Fernando Horta: 'Eu venho como candidato. Como situação é mais difícil'
Terça-feira, 01/08/2017 - 10:05
O tabuleiro político do Vasco deve ganhar mais uma peça até o fim de agosto. As chances de Fernando Horta, primeiro vice-presidente geral do clube, se candidatar à presidência aumentaram significativamente – nos bastidores de São Januário, há quem garanta que o presidente da escola de samba Unidos da Tijuca é presença certa no pleito, que será realizado em novembro.

Procurado pela reportagem, Horta afirmou que vai decidir tudo até o dia 31 de agosto. Junto com José Luís Moreira, ex-vice-presidente de futebol desta gestão de Eurico, ele vem conversando com diversos grupos políticos do Vasco, inclusive da oposição. Dois pré-candidatos já estiveram com ele: Julio Brant, da chapa Sempre Vasco, e Otto Carvalho, da chapa Ao Vasco Tudo. O ex-jogador Edmundo, que caminha ao lado de Brant na política vascaína, também se encontrou com Horta.

No dia 21, aniversário do clube, uma festa organizada pelo grupo Renovação Vascaína, formado por ex-integrantes da Cruzada - a ruptura surgiu justamente pelas conversas com Horta -, terá a presença de artistas vascaínos, como o funkeiro MC Charles, além da bateria da Unidos da Tijuca, escola de samba presidida por Horta, que também é esperado.

- A gente vai decidir isso até o dia 31 de agosto. Havia um acordo (de candidatura), mas eu continuo no Vasco. A gente conversa com os vascaínos. Até lá, vou decidir – disse Horta.

Questionado se viria como candidato da situação – num hipotético cenário em que Eurico Miranda não participasse do pleito -, Horta preferiu não marcar terreno.

- Eu venho como candidato. Como situação é mais difícil – completou o primeiro vice-presidente geral do Vasco.

Pesquisa de opinião

Recentemente, sócios do Vasco foram procurados para uma pesquisa de opinião. Nela, além dos nomes já anunciados como candidatos à presidência - Brant, Otto e Alexandre Campello -, apareciam também os de Horta e José Luís. Foi uma forma de testar a opinião dos associados do clube antes de dar o passo adiante.

Horta segue como vice-presidente geral, mas a relação com Eurico se abalou desde o fim de 2016. Na época, o presidente afirmou que viria como candidato à reeleição. Entretanto, um acordo entre os dois, firmado antes da eleição de 2014, tratava que, em 2017, Eurico apoiasse Horta, retribuindo a ajuda no pleito anterior. Horta revelou à época que seria o "sucessor natural" de Eurico.

Publicamente, Eurico nega que haja acordo. Do lado da oposição, ainda há certa desconfiança em relação à candidatura de Horta. Em 2014, era grande a expectativa pela presença do dirigente no pleito, mas, na reta final, ele decidiu apoiar Eurico.

Segundo colocado nas eleições de 1988

Horta não estava ao lado de Eurico na concorrida apresentação de Anderson Martins - quem sentou-se ao lado do presidente vascaíno foi o segundo vice-presidente geral Silvio Godói - e nem na partida dessa segunda-feira, em Volta Redonda - na derrota para o Atlético-PR.

O presidente da Tijuca tem bom trânsito entre a ala "portuguesa" de sócios do Vasco - e é visto como nome que dividiria votos entre apoiadores de Eurico Miranda. Seu nome ficou mais conhecido entre a torcida pela gestão da Unidos da Tijuca, escola da qual é presidente e que virou força do Carnaval do Rio de Janeiro nos últimos anos.

Em 1988, pela chapa Opção Vascaína, Fernando Horta ficou em segundo lugar nas eleições gerais no Vasco. Antônio Soares Calçada venceu com mais de 80% dos votos. Era a terceira reeleição de Calçada, que só deixou a presidência em 2000, quando apoiou Eurico em sua sucessão no clube.



Fonte: GloboEsporte.com