Cristóvão, sobre Dedé: 'Se deixar, ele joga hoje e amanhã'

Terça-feira, 05/06/2012 - 14:23

Muita calma nessa hora. Foi com este lema que o técnico Cristovão Borges comentou o retorno do zagueiro Dedé aos treinamentos do Vasco, após dois meses sem trabalhar com bola. O jogador ficou afastado dos gramados em função de um edema ósseo na fíbula da perna esquerda.

"Ele me disse que podia botar ele na lista, se deixar, ele joga hoje e amanhã, esse é o Dedé", brincou o treinador. "A gente procura não criar este tipo de expectativa. Neste momento, o mais importante é a avaliação dia a dia, a gente quer que ele volte para ficar. Ficamos contentes que ele voltou a trabalhar com bola, mas quando ele recebe essa carga de treinamento, a gente espera o próximo dia para avaliar", completou.

A última partida de Dedé com a camisa do Vasco ocorreu no dia 3 de abril, diante do Alianza Lima, no Peru, ainda pela fase de grupos da Copa Libertadores. Desde então, foram 11 jogos no departamento médico, sendo dois deles pelas quartas de final da competição sul-americana, contra o Corinthians. Além disso, o jogador perdeu ainda a chance de figurar entre os convocados da Seleção Brasileira, que disputa uma série de amistosos contra Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina. O técnico Mano Menezes sinalizou que se o vascaíno estivesse apto, seria chamado para integrar o grupo.

"É ruim quando se tem dificuldade na volta, temos que ter cuidado para que volte e jogue até o final do ano. Por isso que é difícil esse lance de volta, o dia 10 é uma boa data, mas a avaliação a gente faz é a cada carga de exercícios que ele recebe", reforçou o treinador, sobre a possível volta de Dedé contra o Bahia, no final de semana, pela quarta rodada do Brasileiro.

Antes, porém, o Vasco encara nesta quarta-feira, em São Januário, uma outra equipe nordestina: o Náutico será o adversário da vez em busca da manutenção dos 100% de aproveitamento até aqui na competição nacional. Desde 1988 que a equipe não arranca no Campeonato Brasileiro com três vitórias consecutivas.

"Nós aprendemos que esse campeonato se ganha jogo a jogo, não adianta fazer projeções muito longas. A busca é ganhar, temos essa oportunidade, vamos buscar, mas pregando sempre o respeito que temos que ter ao Náutico para não termos surpresas", afirmou Cristovão, que no último treinamento antes da partida, manteve Felipe na lateral esquerda, no lugar de Thiago Feltri, que sente uma lesão na coxa.

Juninho Pernambucano, que na última segunda-feira ficou apenas fazendo exercícios físicos na sala de musculação de São Januário, treinou normalmente no tradicional rachão pré-jogo e deve formar o meio-campo ao lado de Nilton, Fellipe Bastos e Diego Souza.

As ausências ficaram por conta de Eder Luis e Fagner, que com dores no joelho, ficaram no departamento médico realizando tratamento, mas não devem preocupar para a partida contra o Náutico. Carlos Alberto, que seria liberado para assistir ao parto do filho na manhã desta terça-feira, participou normalmente da sessão de treinamento, já que o nascimento foi transferido para a parte da noite, com o jogador sendo liberado do regime de concentração.

Cristovão deu a entender que Dedé deve voltar apenas no duelo contra o Bahia, no domingo


Fonte: Terra