Aproximação com Fernando Horta divide oposição do Vasco, diz jornalista
Quarta-feira, 09/08/2017 - 15:31
Fernando Horta, presidente da escola de samba Unidos da Tijuca e vice do Vasco da Gama, se aproximou de grupos de oposição. Entre esses segmentos de vascaínos dispostos a mudar os rumos em São Januário nas eleições de novembro, há quem veja nessa movimentação um grande reforço na tentativa de tirar o "Euriquismo" do clube. Mas nem todos pensam assim.

Como são pelo menos cinco grupos formados por oposicionistas, a sugestão mais debatida seria a da realização de uma prévia com os principais nomes. O mais bem colocado seria então o candidato anti-Eurico. Mas a aproximação de Horta, que parece disposto a se lançar, pode mudar os caminhos, devido ao crescimento da ideia de tê-lo como homem de consenso.

Contudo, o presidente da Unidos da Tijuca enfrenta resistências de quem não esquece 2014. Alguns não confiam nele em 100%, pois naquela ocasião teria afirmado que viria como candidato e mudou, se definindo pelo apoio a Eurico Miranda. Otto de Carvalho Júnior, que preside o conselho fiscal, é outro nome importante neste jogo de xadrez político na Colina.

A expectativa de grupos oposicionistas cruzmaltinos é, em uma semana, no dia 15, finalmente se reunirem com Fernando Horta. Até aqui já aconteceram conversas com Paulo Angioni, que por anos comandou o futebol do Vasco, e José Luís Moreira — conhecido como Zé do Táxi, por ser dono de uma frota de carros de praça —, que foi vice-presidente de futebol.

O nome de Horta foi citado, mas o mesmo estava em Brasília no dia 25 de julho, resolvendo assuntos ligados ao carnaval — ele preside o Conselho Deliberativo da Liga das Escolas de Samba. Moreira compareceu representando-o. Paralelamente há dificuldade de entrosamento entre oposicionistas e Alexandre Campelo, médico do Vasco por anos e que já lançou a própria candidatura.

Outro dos motivos pelos quais há quem desconfie de Horta é o fato de ele seguir vendo o time jogar ao lado de Eurico. Nos bastidores, circula a versão segundo a qual o presidente da Tijuca não estaria apoiando o do Vasco em sua tentativa de seguir no poder, mesmo aparecendo com ele. Há expectativa de se ande candidato ainda em agosto, após o 119º aniversário do clube.

Mas há quem mantenha descrença em relação ao vice vascaíno, gente da oposição que não espera nada de Horta e não pretende apoiá-lo em qualquer hipótese. Esses acreditam que seus movimentos têm como objetivo pressionar a situação. Resta saber se em meio a tanta desconfiança os oposicionistas conseguirão ser unidos e fortes para derrotar Eurico Miranda, que só observa.



Fonte: Blog do Mauro Cezar Pereira - ESPN.com.br