Vasco estaria próximo de fazer proposta por Julio Baptista, que deixou o Cruzeiro

Terça-feira, 22/12/2015 - 19:20
comentário(s)

O fim do ano dá o gancho para que os clubes iniciem seus preparativos para a temporada seguinte. Com os clubes mineiros que disputaram a Série A em 2015 não seria diferente. Assim que a bola parou de rolar nos gramados, Atlético e Cruzeiro anunciaram quais jogadores não fazem mais parte de seus planos para 2016. O Galo não manteve vínculo com Josué, Danilo Pires, Pedro Botelho e Emerson Conceição. Já a Raposa optou por não continuar com Ceará, Júlio Baptista, Leandro Damião, Charles e Felipe Seymour. Desses noves nomes, apenas um pode dizer que teve seu futuro decidido com maior clareza. Os outros oito atletas ainda não foram oficializados como reforços de nenhuma equipe, mas isso não impede alguns deles de movimentarem as especulações no mercado de transferências.

Das recentes baixas das equipes mineiras, apenas o veterano Ceará tornou público seu destino em 2016. O lateral de 35 anos foi confirmado como reforço do Coritiba para a próxima temporada. Bicampeão brasileiro pela Raposa, o jogador chega para assumir a titularidade no Coxa, que atuou com o zagueiro Leandro Silva improvisado na ala direita durante boa parte da Série A. Essa será a segunda passagem do ex-cruzeirense pelo time paranaense, equipe que já havia defendido em 2003. Antes de acertar com o Coritiba, o experiente atleta chegou a ser especulado no América.

Antigo companheiro de Ceará na Raposa, o também experiente Julio Baptista ainda não definiu seu destino, mas seu nome marca presença com certo destaque na imprensa esportiva. Um possível retorno do meia para o Málaga-ESP, clube que defendeu entre 2011 e 2013, foi ventilado no noticiário internacional. Mas, ao que tudo indica, a tendência é que o atleta permaneça no Brasil. Segundo veículos cariocas, o nome de Baptista foi oferecido ao Vasco, que vê com bons olhos a contratação do jogador. O clube carioca deve fazer uma proposta oficial nos próximos dias.

Quem aparece valorizado, mesmo após passar por uma temporada irregular no Cruzeiro, é o atacante Leandro Damião. Livre para negociar após conseguir a rescisão de contrato com o Santos na Justiça, o camisa 9 é o principal nome na lista de reforços do Internacional. Para contar com a volta do atleta, o Colorado precisará vencer uma disputa com o futebol turco. Galatasaray e o Fenerbahce teriam interesse no centroavante, que deve definir seu destino ainda nos últimos dias deste ano.

Charles e Felipe Seymour, por outro lado, seguem no ostracismo nos noticiários esportivos. A dupla ainda não aparece com força nas especulações em relação ao mercado de transferências.

Atlético

Logo que teve sua saída confirmada pelo Atlético, Josué confirmou que recebeu uma sondagem do Goiás, clube que o revelou para o futebol. O jogador alertou, entretanto, que prefere esperar o andamento do mercado antes de tomar qualquer decisão. O nome do volante ganhou força no São Paulo após Rogério Ceni citá-lo como um dos únicos atletas ainda em atividade com capacidade para ser ídolo da torcida tricolor. Com a camisa do time paulista, o ex-atleticano levantou a Libertadores e o Mundial de 2005 e conquistou os Brasileiros de 2006 e 2007. O atleta também estaria nos planos do Vasco, que pode entrar em contato com seus representantes em breve.

As atenções do clube carioca também estariam voltadas para Sherman Cárdenas, que seria visto pelo presidente Eurico Miranda como um bom reforço para o meio de campo da equipe carioca. Essas informações complementam as noticias veiculadas pela imprensa colombiana, que apontam uma inclinação do Atlético Nacional, clube que possui seu passe, em ouvir propostas pelo meia.

Outros jogadores pouco utilizados pelo Galo devem retornar aos seus antigos clubes. O volante Danilo Pires está próximo de acertar sua volta ao Santa Cruz, clube que defendeu na Série B do ano passado. Já Pedro Botelho, que regressou ao Atlético-PR após não renovar seu empréstimo com o xará mineiro, tem grandes chances de permanecer no Furacão, apesar do clube paranaense estudar repassa-lo para outra equipe.

Já o lateral Emerson Conceição aparece esquecido pelos noticiários esportivos. O atleta, que foi afastado do Galo em 2014, chegou a ser reintegrado neste ano, mas foi comunicado que não estaria nos planos do Atlético para 2016.

Fonte: Superesportes