Beach Soccer: Júnior Negão critica divisão de grupos do Brasileiro

Terça-feira, 20/03/2012 - 23:13

Começa amanhã na Arena da Represa de Guarapiranga em São Paulo/SP o I Campeonato Brasileiro de Clubes de Beach Soccer com a participação de 12 equipes: Corinthians, Santos, Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo, Cruzeiro, Atlético PR, Sport, Portuguesa, Palmeiras, São Paulo, Asa de Arapiraca, que estão divididas em 3 grupos de 4 equipes cada um, conforme tabela abaixo. A competição é organizada pela Koch Tavares e faz parte do calendário extenso de eventos de clubes que teremos em 2012. Volto a repetir que tenho muito orgulho e alegria deste caminho que está sendo seguido pelo beach soccer brasileiro, pois com a criação do Vasco da Gama, fomos o clube pioneiro no esporte e buscávamos justamente este processo de renovação do esporte, quando conseguimos o apoio para realizarmos a primeira competição de clubes o Torneio RJ/SP em dezembro de 2010, que teve uma excelente audiência! Este é o caminho pelo qual o esporte pode realmente crescer e se desenvolver, com o surgimento de mais atletas dedicados ao esporte e com oportunidades justas de monstrarem o seu valor! O benefício maior é dos atletasm os principais artistas do espetáculo.

Grupo A – Vasco da Gama (RJ), São Paulo (SP), Cruzeiro (MG) e Flamengo (RJ)
Grupo B – Corinthians (SP), Botafogo (RJ), Portuguesa (SP) e Sport Recife (PE)
Grupo C – Santos (SP), Palmeiras (SP), Asa Arapiraca (AL) e Atlético (PR)

Dia 21 (4a feira) *horários de Brasília
Atlético-PR x Palmeiras – 10h – Grupo C
Portuguesa x Botafogo – 11h15min – Grupo B
Cruzeiro x São Paulo – 12h30min – Grupo A
Asa Arapiraca x Santos 13h45min – Grupo C
Flamengo x Vasco da Gama – 15h – Grupo A
Sport Recife x Corinthians – 16h45min – Grupo B

Dia 22 (5a feira) *horários de Brasília
Botafogo x Sport Recife – 10h – Grupo B
São Paulo x Flamengo – 11h15min – Grupo A
Santos x Atlético-PR – 12h3omin – Grupo C
Palmeiras x Asa Arapiraca – 13h45min – Grupo C
Vasco da Gama x Cruzeiro – 15h – Grupo A
Corinthians x Portuguesa – 16h45min – Grupo B

Dia 23 (6a feira) *horários de Brasília
Cruzeiro x Flamengo – 10h – Grupo A
Asa Arapiraca x Atlético-PR – 11h15min – Grupo C
Vasco da Gama x São Paulo – 12h30min – Grupo A
Corinthians x Botafogo – 13h45min – Grupo B
Portuguesa x Sport Recife – 15h – Grupo B
Santos x Palmeiras – 16h45min – Grupo C

Dia 24 (sábado) *horários de Brasília
1o. Grupo A x 1o. Grupo C – 11h30min – semifinal 1 (SporTV)
1o. Grupo B x 2o. melhor colocado / índice – 12h45min – semifinal 2 (SporTV)

Dia 25 (domingo) *horários de Brasília
Disputa de 3o. lugar
perdedor semifinal 1 x perdedor semifinal 2 – 11h (SporTV)
Decisão
vencedor semifinal 1 x vencedor semifinal 2 – 12h30min (SporTV)

Antes de mais nada, gostaria de publicamente declarar que o Vasco da Gama não concordou com os critérios utilizados pela Confederação Brasileira de Beach Soccer – CBBS, responsável pela organização técnica da competição segundo informado pela empresa organizadora Koch Tavares, para divisão dos grupos, que informou somente que usou um critério “regional”, sem entrar em detalhes de como seria este critério. Entendemos e temos o apoio dos outros clubes cariocas, Flamengo e Botafogo, que a CBBS não pode decidir autoritariamente, sem a participação dos clubes, o critério de divisão dos clubes pelos grupos da competição. A CBBS é mera mandatária das Federações Estaduais que, seguindo a pirâmide do esporte, são meras mandatárias dos clubes, ou seja, não há como se falar em lisura e boa fé na divisão dos grupos de uma competição nacional, organizada pela entidade máxima do esporte CBBS, sem que este divisão tenha sido discutida anteriormente junto aos clubes ou, ao menos, utilizado o único critério possível que seria o ranking atual, definido pela própria CBBS.

Também é importante ressaltar o número excessivo de equipes paulistas na competição, sendo que algumas delas foram montadas de última hora como São Paulo, Palmeiras e Portuguesa, sendo que existem equipes no Brasil já bem organizadas e disputando competições nacionais.

Depois de citar os pontos acima, com relação ao I Campeonato Brasileiro de Clubes, é mais uma importante iniciativa para o crescimento e desenvolvimento do beach soccer brasileiro e a presença de 12 clubes corresponde a mais de 120 jogadores em ação! Parabéns aos organizadores pela iniciativa, devendo apenas serem corrigidos alguns erros já citados acima! Tenho certeza que será mais uma grande competição como é a Copa Brasil de Manaus, com grande sucesso junto ao público em geral!

Quanto às equipes, temos como favoritos o Vasco, atual campeão mundial, do RJ/SP e da Copa Brasil, que conta com a sua base Jorginho, Bruno Xavier, Rafinha e Cesinha, além da contratação do Bueno e das jovens promessas Gil e Mauricinho, Flamengo, que conta com Benjamin, Juninho, Mosca e contratou Juninho Alagoano para esta competição, mas não terá o Daniel Zidade contundido, Botafogo, que conta com Betinho, Sidney, Fanta, Pampero, Fred, estas 3 equipes cariocas que têm se destacado mais nas competições, fruto de serem as equipes mais organizadas e estruturadas do Brasil, com treinos regulares durante o ano todo, Corinthians que conta com 5 jogadores da Seleção Brasileira, Mão, André, Anderson, Souza, DDI, da Seleção Argentina o capitçao Mendoza e o ala Hilaire e da Seleção dos EUA o capitão Francis Farbehof e Santos, que conta com Buru, Bruno Malias, Datinha, Alessandro Geléia e Alan da Seleção de Portugal. Estes 5 são os principais favoritos, o Sport vem em seguida pois tem uma equipe muito estruturada e organizada, assim como o Cruzeiro que contará com a base do Sampaio Corrêa, vicecampeão da Copa Brasil Manaus 2012. Não tenho qualquer informação sobre as outras equipes Palmeiras, São Paulo, Portuguesa, Atlético PR e Asa de Arapiraca.

Será uma competição muito disputada pelas equipes que são muito equilibradas. É uma pena que não haja um tempo maior de competição com mais oportunidades para as equipes, pois da fase inicial com 12 times, somente 4 passarão às semifinais! Sucesso a todos e que prevaleça o melhor para o beach soccer brasileiro.



Fonte: Blog Junior Negão - GloboEsporte.com