Medo do rebaixamento é uma realidade no Fluminense às vésperas do duelo contra o Vasco

Sábado, 31/10/2015 - 06:32
comentário(s)

A presença nas semifinais da Copa do Brasil vinha amenizando a péssima campanha que o Fluminense vem fazendo no segundo turno do Campeonato Carioca. Na classificação geral o time aparece na 13ª posição com quarenta pontos, sete a mais que o Coritiba, que abre a zona de rebaixamento. Faltando seis rodadas para o fim da competição e com moral no subsolo, os tricolores já começam a se preocupar com o risco da degola.

Alguns jogadores, inclusive, admitem isso abertamente. Caso do meia Gustavo Scarpa, que vê como fundamental pontuar no clássico contra o Vasco, domingo, às 18h, no Engenhão, pela 33ª rodada.

“Acredito realmente que corremos o risco de rebaixamento e ele não é pequeno. Por isso mesmo temos a obrigação de ir a campo e dar o nosso melhor contra o Vasco. Se conquistarmos a vitória vai ser uma consequência de termos feito um grande jogo contra esse rival”, disse Scarpa.

Os dirigentes ainda não querem “levantar essa bola”. A ideia é tentar conseguir uma pontuação segura antes de colocarem o Tricolor na lista dos que podem cair. Isso porque o episódio de 2013, quando o Fluminense se livrou do rebaixamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) até hoje é mal visto por diversas personalidades e os tricolores temem algum tipo de pressão de bastidores pela queda do clube.

O técnico Eduardo Baptista procura manter a concentração do elenco e mostrar a qualidade dos jogadores para afastar o risco de rebaixamento. Porém a tabela preocupa. Alguns jogos são considerados de alto risco, como contra o Vasco e as partidas longe do Rio de Janeiro contra Grêmio e Figueirense. Atuando como mandante o time encara a Chapecoense, que vem na contramão do Tricolor por estar em crescimento, o Avaí, que luta contra a degola, e o Internacional, postulante a uma vaga na Copa Libertadores.

“Temos que olhar os seis jogos que restam no Campeonato Brasileiro como a possibilidade de somarmos dezoito pontos e tentarmos algo de bom”, avisou Baptista.

O time para o duelo contra o Vasco ainda não foi definido. Eduardo Baptista vai esperar até o fim para sentir o desgaste físico dos jogadores do Fluminense. Certo é que os atacantes Marcos Junior, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, e Fred, com dores na coxa e no joelho esquerdo, ficam de fora. Assim, Gerson entra no meio e Magno Alves ganha nova chance isolado no comando de ataque.

Neste sábado o elenco treina na parte da manhã e depois começa o período de concentração para a partida contra os vascaínos. O Fluminense ainda não venceu o Vasco nesta temporada e no primeiro turno o Cruz-Maltino ganhou por 2 a 1. Aquele jogo ficou marcado pela apresentação oficial de Ronaldinho Gaúcho como novo reforço do clube das Laranjeiras. Um turno depois ele sequer integra o elenco.

Fonte: Gazeta Esportiva