Carlos Leite fala de sua relação com Mano Menezes e com o Vasco

Quinta-feira, 04/10/2012 - 11:43

Ele é uma das pessoas mais comentadas do futebol brasileiro.

E das mais arredias.

Há dois anos ele fugia de entrevistas.

O motivo: é o agente de Mano Menezes.

Desde que o técnico assumiu a seleção, ele evitava falar.

Aos 42 anos, Carlos Leite está na mira de muitos.

Porque ele não só empresaria o treinador da seleção.

Mas também jogadores.

E alguns deles foram chamados para vestir a camisa verde e amarela.

Foram valorizados por isso.

O mundo caiu.

O dele e o de Mano Menezes.

"Estão sacrificando o Mano por ignorância e maldade.

Como se só ele tivesse agente, empresário.

Todos os grandes treinadores do Brasil e do mundo têm.

Se o técnico é bom, o agente é bom, lógico que terá bons atletas.

E é normal que alguns deles sejam convocados.

No mundo todo é assim.

Se principalmente no Brasil alguns escondem, não é problema meu.

Eu e o Mano não temos nada para esconder de ninguém."

Felipão, Tite, Muricy, Luxemburgo....

A esmagadora maioria dos técnicos brasileiros têm seus empresários.

Assim como José Mourinho, Pep Guardiola.

Marcelo Lippi, campeão do mundo com a Itália, tem como empresário Davide Lippi, seu filho.

Ele que negocia jogadores para onde o pai vai trabalhar.

Jorge Mendes é o agente de José Mourinho, de Cristiano Ronaldo.

E também de Paulo Bento, treinador da seleção de Portugal.

Bento levou 17 jogadores de Mendes para a Eurocopa.

Nove titulares.

"Se fosse no Brasil, o que aconteceria com Bento e com Mendes?

O treinador trabalhar com empresário e ele ter jogadores bons é uma tendência mundial.

Repito: há muita maldade e ignorância no que fazem comigo e com o Mano.

Maldade mesmo.

Nós não somos os vilões do futebol brasileiro."

Carlos Leite em rara entrevista exclusiva.

Há cerca de dois meses eu tentava fazer essa matéria.

"Não gosto de falar porque não quero que deturpem minhas palavras.

Não quero atrapalhar o Mano e nem meus jogadores.

Mas acho que chegou mesmo a hora de esclarecer algumas coisas.

Chega de injustiça, vamos fazer a entrevista."

Aqui ela está....

Carlos Leite você fica constrangido quando Mano convoca algum jogador agenciado por você?

É ético? Não abre margem para pensar que ele convoca para valorizá-los?


Ótima pergunta. Assim tudo fica colocado às claras. Você acha que o Mano iria arriscar seu cargo na seleção chamando jogadores ruins, que poderiam fazer o Brasil perder? Colocar o seu cargo em perigo para valorizar jogador meu. Isso é uma grande bobagem. Eu agencio mais de 90 atletas. E com grande potencial. Sabe quantos foram chamados pelo Mano nestes dois anos em que está na seleção? Seis atletas. Lucas, Rômulo, Cássio, Renato Augusto, André Santos e o Elias. Desses, o Lucas Leiva, o Cássio e o André Santos já haviam sido chamados pelo Dunga na seleção brasileira. Todos se esquecem. Pela primeira vez o Mano só levou três jogadores meus. Em um universo de quase 90 que o Mano convocou. Por ignorância ou maldade soltam nomes que nunca foram meus como Hulk, Jucilei e tantos outros. Há muita inconsequência no que é divulgado. O Romário disse que o Cássio pertence à pessoas ligadas à CBF e que estaria vendido para a Roma. Como assim? O Cássio nunca foi procurado pela Roma e não é de ninguém da CBF. As coisas são lançadas no ar e muita gente acredita, compra a ideia. E sai por aí falando um monte de bobagens. Técnico de futebol bom tem agente. Isso é no mundo inteiro. E o agente tem jogadores. Que o treinador pode ou não chamar. O Mano nunca prejudicaria o seu trabalho para chamar jogador ruim só porque eu trabalho com ele. Arriscar seu cargo como técnico da seleção? Há o Andrés Sanches, o Marin, todos acompanham cada convocação. Não vamos brincar com a inteligência alheia. Quando o Mano fala em hipocrisia em relação a levar jogadores com quem trabalho não é por acaso.

Mas você não respondeu, há constrangimento quando ele chama um jogador agenciado por você?

Não. Até porque não há constrangimento algum quando ele não chama os muitos outros que trabalham comigo. Vou dar dois exemplos claros para as pessoas entenderem. Vendi o Romulo do Vasco para a Rússia antes da Olimpíada por 8 milhões de euros. Se eu soubesse que ele seria titular do Brasil em Londres, eu esperaria e o venderia por no mínimo 13 milhões de euros. Não sabia por que o Mano não me conta quem ele vai chamar ou deixar de chamar. Outro exemplo: muita gente dizia que o Fagner deveria ser o lateral direito da seleção olímpica. Eu até acho isso. O Mano não o levou. Como também não chamou Diego Souza e vários outros atletas com quem trabalho. São 90 jogadores que agencio.

O Mano não tem contra ele ter convocado quase 90 jogadores nesses dois anos.

Esses 90 jogadores se valorizaram. Não é muito jogador e ainda não há um time?


As coisas precisam ser colocadas com realmente elas são. Quando o Mano assumiu quase não sobraram jogadores da Copa de 2010. Não sobraram muitos jogadores experientes, vividos, talentosos. Ele teve de apostar em jovens atletas. Em atletas que muitas vezes não estão preparados para o peso de representar a seleção brasileira. O Mano precisava observá-los de perto, dar uma chance. Por isso tantas convocações. Ele está fazendo um trabalho dificílimo: formar o time que vai disputar a Copa do Mundo do Brasil. Ele partiu do zero. Não restou time da Copa da África. As pessoas não param para pensar. Só pode ser muita maldade.

Mas nesse período de dois anos, os jogadores convocados pelo Mano movimentaram mais de um bilhão de reais em vendas.

Essa valorização é mais do que impressionante. Muitos empresários lucraram.


Lucraram como lucrariam se os clubes fossem donos dos jogadores. O Mano precisa descobrir um time. Ele deixaria de convocar um atleta que acredita que pode servir à seleção só porque ele pode se valorizar e não servir? Há muita fantasia também em tudo isso. Vários e vários jogadores seriam vendidos mesmo sem a seleção brasileira. Ou o Hulk foi vendido graças à sua Olimpíada? O Lucas, o Oscar? Nada essas negociações e muitas outras já vinham acontecendo muito antes de seleção brasileira. Torcedor não parar para pensar e dizer um monte de bobagem, tudo bem. Mas não aceito de formadores de opinião. Que treinador iria assumir o Brasil depois da Copa de 2010 e não iria convocar vários e vários jogadores para testá-lo?. Houve Copa América, Olimpíada com a maioria do time com até 23 anos. Sou eu quem preciso explicar, mostrar para jornalistas o que aconteceu? Por isso que eu fico quieto, não gosto de falar. Porque você explica e tem gente que deseja ver esquema em tudo. Eu tenho a minha consciência limpa. As minhas declarações de imposto de renda estão aí. Nunca tive problema com fisco, com ninguém. Minha vida é e sempre foi transparente. Sou agente registrado na CBF. Sou respeitado, sempre fui por onde passei. Se não fosse assim, não teria a porta aberta para os grandes clubes do Brasil e os maiores do mundo. Trabalhava muito bem antes do Mano assumir a seleção.

Como começou sua relação com Mano Menezes?

Como você surgiu para o futebol?


Para as pessoas entenderem é preciso voltar ao meu passado. Eu era dono de várias lojas de pneus Michelin. Jogadores vinham me visitar, gostavam de ficar batendo papo. Um dia, o Léo Lima do Vasco foi até lá. E toca o telefone e ele me passa. Era um empresário querendo levá-lo para a Bulgária. Ele disse que era para falar que eu era o seu agente. Respondi "você está maluco?", mas o Léo insistiu e eu acabei acertando a sua transferência. Depois veio o Souza, que hoje está no Bahia, me pedir a mesma coisa. E depois vieram outros jogadores. Resolvi vendar as minhas lojas e me tornar agente. Pelos contatos que tinha no Vasco e com as negociações com Portugal, acabei conhecendo o Jorge Mendes. Trabalhei três anos com ele. Aprendi muito. Até que resolvi tocar as coisas sozinho, com meu escritório. E tudo deu muito certo. Com o Mano foi assim. Eu fiz um trabalho muito bom no Grêmio. Vendi o Anderson para o Porto. Contratei o Diego Souza do Benfica. E fiz outros negócios. O meu relacionamento com o Mano era distante. Só 'bom dia', 'boa tarde'. Até que depois de dois anos e oito meses trabalhando no Grêmio, ele achou que era hora de sair. E me chamou para conversar. Ele precisava de alguém para representá-lo. Era 2007. Nós conversamos muito. O Mano é muito mais inteligente do que as pessoas possam pensar. Tínhamos ótimas propostas. As melhores eram do Corinthians e do Cruzeiro. Mas o caminho escolhido foi o Corinthians. Não é nenhum desprezo ao Cruzeiro, grande clube. Mas escolhemos a vitrine de São Paulo, a força do Corinthians. Reerguer o time da segunda divisão, como foi com o Grêmio. Tinha a certeza de que o trabalho seria ótimo. Tanto que fiz questão de colocar uma cláusula no primeiro contrato de Mano com o Corinthians e que valeu até o último contrato. O da liberação imediata e sem multa em caso de chamada para a seleção Brasileira. Eu sabia que o Mano iria trabalhar na seleção, só não sabia quando. Se o agente do Muricy, por exemplo, tivesse feito a mesma coisa no Fluminense, ele teria assumido a seleção. O projeto de carreira do Mano é racional e baseado no seu ótimo trabalho como técnico por onde passou. Basta ver o que fez no Grêmio e no Corinthians.

É bom esclarecer uma situação.

Você chegou com o Mano e ainda ofereceu dinheiro para o Corinthians contratar jogadores seus.

Isso é ético?


Vamos esclarecer os fatos. Eu cheguei antes no Corinthians. Eu vendi o William para o Shakhtar da Rússia por 19 milhões de dólares. Isso em 2007. Antes mesmo de o clube pensar no Mano. Antes do rebaixamento. Cheguei antes. E a história do empréstimo é clara, direta. O Corinthians precisava de reforços. A diretoria me pediu R$ 600 mil emprestados. Dei o dinheiro. E eles quiseram contratar o Eduardo Ramos e Wellington Saci. Eles eram agenciados por mim e tinham propostas de outros clubes. A direção corintiana me pediu o dinheiro para contratá-los. E depois me pagou. Já emprestei também dinheiro para o Vasco. Tudo muito profissional.

Houve até o histórico jogo entre Vasco e Corinthians.

Você tinha 17 jogadores em campo...


Sim, foi verdade. Só deixou claro que o quanto esses clubes importantes confiam no meu trabalho. Ajudei o Vasco a sair da segunda divisão, como ajudei o Corinthians. Tenho excelente relacionamento com o Grêmio, com o Bahia. A diferença que provoca tanto estranhamento é que minhas coisas são abertas. Não preciso esconder nada de ninguém. Se havia 17 jogadores meus era porque eles eram importantes para Vasco e Corinthians. Quero falar uma coisa até didática. Para negociar um jogador com qualquer clube há o presidente, o vice, o diretor de futebol, o Conselho Fiscal, o Conselho Deliberativo. Não tem sacanagem. Qualquer venda ou empréstimo há a necessidade de dezenas de aprovações. Isso ninguém quer saber. É melhor ficar lançando acusações sem provas, dá mais ibope. O mais interessante é escolher um vilão. Eu não sou o vilão do futebol brasileiro. Sou um empresário que trabalha muito. Também não vou ficar dando satisfação a todo o momento. Quem tiver alguma coisa contra mim que prove. Há muita leviandade, pessoas que falam por falar, sem saber realmente como funciona o futebol brasileiro, o futebol mundial. Os grandes jogadores e treinadores do mundo têm seus agentes. Ponto final.

Você acredita que o Mano Menezes chegue até a Copa do Mundo?

Uma derrota na Copa das Confederações o tira do Mundial?


Olha, o Mano está firmemente focado na Copa do Mundo. Ele confia no Marin, no Andrés. Seu trabalho foi discutido com os dois. Eles sabem da necessidade de testar para buscar um time. Sabem que a fase dos testes acabou. Agora é hora de aprimorar. Ninguém pode negar que houve uma enorme evolução desde que ele assumiu. Desde a Copa América até a Olimpíada, o Brasil só cresceu. A evolução acontecerá também para a Copa das Confederações e até, se tudo der certo, até o Mundial no Brasil. É uma pressão enorme e exagerada sobre o Mano. Mas ele entende, futebol brasileiro é assim mesmo. Mas outra coisa quero deixar claro. Eu não tenho a menor participação entre o Mano e a seleção. Não conversei com o Ricardo Teixeira como não conversei com o Marin. Essa situação ele resolve como acha melhor. Eu só cuido das suas participações publicitárias. seleção é com ele.

Você acha que ele está sentindo a pressão, a rejeição ao seu trabalho?

O Mano sabia perfeitamente das dificuldades que teria ao aceitar trabalhar na seleção. Ele é muito focado. Focado e injustiçado. Vou dar um pequeno exemplo. Ele disse que o Neymar deveria jogar na Europa para ganhar experiência, vivência. Não era nada contra o Santos. O mundo caiu na sua cabeça. Agora vem o Muricy, técnico do Santos, e fala que o Neymar tem de ir embora e toda a imprensa se cala. Não dá para entender. Tudo que acontece com o Mano é sempre o pior do mundo. Eu até entendo, mas não aceito. É muita injustiça. Mas o Mano se segura, não reclama de nada e segue em frente.

Como você vê as críticas do Romário ao Mano?

A postura veemente do agora deputado querendo sua saída?


Conheço o Romário desde o tempo do Vasco. Lógico que tudo o que ele fala tem um grande peso. Mas acredito que as coisas que ele ouve precisam ser checadas com cuidado. Como essa história do Cássio ir para a Roma. E pertencer à gente da CBF. Afirmações sem cabimento. O Romário tem o direito de dizer o que quiser. Mas o trabalho do Mano precisa ser avaliado com muito cuidado. E há a necessidade de certeza para fazer certas acusações. O Mano decidiu não responder. Eu também não quero responder. O Romário tem uma história importante no futebol brasileiro. Só repito que todos que falam sobre o Mano deveriam checar antes se é verdade ou não o que está falando. Isso vale para qualquer pessoa.

Você quer o Mano trabalhando na Europa depois da seleção?

Olha, não sei se depois da seleção. Mas um dia, o Mano vai trabalhar sim no futebol europeu. Por que o Brasil não exporta técnicos para a Europa? O Felipão e o Luxemburgo foram e realmente ficaram pouquíssimo tempo. Não sei o motivo pelo qual o trabalho de cada um não deu certo. Só sei que há pontos fundamentais para um treinador brasileiro pesar antes de ir trabalhar em um grande clube europeu. Primeiro assumir no início da temporada. Não no meio. Depois estudar com calma todas as características do time que vai dirigir, conhecer profundamente a sua característica, filosofia, história. E o treinador precisa dominar o idioma, lógico. Tudo isso o Mano levará em consideração quando isso acontecer. Eu não sei quando, mas não tenho dúvida que acontecerá.

Como sua família reage às acusações que você e o Mano recebem?

As acusações de esquemas envolvendo convocações...

Você pensa em processar alguém?


A minha família, os meus amigos, os clubes com quem negocio sabem quem eu sou. As acusações são levianas, sem provas, falsas. Típicas de quem não entende que um treinador tem um agente e assume isso publicamente. Nunca questionaram outros treinadores da seleção que tinham empresários também. Muitos nem sabiam que eles tinham seus empresários. Tudo é uma grande leviandade. E não afeta a minha vida, da minha mulher e dos meus três filhos. Já disse que minhas contas estão em dia com a Receita Fiscal. Não devo nada a ninguém. Muita gente que fala de mim mereceria sim ser processada. Mas não vou perder tempo com gente desqualificada que só tenta aparecer em cima de mim e do Mano. Falam bobagens, imaginam coisas. E não enxergam um palmo na frente do seu nariz. O futebol mundial agora é profissional. Todos os melhores treinadores e jogadores não vivem sem agentes. As convocações são avaliadas por toda a cúpula da CBF. Nunca houve e nunca vai haver nada de errado. O que acontece é que eu e o Mano somos atacados porque somos transparentes. Não temos nada para esconder. E nem vamos ficar perdendo tempo explicando isso todos os dias.

Fonte: Blog Cosme Rímoli - R7