com direito a goleada de 10×0 sobre o Flamengo), Cesinha, goleiro que vem mantendo grande regularidade nos últimos anos no gol do Vasco e vem merecendo uma chance, Buru, com destaque na temporada russa, Betinho, que também se destacou na temporada russa, chegando à final, Daniel, campeão do Mundial de Clubes FIFA 2012 pelo Lokomotiv como um dos destaques do time, Catarino, para mim um dos melhores jogadores do Mundial de Clubes FIFA 2012 pelo Vasco e que este ano adquiriu importante experiência internacional disputando as ligas italianas e russa e Bernardo, outro grande destaque do Mundial de Clubes FIFA 2012 pelo Flamengo e que também fez excelente temporada no beach soccer russo.

Acredito que estes nomes que citei acima estão num momento superior a alguns que constam na lista do Guga e poderiam ter uma chance, porém esta é apenas a minha opinião e respeito as opções do atual treinador, pois são todos grandes jogadores. Tenho certeza que estes outros nomes terão uma chance em breve! Fico muito feliz pela convocação dos jogadores do Vasco da Gama, Gil, Bruno Xavier, Jorginho, especialmente do Mauricinho, um garoto que a cada dia vem evoluindo mais no beach soccer, adquirindo experiência internacional este ano quando venceu a Liga Italiana Super 8 pelo Inter de Milão (junto com o Catarino), chegou na final em competição no próprio UAE pelo Al Ahli, é uma demonstração de que o trabalho à frente do Vasco da Gama vale muito a pena. É difícil, desgastante, sem grande apoios, mas há recompensas!

É muito importante para todos nós que vivemos o beach soccer no dia a dia que o Brasil volte a ocupar o posto de principal seleção do mundo, que hoje é creditado à Seleção da Rússia, por ter conquistado a Copa do Mundo FIFA 2011 na Itália e a I Copa Intercontinental Dubai 2011, ambos com vitória sobre o Brasil na final. Estarei na torcida pelo total sucesso desta seleção, pelos meus amigos que estarão em campo, pois todos nós dependemos e muito do sucesso da Seleção Brasileira! O Brasil vencendo facilita o trabalho de todos no esporte, haverá mais alunos interessados nas escolinhas, os patrocinadores se empolgarão mais em realizar eventos do nosso esporte, os clubes terão mais chances de buscar apoios para os seus projetos e etc… E para vencermos é necessário estrutura, organização, treinamento e valorização dos jogadores, pois temos os melhores jogadores do mundo! Sucesso a todos!

Fonte: Blog Beach Soccer com Jr. Negão - GloboEsporte.com