Caio Monteiro ganha massa muscular, encanta Jorginho e conquista espaço no Vasco

Sábado, 02/04/2016 - 08:53
comentário(s)

No lugar do suspenso Jorge Henrique, o técnico Jorginho tem como opções os experientes Riascos e Eder Luis. Mas não será surpresa se o escolhido for o garoto Caio Monteiro, de 19 anos. Promovido nesta temporada à equipe profissional, o menino tem encantado a comissão técnica e ganha cada vez mais espaço no elenco. Tudo depois de passar por uma preparação especial que lhe rendeu três quilos a mais de massa muscular.

No clássico contra o Flamengo, Caio foi o eleito por Jorginho para substituir Jorge Henrique ainda no primeiro tempo, após o titular sentir problema físico. Antes, havia sido preferido pelo treinador para viajar para Brasília no lugar de Eder Luis, recém-recuperado de lesão. O garoto não sentiu a pressão, fez boas jogadas e deixou impressão positiva entre os torcedores. Assim, ganhou ainda mais confiança da comissão técnica, como explicou o auxiliar Zinho:

- O Caio tem entrado muito bem também, é um jovem, uma promessa, estamos felizes com ele, dando apoio e confiança. Mas não temos receio de começar com ele, se for necessário – afirmou o ex-jogador.

Histórico de gols

A trajetória de Caio no Vasco é longa. Cria da Vila Cruzeiro – chegou a ganhar conselhos de Adriano -, o menino chegou ao clube em 2005, com oito anos, e fez toda a sua formação escolar no colégio que o clube mantém em São Januário. Em campo, colecionou gols: são 127 nas categorias de base, contabilizados a partir do sub-15. Foi artilheiro do Campeonato Carioca três vezes: em 2011 e 2012 pelo sub-15, e em 2014 pelo sub-17. No ano passado, sofreu com lesões e ficou fora de cerca de 70% dos jogos do time sub-20.

Em 2016, Caio parece ter dado o salto definitivo para os profissionais. Depois de passar por processo de adaptação no Caprres, começou a se destacar nos jogos dos juniores e foi convocado para um período de treinos com a seleção brasileira sub-20. Foi o sinal para a comissão técnica resolver aproveitá-lo de vez. Hoje, é o primeiro de uma fila com promessas badaladas em São Januário, como Mateus Pet, Evander e Andrey. Seu contrato vai até 2018.

A maturidade física alcançada por Caio é um dos trunfos do jovem para ser o substituto de Jorge Henrique. Ao analisar o garoto, o técnico Jorginho ressaltou que o menino tem capacidade de fazer a mesma função do titular ao marcar o lateral adversário e ajudar na defesa.

- O Caio é muito bom jogador. Fiquei satisfeito com o desempenho dele em Pinheiral na pré-temporada. Está demonstrando personalidade, sendo taticamente muito obediente. Tem muita qualidade para partir para cima no um contra um. Está marcando bem, afinal de contas tem entrado no lugar do Jorge Henrique e precisa saber como o Jorge joga.

Os gols de Caio Monteiro:

2011: 20 (sub-15)
2012: 37 (sub-15)
2013: 24 (sub-17)
2014: 36 (sub-17)
2015: 8 (sub-20)
2016: 2 (sub-20)




Fonte: GloboEsporte.com