Vasco é o time que mais leva gols a partir de faltas levantadas na área no Brasileiro

Sábado, 31/10/2015 - 17:33
comentário(s)

Ainda que o futebol tenha evoluído, a bola aérea segue sendo parte fundamental do jogo. É por meio dela que, muitas das vezes, grandes ferrolhos defensivos são vazados e esquemas táticos antes intransponíveis são surpreendidos. E, no quesito falta levantada na área, nenhum time do Brasileirão 2015 pode se gabar mais do que o Figueirense. A equipe de Santa Catarina marcou seis gols desta maneira até a rodada#32, e costuma ser "democrática" quanto aos batedores e finalizadores. Os meias Yago e Ricardinho têm duas assistências cada, e o único jogador que marcou mais de uma vez foi Dudu, que balançou as redes em duas oportunidades.

Colado no Figueira está o Sport, com cinco gols. A equipe pernambucana, ao contrário da catarinense, tem garçom e finalizadores bem definidos. Diego Souza cruzou quatro das cinco faltas que resultaram em gol - é o jogador que mais acumula assistências em jogadas deste tipo no campeonato. O zagueirão Matheus Ferraz é, geralmente, o alvo das cobranças: ele marcou três gols desta maneira.

Logo abaixo do Leão, vêm Inter e Ponte Preta, com quatro gols. Nestas equipes, D'Alessandro e Biro Biro se destacam, com duas assistências cada. Líder do Brasileirão, o Corinthians marcou três gols em faltas levantadas - todos eles em cobranças de Jadson.

Quem mais sofre?

Treinadas à exaustão pelas equipes, as jogadas de faltas levantadas justificam sua importância. O time que mais sofre com isso é, justamente, o lanterna do campeonato. O Vasco levou cinco gols desta maneira e não conseguiu marcar nenhum - além do Cruz-Maltino, apenas Coritiba, Fluminense e São Paulo não fizeram.

Depois do Gigante da Colina, o Grêmio, com quatro gols sofridos, é o mais vazado. Atlético-MG, Chapecoense e Sport levaram três gols cada. Apenas duas equipes não tiveram seus bloqueios defensivos furados com as faltas levantadas: Internacional e Joinville



Fonte: GloboEsporte.com