Tamanho da letra:
|

Vasco tentará quebrar invencibilidade de 28 jogos do Universidad


Terça-feira, 22/11/2011 - 11:32

Jogo rápido e baseado no toque de bola dinâmico. Uma escalação ofensiva e que resulta em muitos gols. Uma campanha impecável. Bem que poderia ser o Barcelona, mas é o Universidad de Chile. O adversário do Vasco nesta quarta-feira, em São Januário, vem encantando na Copa Sul-Americana e é apontado como possivelmente o dono do melhor futebol do continente.

O time comandado por Jorge Sampaoli não tem Messi, David Villa, Iniesta e Xavi. Mas o trio ofensivo formado por Lorenzetti, Eduardo Vargas e Castro é o trunfo da equipe que chegou à semifinal da Sul-Americana de forma invicta. São sete vitórias, um empate e apenas um gol sofrido, além de 13 marcados.

- “La U” marca no campo adversário, tem intensidade e volume de jogo impressionantes. Em alguns momentos o desenho tático e a dinâmica de jogo lembram o Barcelona - diz o jornalista André Rocha, do blog "Olho Tático" (análise detalhada da equipe abaixo).

Em nível nacional, a superioridade é ainda mais evidente. O Universidad de Chile, que é o atual campeão do Torneio Apertura, é o líder do Clausura ainda sem perder em 16 partidas disputadas. O time tem o ataque mais positivo e a defesa menos vazada da competição. No total, são nada menos do que 28 jogos consecutivos sem uma derrota.

No Brasil, a Universidad de Chile começou a chamar a atenção quando venceu por 4 a 0 o Flamengo, no Engenhão, no jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana. Para Lédio Carmona, comentarista do SporTV, a equipe chilena poderia estar entre os primeiros colocados se disputasse o Brasileirão.

- É um time excelente, principalmente do meio para a frente. O time faz jus à escola chilena, mas parece uma equipe brasileira. Se disputasse o nosso campeonato e estivesse adaptado, estaria na parte de cima da tabela - avaliou.

Mesmo envolvido no trabalho de preparação do Vasco na busca pelo título do Campeonato Brasileiro, Cristóvão Borges vem estudando todos os detalhes do time chileno. O técnico procurou não entrar em detalhes em relação à postura tática da equipe, mas confessou estar impressionado com o nível do rival.

- É muito interessante o que eles fazem. É uma equipe veloz, com ótimo toque de bola. A Universidad de Chile é um dos melhores times que tenho visto jogar na América atualmente - destacou.

Fernando Prass, por outro lado, evitou exaltar as qualidades do time chileno.

- Criou-se uma sensação grande em cima deles, principalmente após a vitória sobre o Flamengo. Mas eu não tenho como fazer qualquer análise sobre um time em função de um ou outro jogo. Não acompanho o Campeonato Chileno. Não tenho muitas informações e assim fica difícil traçar um parâmetro. Sei apenas que é uma boa equipe, mas não posso dizer se é ou não a sensação do futebol sul-americano. Sei que eles têm grandes jogadores pelo meio e se dermos espaços como foi contra o Flamengo podemos nos complicar - disse Prass.

O bom rendimento da Universidad de Chile vem desde 2010. Sob a batuta do hoje cruzeirense Montillo, o time chileno eliminou o Flamengo e chegou à fase semifinal da Copa Libertadores. Aquela equipe, entretanto, é inferior à atual, conforme atesta José Contreras, da Rádio Bio Bio, de Santiago.

- O time de 2010 era mais pragmático, quando jogava fora de casa fica esperando o rival para contragolpear. Esta equipe do técnico Sampaoli é mais uniforme, joga em casa e fora da mesma forma, procurando atacar o adversário - disse Contreras.

A prioridade para a Universidad de Chile é vencer a Copa Sul-Americana. O time titular foi poupado no clássico com a Universidad Católica, no último domingo. Ainda assim, a série invicta foi mantida com um empate por 0 a 0.

A bola rola para Vasco x Universidad de Chile às 21h50m desta quarta-feira, em São Januário. A TV Globo transmite a partida, válida pelas semifinais da Copa Sul-Americana, para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.


A base tática da Universidad de Chile é o 4-3-1-2, mas com o “enganche” argentino Lorenzetti avançando praticamente como atacante e se juntando aos velozes Vargas e Castro, que trabalham abertos, mas também procuram as diagonais para as conclusões. Eduardo Vargas é o artilheiro da Copa Sul-Americana com sete gols e dará trabalho pela direita a Jumar e Renato Silva. “La U” marca no campo adversário, tem intensidade e volume de jogo impressionantes. Em alguns momentos o desenho tático e a dinâmica de jogo lembram o Barcelona.



A equipe do técnico argentino Jorge Sampaoli varia para o 3-4-1-2 com o avanço do lateral Rodríguez como ala pela direita e o volante-meia Mena abrindo à esquerda. Atrás, o zagueiro Marco Gonzales faz a sobra, Osvaldo Gonzales adianta-se pela direita e o lateral Rojas fecha do lado oposto. Com esta formação, o time chileno fica ainda mais ofensivo, pois os alas descem e o time avança suas linhas. Mas se o Vasco mantiver três homens à frente, é improvável que o treinador opte por esta variação, pois a defesa ficaria sem sobra.


Fonte: GloboEsporte.com