Vasco e Fluminense se enfrentam pela última vez em ano de intensa rivalidade

Sexta-feira, 30/10/2015 - 09:52
comentário(s)

Neste domingo, no Engenhão, Vasco e Fluminense fazem o terceiro e último duelo em 2015. Nos dois primeiros, os vascaínos levaram a melhor - 1 a 0 no Carioca e 2 a 1 no Brasileiro. Mas o histórico de confrontos entre os clubes este ano vai muito além das quatro linhas e envolve provocações, acusações, ironias e notas oficiais... Uma verdadeira guerra nos bastidores.

O confronto da vez vale muito para ambos. Para o Vasco, a chance de somar mais três pontos e aumentar a esperança de se salvar do rebaixamento. Além, claro, de passar a temporada invicto diante do rival das Laranjeiras. Mesmo invicto há nove jogos, a equipe de Jorginho empatou as últimas quatro partidas e volto à lanterna do Campeonato Brasileiro.

- Clássico sempre tem um fator novo. Tem uma atmosfera bacana fora do campo que é levada para dentro. Sabemos o que representa, mas hoje pensamos de outra forma. Focamos nos pontos que a gente precisa para sair dessa situação. É um jogo fundamental porque o mando de campo é nosso - afirmou o zagueiro Rodrigo.

Já o Fluminense terá que juntar os cacos, física e mentalmente, depois da eliminação na Copa do Brasil. Na quarta, em São Paulo, a equipe foi derrotada nos pênaltis para o Palmeiras e precisa dar uma resposta para sua torcida. A sete pontos da zona de rebaixamento, um resultado favorável o deixaria mais perto de terminar o ano sem sustos. E, claro, permitiria o troco no rival.

- Não levo a palavra obrigação. Nós temos que ir lá e dar o nosso máximo. Estamos em um momento complicado, chateados com a eliminação, mas temos condição de sair desse clássico com uma vitória - disse o meia Gustavo Scarpa.

Outro duelo que seria uma atração à parte é o embate Fred x Rodrigo. Porém, a tendência é de que o atacante do Flu não seja escalado. Apesar de ter feito um gol, ele atuou contra o Palmeiras no sacrifício, sem estar inteiramente recuperado da torção no tornozelo e no joelho da perna esquerda. No último clássico, os dois jogadores se estranharam dentro de campo e levaram a desavença para fora do campo com troca de provocações.

- Não tenho opinião sobre ele (Fred), o que falar dele. Eu gosto de marcar jogadores do nível dele, de Seleção, de Copa do Mundo. Sei que se eu marcar ele muito bem, vão me elogiar. Se ele faz os gols que leva a equipe dele a ganhar, vão falar dele. Quero que falem de mim. Eu tenho uma forma de jogar, ele tem a dele. Se irritou não sei porque (no último jogo). Não adianta falar do que já passou. Cada jogo tem a sua história e queremos fazer uma nova história agora. Assim que tem de ser - disse Rodrigo.

Vasco e Flu em lados opostos em 2015

Antes mesmo de o Carioca começar, Flu e Vasco se colocaram em lados opostos quando a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) estipulou o preço dos ingressos, o que desagradou aos tricolores. Depois, a discussão passou a ser pelo local das torcidas no Maracanã. Os cruz-maltinos entendem que devem ficar no Setor Sul, sob a justificativa de que conquistaram este direito em 1950 após serem os primeiros campeões. Já o Fluminense se pautou no contrato comercial que firmou com o Consórcio Maracanã - o anexo foi exibido pelo GloboEsporte.com.

Diante do impasse, o clássico válido pelo Carioca acabou sendo transferido para o Engenhão, que ainda nem estava liberado para sua capacidade total por causa da obra de recuperação da estrutura. Antes de a bola rolar, torcidas organizadas brigaram na estação do Méier, na Zona Norte. A Polícia Militar deteve mais de 120 pessoas. O grupo foi levado em três ônibus para o Juizado Especial Criminal (Jecrim). Dentro de campo, o Vasco venceu por 1 a 0. Gol de pênalti convertido por Luan.

O fim do "Carioca das notas oficiais" não arrefeceu a temperatura entre os clubes. O encontro no Brasileiro foi marcado para a 14ª rodada, desta vez no Maracanã, como Flu como mandante. A torcida tricolor ficou no Setor Sul e recepcionou Ronaldinho Gaúcho, que foi apresentado oficialmente. O craque chegou a ser dado como "90% certo" no Vasco pelo presidente Eurico Miranda. Os poucos vascaínos que foram ao estádio, contrariando a recomendação de Eurico, viram mais uma vitória sobre o rival, desta vez por 2 a 1.

E não faltou polêmica, claro. A rivalidade acabou sendo polarizada por dois jogadores, o atacante Fred e o zagueiro Rodrigo. Na partida, os dois se xingaram e trocaram empurrões. Na saída do campo, o jogador do Vasco tentou explicar o motivo da confusão e ironizou.

- O Fred, na hora que (o Fluminense) fez o gol... Não vou falar a palavra que ele usou, mas está aí um presentinho para ele. Um cara que se sente incomodado, não sabe jogar contra um defensor como eu, que marca em cima, marca forte. Aí ele se perde - afirmou na ocasião.

No caminho para o vestiário, Rodrigo ainda foi visto cantando uma paródia do grito "O Fred vai te pegar". Naquele momento, Gum dava entrevista para uma rádio e parou sua resposta para comentar.

- Palhaço, né? Mas deixa ele - afirmou

Na época, Fred comentou com desdém sobre o problema e deu a entender que Rodrigo está em fim de carreira e não tem representatividade no futebol.

- Esse jogador aí, acho que ele deveria desfrutar dos últimos momentos dele. Deveria aproveitar mais esses momentos para fazer coisas boas ao futebol. Olho para trás, vejo tudo, olho para frente, e não troco o que eu tenho hoje pelo o que ele representa. Ele deveria aproveitar melhor esses últimos momentinhos, porque está acabando.

Até o então técnico do Flu, Enderson Moreira, saiu do sério com Rodrigo, com quem tinha trabalhado no Goiás.

- Já trabalhei com o Rodrigo, e me chama a atenção a capacidade dele de ter essa falta de humildade, de se achar mais do que é.

Certo é que no dia seguinte ao clássico, Eurico Miranda anunciou que havia acertado a renovação de contrato com Rodrigo por mais duas temporadas. As zoações dos cruz-maltinos com os tricolores não se limitaram aos torcedores e jogadores. O Vasco publicou em sua página no Instagram uma imagem do Maracanã com a frase: "Independente do lado, dentro de campo o destino é sempre o mesmo".

Resta saber qual dos dois clubes irá fazer a piada por último.

Fonte: GloboEsporte.com