Beach Soccer: Jr. Negão pode repensar presença do Vasco em torneios da CBBS

Quinta-feira, 22/03/2012 - 07:48

Começou, hoje, na Arena da Represa de Guarapiranga em São Paulo, o I Campeonato Brasileiro de Clubes de Beach Soccer, mais uma grande conquista da modalidade neste caminho para o seu crescimento e maior desenvolvimento, uma organização da Koch Tavares e da Confederação Brasileira de Beach Soccer – CBBS! Apesar dos vários problemas e ações estranhas na organização da competição, principalmente na entrada de 4 equipes na semana anterior à competição (sendo que estas 4 equipes estão num hotel em separado das demais 8 equipes anteriormente selecionadas, alguns jogadores estão reclamando muito deste outro hotel disponibilizado pela CBBS a estas 4 equipes) e na definição dos grupos e tabela de jogos, decisões tomadas única e exclusivamente pelo Presidente Marcos Spironelli da CBBS, com o aval da Koch Tavares, sem ao menos ouvir as opiniões dos clubes e demais interessados.

No primeiro jogo do dia, uma grande partida com muitos gols, o Atlético PR, que está sendo comandado pelo grande craque dos gramados e da praia, meu amigo e um dos responsáveis pelo meu sucesso no beach soccer, Cláudio Adão, e conta com uma base estrangeira com os uruguaios Diego, Nico, Fabian e Matias, além do mexicano Villalobos, venceu por 8×7 o Palmeiras, que conta com a base do Corinthians Santo André que venceu a Copa do Brasil organizada na Gávea no mês passado. Os gols fora de Nico (2), Peter, Villalobos (2) e Matias (3) para o Atlético-PR e Buiu, Nelito (2), Anderson, Dieguinho e Dunga para o Palmeiras. No segundo jogo do dia, o Botafogo, que conta com os selecionáveis Fanta, Betinho, Sidney e Fred, além do uruguaio Pampero, fez uma boa estreia vencendo por 4×0 a desconhecida equipe da Portuguesa, que conta com alguns jogadores do Rio de Janeiro, como Vinicius (que treina no Vasco) e Coquinho, os gols foram de Fred (2), Dila e Bernardo.

No terceiro jogo do dia, o Cruzeiro que conta com praticamente todos os jogadores do Sampaio Corrêa e o treinador Chicão, equipe vicecampeã da II Copa Brasil Manaus 2012, ou seja estão no mesmo grupo o campeão, vice e 3º colocado desta competição, e especialmente com a revelação Datinha (que não foi para o Santos como anunciei por aqui no outro blog) venceu a equipe por 7×3 a equipe do São Paulo, que conta com jogadores com passagem na Seleção Brasileira, como Adyelson e Allan. Os gols desta partida foram de Moyses (2), Datinha (2), Wellinton (2) e Jaques para o Cruzeiro e Adielson, Jaques (contra) e Nego para o São Paulo. É um ponto muito negativo para o esporte a equipe do Sampaio Corrêa ter que colocar a camisa do Cruzeiro para participar do campeonato, tendo sido a vicecampeã da II Copa Brasil Manaus 2012, por que a CBBS não convidou o Sampaio Corrêa?

Na partida seguinte, o Santos, com a sua base do Espírito Santo, liderado por Buru, Bruno Malias e Marquinhos, além dos estrangeiros Alan (Portugal) e Gil (EUA) venceu por 8×5 o Asa de Arapiraca, equipe que chegou somente na madrugada desta quarta a São Paulo, outro problema da organização da CBBS que prejudicou e muito a equipe do nordeste, e que mesmo assim fez uma boa partida diante dos favoritos da equipe paulista, os gols foram de Alan (2), João Vitor, Thales (contra), Bruno Malias (2), Rui e Gil para o Santos e Thales (2), Bruno, Marco e Edney para o Asa.

No quinto jogo do dia, o clássico entre Vasco da Gama, que mantém a sua base com Jorginho, Bruno Xavier, Bueno, Rafinha, Cesinha, Gil e Mauricinho e Flamengo, que conta com Benjamin, Mosca, Juninho, Diego, Casé, outro grande erro da tabela colocar este clássico para a primeira rodada. O jogo foi muito disputado do início ao fim, terminando com o placar de 0×0 após os 3 tempos do período normal de jogo graças às grandes atuações dos goleiros Wiliam, principalmente, e Cesinha que fecharam os gols de Flamengo e Vasco, respectivamente. O Vasco esteve melhor durante a partida, criou um pouco mais de chances de gols, mas foi muito infeliz nas conclusões, esbarrando também na grande atuação do goleiro Wiliam, o Flamengo foi perigoso em muitos lances, também, parando na segurança do Cesinha. Na prorrogação, após o Vasco criar 3 grandes chances, o Flamengo fez o gol da vitória com Casé, ex-jogador do Vasco. Parabéns ao Flamengo pela vitória, em 6 partidas esta foi a 2ª vitória rubro negra. Ao Vasco é levantar a cabeça e já pensar no jogo decisivo de amanhã contra o Cruzeiro, no qual só a vitória interessa e será uma reedição da final da II Copa Brasil de Clubes Manaus 2012, pois o Cruzeiro é o Sampaio Corrêa com as camisas trocadas, outro ponto negativo da organização da CBBS que deveria ter convidado o próprio Sampaio Corrêa. A arbitragem na partida foi muito bem e merece todos os elogios, o absurdo da organização é colocar o jogo entre Vasco x Flamengo na primeira rodada para 50 pessoas nas arquibancadas, sendo que são as 2 principais equipes do Brasil, juntamente com o Botafogo.

No último jogo do dia, o Corinthians, contando com 5 jogadores que estava no grupo da Seleção Brasileira na conquista do Octa da Copa América, Mão, Anderson, Souza, André e DDI, além dos argentinos Mendoza e Hilaire e do capitão americano Farbehoff venceu por 9×4 a equipe do Sport, que conta com Leandrinho, Danilo e Ricardinho, mas perdeu seu artilheiro Juninho Alagoano para o Flamengo. Os gols foram de Anderson (4), Fernando DDI, Daniel, Hilaire, Mão e André para o Corinthians e Felipe, Danilo, Anderson e Leandrinho para o Sport.

A competição está sendo importante em razão da oportunidade que está sendo dada aos jogadores de mostrarem o seu valor e conquistarem espaço no cenário nacional, porém a organização está muito falha sob vários aspectos já citados por aqui, está faltando principalmente LISURA nas ações da CBBS com o aval da Koch Tavares. O beach soccer tem tudo para crescer e se desenvolver como um grande esporte, porém se os comandantes do esporte continuarem com estas atitudes absurdas de direcionamento de tabela, privilégio de clubes sem resultados no esporte e sem trabalho de continuidade, criação de clubes de qualquer maneira, clube convidado chegando a menos de 12 horas de sua partida, sem oportunidade de treinar como o Asa, o Vice-Presidente da CBBS tentando alterar votação dos clubes na Reunião Técnica da competição, as coisas ficarão difíceis. Por estes motivos e outros estou muito desanimado com os últimos acontecimentos e pensando seriamente se vale a pena a participação do Vasco da Gama nestas competições, somos o pioneiro deste movimento do esporte, a ideia de existirem clubes de camisa é minha junto com o Rodrigo Cação, porém não concordamos com atitudes direcionadas, sem fundamento e sem LISURA, dos comandantes da CBBS com o aval da Koch Tavares. Se assim continuar, todo o trabalho será prejudicado!

Fotos dos clubes, ficam faltando as de Vasco e Flamengo, que por algum motivo não constam do site da organização (www.arenaguarapiranga.com.br)

Fonte: Blog Junior Negão - GloboEsporte.com