Em 1988, Geovani comandou virada vascaína sobre o Fluminense; relembre

Quarta-feira, 28/10/2015 - 21:36
comentário(s)

Brigando pela permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, o Vasco da Gama reencontrará no próximo fim de semana o Fluminense, um dos seus maiores rivais. A equipe de São Januário possui atualmente um retrospecto excelente contra o Tricolor, mas nem sempre foi assim. Durante a década de 80, o time da Zona Sul deu muito trabalho ao Gigante da Colina e chegou a ficar 10 jogos sem ser superado.

O segundo maior período de invencibilidade do clube das Laranjeiras contra o cruzmaltino só não se aproximou do maior (13 jogos entre abril de 1969 e julho de 1971) devido a uma atuação de gala de um dos grandes ídolos da história do Almirante. Chamado carinhosamente de "Pequeno Príncipe" pelos torcedores, Geovani foi o grande destaque do clássico realizado no dia 13 de março de 1988.

Dirigido pelo treinador Sebastião Lazaroni, o Gigante da Colina entrou em campo precisando de um resultado positivo para alcançar o Americano e se manter em primeiro lugar do Campeonato Carioca. Segundo relato dos jornalistas Jorge Luiz Rodrigues e Álvaro Oliveira Filho, que assinaram a reportagem do Jornal O Globo no dia seguinte, o Vasco aliou talento e determinação para derrotar o Fluminense com sua melhor atuação da temporada.

O primeiro tempo foi de total domínio vascaíno. A superioridade foi tanta que os representantes da cruz de malta não demoraram muito para inaugurar o placar. Logo aos 11 minutos, Romário recebeu de Paulo Roberto, invadiu a área e acabou sendo derrubado por Alexandre Torres. Sem pensar duas vezes, o árbitro da partida, o senhor Wilson Carlos dos Santos, marcou pênalti. Na cobrança, Geovani deslocou Paulo Vítor e saiu para o abraço.

Em desvantagem, a equipe das Laranjeiras se lançou ao ataque em busca do empate e só não igualou o placar aos 27 minutos devido a uma boa participação do goleiro Acácio. De forma espetacular, o camisa 1 espalmou para seu lado esquerdo a finalização do armador Leomir e garantiu a vitória pelo placar de 1 a 0. O resultado do clássico teve um gostinho especial para os vascaínos, que voltaram a comemorar uma vitória sobre o rival após três anos. O triunfo é considerado um divisor de águas nas estatistícas do confronto, completamente favoráveis ao time das Laranjeiras até então.

FICHA TÉCNICA
Vasco da Gama 1 x 0 Fluminense
Campeonato Carioca

Data: 13/03/1988
Local: Estádio Do Maracanã, Rio de Janeiro
Árbitro: Wilson Carlos dos Santos
Público: 33.501 presentes
Gol: Geovani , aos 10 minutos do 1º tempo

Vasco da Gama: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando, Lira, Zé do Carmo, Geovani, Bismarck, Mauricinho (William), Vivinho e Romário. Treinador: Sebastião Lazaroni.

Fluminense: Paulo Vítor, Donizete, Alexandre Torres, Ricardo Gomes, Edgar, Jandir (Dago), Leomir, Paulinho Andreolli (Cacau), Jorginho, Washington e Tato. Treinador: Sebastião Araújo.



Fonte: Site oficial do Vasco (texto), O Globo (fotos)