Tamanho da letra:
|

Ricardo Gomes foi o herói do ano de 2011 para o Vasco


Sábado, 24/12/2011 - 15:10

Antes de ser atingido por um AVC em 28 de agosto, Ricardo Gomes havia conquistado o status de pai herói diante dos vascaínos. Ao assumir o clube cruz-matlino em seu pior início de temporada da história — foram quatro derrotas nas primeiras quatro rodadas do Estadual de 2011—, o treinador usou a peculiar serenidade para dar novo aspecto ao time.

Sem muito alarde, Gomes identificou problemas internos no grupo e tomou o primeiro grande ato ao dispensar Carlos Alberto, considerado a peça dissonante do elenco. O recado surtiu efeito melhor que o esperado. Após o péssimo primeiro turno, a trupe do comandante chegou à final da Taça Rio, perdendo a decisão para o arquirrival Flamengo. Na ocasião, a recuperação do time foi considerada tão grande que nem a derrota nos pênaltis manchou o início de trabalho.

A consagração do treinador de fala mansa — que, até então, havia feito sucesso na profissão apenas fora do país — veio com a extrema habilidade em controlar o time ao longo das disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Com a decisão de privilegiar o caminho mais curto para alcançar a Libertadores, Ricardo percebeu que tinha um elenco homogêneo nas mãos. Enquanto os titulares abriam caminho para o título da segunda principal competição do país, o expressinho enchia o comandante de orgulho com bela campanha no Brasileirão.

A volta olímpica em 8 de junho, em pleno Couto Pereira, estádio do Coritiba, foi o ponto alto para a conquista do status de pai herói diante da diretoria, dos torcedores e dos jogadores. Campeão da Copa do Brasil, coube ao treinador dar sequência à boa campanha do time no Nacional. Quis o destino, no entanto, que um AVC interrompesse o seu melhor momento na carreira de técnico, justamente no clássico contra o Flamengo, em que o Vasco poderia assumir um dos dois primeiros postos na classificação.

Agora, menos de seis meses depois, Ricardo Gomes tem o aval médico e da diretoria do Vasco para retornar ao batente. Ao lado do amigo e auxiliar Cristóvão Borges, ele participa das conversas relacionadas à temporada de 2012 e se prepara para levar o time da Colina a voos mais altos. No que depender do apoio da família, o êxito está garantido. “Ele quer voltar, não tem jeito. Sabe que vai ter de tomar o remedinho dele sempre, mas nós o apoiamos 100% na decisão que tomar”, disse o filho Diego Gomes, durante a premiação dos melhores do Brasileirão.

Fonte: Superesportes