Infantil: Riquelme fala sobre seu nome em homenagem a craque argentino
Segunda-feira, 04/09/2017 - 14:48
Aos 15 anos, Juan Román Riquelme era apenas mais um garoto buscando o sonho de se tornar jogador de futebol. Nas categorias de base do Argentinos Juniors, o meia não imaginava que, 24 anos depois, já ídolo e multicampeão pelo Boca Juniors, se tornaria inspiração para jovens brasileiros que, por coincidência ou não, resolveram seguir o mesmo caminho do ex-jogador.

No último sábado, o Grêmio venceu o Flamengo e levou o título da 20ª edição da Copa da Amizade - torneio sub-15 promovido por Zico, no Rio de Janeiro. Inscritos na competição, cinco meninos com nomes inspirados em Riquelme. Cada um com a sua grafia e história, mas todos com as escolhas dos pais influenciadas pelo meia argentino.

CONHEÇA OS "RIQUELMES" BRASILEIROS

1 - O EMANOEL QUE VIROU RIQUELME

Nome: Riquelme de Carvalho Araújo Viana
Clube: Vasco
Data de Nascimento: 28/08/2002 (15 anos)
Local de Nascimento: Barra Mansa-RJ
Posição: lateral-esquerdo

Lateral-esquerdo titular do sub-15 do Vasco e com convocações para a seleção brasileira da categoria, Riquelme carrega no nome a idolatria do pai pelo argentino. A decisão aconteceu após uma das muitas participações de destaque de Juan Román na Libertadores, pelo Boca Juniors, mesmo com a vontade da mãe por "Emanoel".

- Meu pai me falou que resolveu colocar o meu nome assim porque era fã do Riquelme. Ele colocou na cabeça que meu nome seria esse depois de uma final da Taça Libertadores. A minha mãe não era muito favorável, queria que meu nome fosse Emanoel, mas acabou aceitando e meu pai me registrou como Riquelme.

No cartório, o registro deu confusão. Por um erro de letra, Riquelme por pouco não nasceu Rikelme. Mas a vontade prevaleceu. Iniciando a carreira como jogador, o garoto tem o meia como ídolo.

- Já vi vídeos. Era um grande jogador, um cara diferente, que sabia o momento certo de fazer cada jogada. Era um craque. Até pela história, apesar de não ser da minha posição, o tenho como um ídolo.



2 - RIQUELME NÃO! RIQUELMO SIM!

Nome: Riquelmo Alves Lima
Clube: Cruzeiro
Data de Nascimento: 19/03/2002 (15 anos)
Local de Nascimento: Belo Horizonte
Posição: meia

Riquelme quase causou discórdia em Minas Gerais. O pai, fã do argentino, queria o nome igual na certidão de nascimento. A mãe, porém, preferiu algo um pouco diferente. Pelo bem da criança, fez-se o meio-termo: Riquelmo!

- Meu pai era fã do Riquelme, gostava do futebol dele e colocou este nome em mim. Minha mãe queria que fosse um pouco diferente, então preferiu que fosse Riquelmo e não Riquelme. Mas foi meu pai que falou da escolha do nome para mim.

Aos 15 anos, as lembranças do clássico meia argentino vêm dos vídeos. A posição do jovem cruzeirense é a mesma do jogador que iniciou na base do Argentino Juniors.

- Procurei alguns vídeos dele. O Riquelme jogava muito, jogava fácil. Era muito inteligente, batia bem na bola. Gostei muito do futebol dele. Também sou meia e estou batalhando muito para, se Deus quiser, chegar no nível dele.

3 - RIQUELMY POR HOMENAGEM (E RIVALIDADE)

Nome: Riquelmy Oliveira Fernandes
Clube: Atlético-MG
Data de Nascimento: 12/01/2002 (15 anos)
Local de Nascimento: São Paulo
Posição: atacante

Os duelos entre Boca Juniors e Palmeiras interferiram diretamente na vida de um jovem de São Paulo. Após título em 2000 e vaga na decisão em 2001 para os argentinos, com grande atuação de Riquelme, um pai corintiano resolveu dar ao filho o nome do meia.

- Escolheram meu nome quando o Riquelme acabou com o Palmeiras na Libertadores (risos). Meu pai é corintiano, então tá explicado (risos). Vi vários vídeos dele já. Tive a oportunidade até de ver ele jogando, contra o Corinthians. Eu comecei a gostar mais dele quando vi jogar, ainda consegui pegar um pouco dele no futebol.

Riquelmy brinca com o nome, mas admite que não é Juan Román a grande referência no futebol. Os ídolos são brasileiros.

- Eu também sou corintiano, mas agora também Atlético-MG. O Riquelme não é meu ídolo, eu gosto do Neymar e do Ronaldo Fenômeno.

4 - PELO ÍDOLO, MAS COM "Y", "K" E "O"

Nome: Rykelmo de Souza Viana
Clube: Flamengo
Data de Nascimento: 26/02/2002 (15 anos)
Local de Nascimento: Limeira-SP
Posição: volante

Camisa 5, fã de Zidane, mas com nome inspirado no 10 do Boca. Mais uma vez o motivo é o pai, admirador do futebol jogado na Argentina. A idolatria do pai deu nome ao filho, com "y", "k" e "o", mas em homenagem a Juan Román.

- (O nome) é por causa do meu pai. Ele gostava muito do futebol argentino e admirava muito o jogador, por isso surgiu essa homenagem para ele. Vi vídeos dele jogando, admiro muito ele. Tenho ele como ídolo, não só pelo nome, mas pelo futebol também.

Rykelmo foi titular do Flamengo na Copa da Amizade. A campanha da equipe foi digna de aplausos, com direito a vitória diante do Fluminense na semifinal e jogo equilibrado com o Grêmio na decisão.

5 - RIQUELME (COM Y) POR INSISTÊNCIA

Nome: Riquelmy Mendes Araújo
Clube: Cruzeiro
Data de Nascimento: 11/04/2002 (15 anos)
Local de Nascimento: Gurupi-TO
Posição: atacante

Um meia que virou atacante, mas não esqueceu da inspiração do Riquelme original para seguir crescendo no futebol. Riquelmy - que não entrou em campo na Copa da Amizade por causa de uma lesão - tem o ex-jogador do Boca Juniors como referência, principalmente na maneira de bater na bola.

- Vi vários vídeos do Riquelme na internet. Vi que era um jogador diferenciado, jogava muito na época dele. Me inspiro muito nele. Me inspirava até mais quando ainda atuava como meio-campo. Ficava vendo vídeos dele batendo na bola, batendo falta. Isso ainda me interessa muito, porque sou centroavante agora.

Mais um pai deixou o cartório orgulhoso. O nome, mesmo com leve diferença, foi fruto da insistência com a mãe, que cedeu no fim. Bom para o garoto, que gostou da homenagem.

- Meu pai gostava muito do futebol do Riquelme. Minha mãe não quis. Pensava em outros nomes que não fossem "nome de jogador". Meu pai insistiu, e minha mãe aceitou. Gosto muito do meu nome.

Fonte: GloboEsporte.com