Tamanho da letra:
|

Alex Pinho se emociona com homenagem ao showbol e lembra Libertadores


Segunda-feira, 19/09/2011 - 22:53

Campeão brasileiro de showbol pelo Vasco, o zagueiro Alex Pinho revelou que não conteve a emoção no último sábado, durante a homenagem recebida pela equipe no gramado de São Januário, antes da partida contra o Grêmio. Integrante do elenco que conquistou diversos títulos no futebol profissional, nos anos 90, Alex afirmou que "passou um filme em sua cabeça" ao ver o estádio lotado saudando os jogadores campeões.

- Na hora em que entramos no campo e a torcida começou a nos saudar, comentei com o Zada, que estava passando ali um filme dos melhores momentos da minha vida. Foi emocionante esse reconhecimento, principalmente pelo fato de eu ter passado 15 anos da minha vida aqui no clube - disse Alex Pinho.

Formado nas divisões de base do Vasco, Alex subiu aos profissionais em 1993, um ano após sagrar-se campeão da Copa São Paulo de Juniores. Em seus sete anos no futebol profissional vascaíno, o zagueiro foi três vezes campeão carioca (1993/94/98), campeão brasileiro (1997), da Libertadores (1998) e do Rio-São Paulo (1999).

Mesmo sem ter sido titular absoluto pelo clube, o jogador é reconhecido nas ruas até hoje, por conta de sua identificação com o Vasco.

- Sou, constantemente, abordado por vascaínos, que me param nas ruas para relembrar a trajetória vitoriosa daquele time dos anos 90. Depois que surgiu o showbol então, o reconhecimento ficou maior ainda - contou Pinho, que elegeu a Libertadores de 1998 como o momento mais marcante de sua vida profissional.

- Foi o título mais importante da história do Vasco e eu tenho muito orgulho de ter feito parte daquele grupo vencedor. Aquele time foi a base do ano anterior, quando ganhamos o Brasileiro. Na ocasião, comecei a temporada como titular, mas sofri uma lesão e acabei perdendo a posição para o Odvan, que chegou ao clube no meio do ano. Quando me recuperei, ajudei o time, atuando várias vezes no Brasileiro, substituindo tanto o Odvan quanto o Mauro Galvão, quando eles ficavam de fora de alguma partida - comentou.

Com cinco gols no Brasileiro de showbol, Alex descobriu uma nova vocação, a de zagueiro-artilheiro. Autor de gols decisivos, ele acredita que o esquema tático vascaíno contribuiu para suas subidas ao ataque.

- O Vasco tem um estilo de jogo onde todos participam da partida, inclusive o goleiro, que atua como um sexto jogador. O showbol também é muito dinâmico, o que dá a oportunidade de o zagueiro chegar ao ataque. Felizmente, consegui ajudar a equipe na parte ofensiva e isso foi muito importante para que conquistássemos o título - finalizou Alex Pinho.


Time de showbol do Vasco, campeão brasileiro


Pedrinho, com a taça, e Alex Pinho


Fonte: GloboEsporte.com