Cruzada Vascaína responde jornalista sobre supostas ofensas raciais a Cristóvão

Quinta-feira, 20/09/2012 - 09:34

NOTA OFICIAL

A Cruzada Vascaína, por sua diretoria e associados, vem refutar veementemente as declarações levianas, para não dizer maldosas, do Sr. Lúcio de Castro, no programa Bate-Bola 1ª Edição da ESPNbrasil, dando conta de que o anterior técnico do Vasco, Sr. Cristóvão Borges, teria sofrido insultos raciais originados nas sociais do clube.

Inicialmente, cumpre-nos informar que nossos integrantes, em quase sua totalidade sócios do Vasco e portanto frequentadores das sociais, nos disseram em tom unânime que tal fato é irreal, pois nunca teriam presenciados estes insultos.

Vasco e racismo não combinam. É anti-natural. Nossa história, de clube fundado por estrangeiros com sede na Zona Norte do Rio de Janeiro é completamente oposta aos ideais racistas. Acolhemos todos, sem distinção de cor, credo, origem. Basta observarmos nosso atual ídolo e o “xodó”, respectivamente Dedé e Carlos Tenório, para fulminarmos definitivamente qualquer tentativa de impingir à nossa torcida atitudes como a ali colocadas.

Rogamos uma maior responsabilidade aos jornalistas quanto às notícias de tal cunho, para evitar-se um desgaste nas relações entre determinados órgãos e seus leitores, dentre os quais, certamente, muitos sócios do Club de Regatas Vasco da Gama.

Luciano Pereira
Diretor Jurídico
Cruzada Vascaína

Este comunicado foi enviado ao programa através de seu mural.

Declaração do Jornalista transcrita pelo Netvasco:

“Só no caso do Cristóvão, vou só dar um dado e aí é um fato. E eu sei porque eu vi de perto isso, acompanhei e posso falar. No caso do Cristóvão, só para quem não conhece São Januário, o banco de reservas fica ali embaixo das sociais. E assim: o grito para o Cristóvão, os protestos eram mais ou menos uns da arquibancada e na social eles vinham sempre acompanhados, quando se reclamava do Cristóvão, quando se xingava o Cristóvão, vinha sempre acompanhado de insultos racistas. Isso das sociais do Vasco. Muitas vezes! E isso aí é fato, podem falar o que for, isso eu vi. Ninguém me contou. A parte das sociais, que fica a parte mais elitizada, até gente da direção, vinha sempre acompanhada de insultos racistas. Isso é fato.”

Vídeo (declaração a partir de 2:40) aqui


Fonte: Cruzada Vascaína