Vascaínos e portugueses torcem juntos e Fernando Horta se emociona com título de Portugal

Segunda-feira, 11/07/2016 - 03:42
comentário(s)

Mais um capítulo da história do futebol mundial foi escrito na tarde deste domingo (10/07). Com gol de Éder, Portugal venceu a França por 1 a 0, calou o Stade de France, em Paris, e conquistou pela primeira vez a Eurocopa. Bastante festejado na "Terrinha", o inédito título não passou em branco no Brasil. Mostrando que o Vasco da Gama é realmente um traço da união Brasil-Portugal, diversos torcedores do Gigante da Colina se reuniram para acompanhar a decisão.

Natural de Lixa, cidade portuguesa do concelho de Felgueiras, distrito do Porto, Fernando Horta foi um dos milhares de seguidores da cruz de malta que vibraram com o feito da Seleção Portuguesa. O 1º Vice-Presidente Geral do Vasco da Gama deixou seu país de origem aos 12 anos de idade rumo ao Brasil e não escondeu a emoção ao falar sobre o espetacular triunfo diante da França. Essa foi simplesmente a vitória mais importante da história do futebol português.

- Estou bastante emocionado com a conquista do meu país. É um título que também pode ser bastante comemorado pelos vascaínos, pois foi a colônia portuguesa que fundou o nosso clube. A história do Vasco passa por Portugal, união muito grande e extensa. Portanto, a relação Vasco e Portugal tem tudo a ver. Fomos bicampeões cariocas e agora, pouco tempo depois, a Seleção Portuguesa conquistou a Eurocopa. A temporada tem sido maravilhosa. Tenho certeza que o nosso clube vai alcançar mais títulos nesse ano - afirmou Fernando Horta.

Na "Casa das Beiras", tradicional casa portuguesa localizada na Tijuca, vascaínos e lusos estiveram juntos na torcida. A euforia provocada pela execução do hino nacional foi rapidamente substituída por apreensão quando Cristiano Ronaldo deixou a partida em virtude de uma lesão. O tempo foi passando e palmas foram ouvidas a cada investida frustrada do ataque francês. Portugal cresceu no jogo, as chances foram aparecendo, mas nada do gol sair.

Demonstrando superação, outro aspecto marcante na história vascaína, Portugal resistiu ao poderio ofensivo dos "Les Bleus" e levou a decisão para a prorrogação. No tempo extra, a Seleção Lusa demonstrou valentia e teve as principais oportunidades. A postura aumentou ainda mais a confiança de todos na "Casa das Beiras". A certeza do título, porém, só veio após Éder arriscar da intermediária e vencer o arqueiro francês Lloris.

- Tenho muito orgulho de ser um português vascaíno. Realmente, os nossos atletas foram verdadeiros gladiadores e jogaram pelo nosso maior ídolo. O Cristiano é um super atleta, um ídolo nacional e lutou pelo grupo, fazendo gols importantes. Hoje, mesmo machucado, tentou ajudar de todas as formas no banco de reservas. É um exemplo. O povo português merecia esse título. Foram mais de 11 milhões pessoas torcendo por essa conquista, inclusive vários vascaínos. A Casa das Beiras sempre esteve ligada ao Vasco. É mais uma prova da união existente entre Brasil e Portugal - disse José Henrique Ramos, presidente da "Casa das Beiras".

Todos os detalhes do encontro entre portugueses e vascaínos na "Casa das Beiras" para acompanhar o primeiro título da Seleção Portuguesa na Eurocopa você poderá acompanhar na próxima edição do programa "Vasco TV Premiere". Não perca!



Fonte: Site oficial do Vasco