Cristóvão: 'Nós aprendemos que esse campeonato se ganha jogo a jogo'

Quarta-feira, 06/06/2012 - 11:58

A campanha do Corinthians nas primeiras dez rodadas do Campeonato Brasileiro de 2011 - com nove vitórias em dez jogos - pode ser uma inspiração para o Vasco. Assim como o clube do Parque São Jorge na temporada passada, o time de Cristóvão Borges não precisa dividir atenções com outra competição neste início do Nacional. A ordem é, jogo a jogo, conquistar vitórias para abrir vantagem sobre rivais envolvidos com Copa do Brasil e Copa Libertadores, que irão se concentrar no Brasileiro após o fim das competições e prometem dar trabalho.

Dedé foi a grande atração do treinamento do Vasco nesta terça-feira, realizado no Cefan. O "Mito" colocou a chuteira pela primeira vez desde que foi afastado pelo departamento médico do clube por causa de um edema ósseo na perna esquerda. Ele treinou com bola, deu sequência ao trabalho de recondicionamento físico e ficou mais perto do retorno ao time.

O início do Vasco é animador, apesar das vitórias apertadas sobre Grêmio e Portuguesa. Em 2011, o time cruzmaltino também começou a sua campanha na competição com dois triunfos. Entretanto, priorizou a decisão da Copa do Brasil e levou goleada por 5 a 1 do Coritiba na terceira rodada - o mesmo time que superou na decisão do torneio mata-mata.

"Nós aprendemos que esse campeonato se ganha jogo a jogo. Não adianta fazer projeções muito longas. A busca é ganhar, temos essa oportunidade e vamos buscar. Sempre pregando todo o respeito que temos com o Náutico, para não termos surpresas', comentou Cristóvão Borges.

No momento, Corinthians e Santos estão envolvidos na semifinal da Libertadores. Pela Copa do Brasil, quatro equipes ainda brigam pelo título: Coritiba, Palmeiras, São Paulo e Grêmio. Deste grupo de times, o tricolor gaúcho é o melhor colocado com três pontos e na sétima colocação.

O treinador diz acreditar que o time poderá ter um rendimento melhor contra o Náutico, principalmente por causa do período de descanso com o recesso no Brasileiro. "Esses últimos dias foram satisfatórios. A gente vinha de vários jogos desgastantes e não tinha como dar folga para os jogadores, só agora pudemos fazer isso. Então, acredito que a gente vai estar em condições melhores do que esteve nas duas primeiras partidas do Brasileiro', opinou.

A sequência do Corinthians é vista por Cristóvão Borges como algo difícil de ser conquistado, mas o técnico já destacou não ser impossível. O terceiro desafio do Vasco Brasileiro para garantir a "gordura" está marcado para as 20h30 desta quarta, contra o Náutico, em São Januário.

Fonte: UOL