Ex-goleiro de Vasco e Fluminense, Rafael não acredita que Tricolor vá facilitar para o Figueirense

Domingo, 06/12/2015 - 09:08
comentário(s)

Sem pretensões no Campeonato Brasileiro, já que não corre risco de rebaixamento e não tem chances de vaga no G4, o Fluminense pode definir um dos times que irá para Série B de 2016. O rival Vasco precisa ganhar o jogo contra o Coritiba, e que Flu e Corinthians vençam Figueirense e Avaí, respectivamente, para assim permanecer na primeira divisão.

Para falar sobre as situações que se encontram o Time de Guerreiros e o Gigante da Colina, a reportagem da Super Rádio Tupi falou com o goleiro Rafael, atualmente no Macaé, e que já atuou pelos dois clubes. O jogador não acredita que o Fluminense irá perder de propósito para prejudicar o Vasco.

"No Fluminense tem gente profissional, pais de família, homens que honram a camisa. Então, eu tenho certeza que o Fluminense não vai deixar acontecer isso. O Fluminense não vai entregar o jogo. Eles tem que honrar a camisa, honrar o Fluminense. Então, acho que o Fluminense vai para lá, vai jogar de igual para igual com o Figueirense, tenho certeza que vai jogar para ganhar. Tenho certeza que o Fluminense não vai entregar o jogo para rebaixar o Vasco".

Em todos os anos que está no futebol, o goleiro afirmou nunca ter visto um clube entregar um jogo para prejudicar um adversário.

"Eu nunca vi isso, e nunca passei por isso também. Tive momentos ruins na minha carreira, outros muito bons, mas desse tipo, de ver jogadores entregando jogo, nunca vi. Parece que isso aí não existe no futebol. Isso aí é uma marmelada. Isso aí fica mais para os torcedores. Os torcedores que pedem para entregar ou não. Dentro de campo são homens, tem que honrar a camisa. Tenho certeza que isso nunca aconteceu, e espero que não aconteça".

Em 2009, Rafael era titular da equipe tricolor que fez história ao evitar o rebaixamento com uma bela arrancada na reta final da competição. A última partida daquele ano, contra o Coritiba, no Couto Pereira, gerou uma grande confusão, já que com a derrota, a equipe curitibana foi rebaixada. Revoltados, os torcedores do Coxa protagonizaram cenas lamentáveis, de pancadaria e depredação do estádio. O goleiro relembrou a campanha e a partida que livrou o Time de Guerreiros da degola.

"A gente sabia que o jogo lá seria uma guerra. E realmente foi. Mas graças a Deus, o Fluminense soube suportar aquela pressão, a torcida, o pré-jogo. Então, graças a Deus, fomos lá e fizemos um bom jogo. Conseguimos o nosso resultado, que era um empate, e conseguimos permanecer na Série A, que era o nosso objetivo. A parte do desastre que aconteceu depois do jogo, que os torcedores invadiram o campo, e justamente do lado do nosso lado do vestiário. Não tinha como a gente entrar no vestiário, então ficamos no canto, junto com o torcedor do Fluminense. Torcedores invadindo o campo, jogando cadeiras, brigando com policiais, policiais desmaiada no campo. Aquilo foi uma cena de horror. Uma cena que eu guardo para sempre na minha vida, que aquilo que eu vi no futebol foi uma cena de vândalos. Foram vândalos que fizeram isso, porque muita gente foi para torcer. Infelizmente aconteceu aquilo que vocês todos viram, o Brasil todo ficou chocado; não só o Brasil, como todo o mundo".

O jogador revelou o que passou pela sua cabeça quando viu que o Vasco enfrentaria o Coritiba, no mesmo estádio, com ambos disputando a permanência na elite do futebol brasileiro.

"Eu vi um filme passando na minha cabeça. Mas eu tenho certeza que, agora, a segurança lá de Curitiba vai fazer um trabalho muito bom, porque o que aconteceu com a gente em 2009, eu tenho certeza que não irá se repetir. Eles sabem que vai ser uma guerra, que vão ter dificuldade, porque é o último jogo, quem ganhar fica. Então, passou um filme na minha cabeça. Mas eu tenho certeza que a segurança vai estar bem preparada para suportar o jogo".

Para finalizar, Rafael analisou o ano do Tricolor das Laranjeiras, conturbado com a saída do principal patrocinador e sem títulos.

"O Fluminense é um time de guerreiros. Vários jogadores consagrados no futebol brasileiro, como Fred, Jean, Cícero, Cavalieri. Começou bem, de repente deu uma caída, e o time foi guerreiro de novo; se levantou, conseguiu chegar na semifinal da Copa do Brasil, infelizmente saiu. Eu espero que em 2016 o Fluminense faça um bom time e vá em busca do seu objetivo, que é conquistar títulos", encerrou.

Na última rodada do Brasileirão, o Fluminense visita o Figueirense neste domingo (6), às 17h, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. No mesmo dia e horário, o Vasco encara o Coritiba, no Couto Pereira.



Fonte: Super Rádio Tupi (texto), Reprodução Internet (foto)