Beach Soccer: Mauricinho e Bruno Xavier marcam em derrota do Brasil para o Paraguai

Terça-feira, 23/10/2012 - 14:38

Foi disputado neste domingo pela manhã em Brasília, onde a Seleção Brasileira realizou uma série de treinamentos na semana passada, o 2º amistoso Brasil x Paraguai, como preparação para a disputa da II Copa Intercontinental Dubai 2012. O Brasil segue sua preparação para a disputa desta que é a 2ª competição mais importante do mundo com mais 1 semana de treinamentos em Recife/Pernambuco. Muitos jogadores reclamaram das condições da areia em Brasília, dizendo que o piso estava muito duro, o que dificulta o trabalho e facilita a possibilidade de lesões aos jogadores, ou seja, esta programação poderia ter sido melhor planejada pela Confederação Brasileira (CBBS) e pela Federação de Brasília/DF, para que o Brasil buscasse um local de treinamento com melhores condições.

Para surpresa de todos do meio do beach soccer o Brasil perdeu sua primeira partida na história para o Paraguai. Nas 11 partidas anteriores foram 11 vitórias com grande facilidade na maioria delas, inclusive na partida de sábado em Brasília quando o Brasil venceu por 4×1. Neste domingo, o Paraguai se aproveitou um pouco do piso mais duro, sua seleção é na maioria de jogadores oriundos do futsal, e chegou a abrir 5×1 no placar, o Brasil reagiu e conseguiu o empate por 6×6 após o tempo normal, levando o jogo para a prorrogação. O destaque do Brasil foi o goleiro Mão autor de 3 gols, os outros foram de Mauricinho, Bruno Xavier e Anderson. Na prorrogação empate por 0×0 e na disputa de penaltys vitória do Paraguai por 2×1. Mauricinho e Mão foram os artilheiros dos 2 amistosos com 3 gols cada um. Foi um resultado realmente surpreendente, veja abaixo a relação dos jogos anteriores entre Brasil e Paraguai.

Copa América / 1999 – Brasil 17 x 3 Paraguai
Eliminatórias / 2006 – Brasil 9 x 5 Paraguai
Eliminatórias / 2008 – Brasil 6 x 4 Paraguai
Eliminatórias / 2009 – Brasil 8 x 1 Paraguai
Jogos Odesur / 2009 – Brasil 9 x 0 Paraguai
Eliminatórias / 2011 – Brasil 14 x 1 Paraguai
Jogos Odesur / 2011 – Brasil 6 x 3 Paraguai
Jogos Odesur / 2011 – Brasil 7 x 0 Paraguai
Torneio Partido de La Costa / 2012 – Brasil 10 x 1 Paraguai
Copa Encarnación / 2012 – Brasil 4 x 2 Paraguai

É um resultado que acende uma luz amarela de preocupação na preparação do grupo para a II Copa Intercontinental Dubai 2012. Nos últimos anos, o Brasil não tem conseguido se manter no topo do beach soccer mundial com algumas derrotas inesperadas, ainda sob o comando do antigo treinador Alexandre Soares em 2010 perdemos a Copa Latina com uma derrota por goleada para o Chile, no ano seguinte em 2011 nova derrota para o Uruguai, ambas disputadas aqui no Brasil (de 2001 a 2009 foram 8 títulos seguidos desta competição pelo Brasil), ainda em 2011 perdemos a Copa do Mundo FIFA para a Rússia, com outra goleada sofrida na final (após conquistarmos o tetracampeonato desta competição em 2006/2007/2008/2009). Houve, então, mudança na Comissão Técnica, assumindo o comando o treinador Guga Zloccowick, que em sua primeira competição já tinha um grande desafio pela frente, a I Copa Intercontinental Dubai 2011, o Brasil jogou melhor do que na Copa do Mundo FIFA 2011 e chegou a uma nova final contra a Rússia, desta vez empate no tempo normal por 4×4 e nova vitória da Rússia na prorrogação 1×0, totalizando 5×4. Em seguida, Guga comandou a Seleção Brasileira no Torneio Internacional de Lagos/Nigéria, com nova derrota do Brasil na final para a Nigéria por 9×4.

Para mim, há varios motivos para que o Brasil tenha tido estes resultados negativos nos últimos anos, evolução técnica de outras seleções como a Rússia, processo de renovação da seleção, mas o principal é a falta de investimento da CBBS em temporadas regulares de treinamentos. Venho insisitindo neste item há bastante tempo, nós temos os melhores jogadores do mundo, a maior oferta de bons jogadores do mundo, porém o nosso diferencial sempre foi o treinamento. Treinávamos juntos o ano todo e isso nos dava uma condição física, tática e técnica excepcionais, que possibilitava o brilho do nosso talento nas partidas, mas somente talento não ganha. O beach soccer evoluiu muito, o que é excelente para o esporte, as equipes estão muito melhores fisica e taticamente, mas o Brasil ficou para trás em termos físico, tático e técnico, que só é possível crescer com treinamentos regulares. Reunir-se 2 semanas para a disputa da II Copa Intercontinental, que só fica atrás da Copa do Mundo FIFA como grande competição, é importante, é uma melhora, mas não é o ideal e sei que o Guga também deve pensar assim.

Citando o exemplo prático do Vasco da Gama, um projeto que idealizei desde que parei de jogar pela Seleção Brasileira no final de 2008. Desde 2009, quando ainda não existiam grandes competições de clubes, o Vasco treina regularmente, ao menos 3x na semana, vejam quantos jogadores passaram pelos treinamentos do Vasco e foram revelados nos últimos anos, Mauricinho, Gil, Rafinha Carioca, Catarino, Bernardo, Léo, muitos já saíram do Vasco e estão brilhando por outras equipes que foram criadas seguindo o exemplo do Vasco, como Flamengo e Botafogo, que também realizam um excelente trabalho na formação de novos valores. E o resultado é comprovado nas competições, o Vasco foi campeão do Mundial FIFA, Torneio RJ/SP, Copa Brasil, Supercopa, é o líder do ranking nacional, bem à frente dos demais! E o processo continua com muitos garotos com menos de 20 anos que treinam regularmente junto com os mais experientes, principalmente, nestas 3 equipes do Rio de Janeiro, que juntas com o Sport e o Sampaio Corrêa são as que possuem este trabalho pelo Brasil. A minha pergunta é como o Mauricinho ou o Gil se destacariam se não houvesse os treinamentos regulares, a dedicação deles nos treinos? Seria impossível.

Guardada as devidas proporções, seguindo o exemplo do Vasco (e outros times mais recentemente como Flamengo e Botafogo), para o Brasil voltar a ganhar tudo, na minha opinião, além de convocar os melhores jogadores do momento, que tenham os melhores resultados, independentemente de nome, local, time, é extremamente necessário que a CBBS invista em TREINAMENTOS regulares em locais com condições ideais (com todo o respeito aos demais lugares, não há lugar melhor no mundo do que a praia de Copacabana, onde sempre foram os treinamentos do Brasil!), durante todo o ano, pois só assim voltaremos ao topo do beach soccer mundial, voltaremos a vencer com mais facilidade nossos adversários! Caso contrário, iremos depender apenas do enorme talento dos nossos jogadores, que repito são os melhores do mundo, mas nem sempre somente o talento será suficiente!

Esta II Copa Intercontinental Dubai 2012 é muito importante para o Brasil, o título é essencial para a trajetória até a Copa do Mundo FIFA 2013, a CBBS deveria ter investido mais nos treinamentos, pelo menos uns 2 meses de treinamentos. Duas semanas é muito pouco e pelo que parece a semana em Brasília não foi tão proveitosa em razão da falta de condições ideais do campo. O Brasil enfrentará na primeira fase seleções que têm crescido muito como a própria Nigéria e a Suíça, que recentemente derrotou a Rússia na final da Liga Europeia 2012. Jamais deixarei de torcer pelo Brasil, pelos meus amigos e ex-companheiros de seleção, sucesso a todos em Dubai e que esta semana de treinamentos seja de 100% de aproveitamento!

Fonte: Blog Beach Soccer com Jr. Negão - GloboEsporte.com