Polícia aposta que clássico deste domingo será pacífico para os torcedores de Vasco e Fluminense

Sábado, 31/10/2015 - 18:29
comentário(s)

No Campeonato Carioca, Fluminense e Vasco divergiram sobre o lado das arquibancadas e transferiram o jogo do Maracanã para o Engenhão. O problema é que as organizadas dos clubes têm sedes próximas ao estádio do Botafogo e acabaram se encontrando no Méier, onde uma briga generalizada tomou conta da Rua 24 de maio.

Neste domingo, os times voltam a se enfrentar e novamente no Engenhão. A polícia, no entanto, não está preocupada em demasia com o jogo e a explicação é simples. As organizadas de Fluminense e Vasco estão suspensas justamente por conta do último episódio. Eles não podem ir ao jogo e sequer se concentrarem em suas sedes, por exemplo, devido à proximidade do estádio.

"Não há uma programação especial, faremos a preparação para um clássico. Alguns fatores facilitam nosso trabalho. Primeiramente o jogo será com 90% dos torcedores do Vasco e apenas 10% do Fluminense. Além disso, as organizadas dos dois clubes (Força Jovem do Vasco e Young Flu) estão suspensas e não poderão comparecer ao estádio", disse o major Sílvio, do Gepe, ao UOL Esporte.

A punição à Força Jovem do Vasco está prevista para acabar apenas em março de 2017. Isso porque a organizada já havia sido punida anteriormente por conta dos problemas enfrentados no jogo contra o Atlético-PR, em Joinville, pelo Campeonato Brasileiro de 2013. Já a Young Flu teve pena mais branda e estará de volta aos estádios a partir de fevereiro.

Mesmo assim, o Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios) solicitou ajuda ao 3º batalhão, do Méier, para ficar atento a possíveis confrontos no bairro. "Nem todos os torcedores respeitam as leis e existe a possibilidade de a polícia ter que agir. Estamos fazendo monitoramento das redes sociais, mas até o momento não há qualquer indício", explicou o major Sílvio.

Outra situação causa alívio. Na última quarta-feira, os dois grupos rivais da FJV ("Resgate da História", que é situação, e "Tudo Mudou", oposição) se reuniram e selaram um acordo de paz. Nele, ficou estabelecido que a liderança da torcida será dividida entre eles através de um conselho em que cada grupo indicará quatro nomes. Tal liderança ficará até março de 2017. Com o pacto, os grupos prometem o fim das brigas tão comuns nos últimos anos em jogos do Vasco e que obrigaram o GEPE a realizar uma divisão na arquibancada entre a própria torcida.

Além dos problemas extracampo, a partida entre Fluminense e Vasco promete ser quente dentro das quatro linhas. Ambos os clubes precisam da vitória na luta contra o rebaixamento. O Tricolor consegue a permanência na elite com mais um triunfo. O Cruzmaltino, por sua vez, tem situação mais delicada e precisará de ótima campanha para evitar o terceiro rebaixamento em oito anos.

Fonte: UOL