Basquete Base: Colégio Vasco da Gama é campeão do Intercolegial na categoria sub-18 federado masculino

Segunda-feira, 19/10/2015 - 07:35
comentário(s)

As finais do basquete no Intercolegial 2015 não poderiam ser mais emocionantes. Foram oito partidas disputadas em alto nível técnico e com vibração intensa, no Ginásio Jamelão, localizado na Vila Olímpica da Mangueira. Campeões de duas categorias cada um, o Colégio Santa Mônica e o Lisam, de Nova Iguaçu, foram os maiores nomes da rodada decisiva.

Único a disputar três finais, o Colégio Santa Mônica, recordista de títulos gerais do Intercolegial, faturou o título na categoria sub-13 não federado feminino em cima do Loide Martha, de Caxias, pelo placar de 21 a 9; enquanto na sub-15 não federado masculino derrotou o Pio XI, de Ramos, por 36 a 28.

— Ver essa garotada começar no esporte é muito bom. A equipe sub-15 masculina está terminando um ciclo e a sub-13 feminina ainda tem um longo caminho pela frente. O título do sub-15 foi muito marcante, já que os garotos tinham perdido algumas competições. Porém, o mais importante é você ver que está ajudando a formar cidadãos de postura e caráter. Isso não tem preço — afirmou Felipe Alexandre, de 47 anos, técnico do Colégio Santa Mônica, que ainda ficou com o vice na sub-15 feminino não federado.

Já o Lisam derrotou o Elpídio da Silva, de Padre Miguel, na final do sub-18 não federado masculino, por 28 a 17, e o Independência, de Rocha Miranda, na decisão do sub-18 não federado feminino, por 30 a 5.

O Colégio Vasco da Gama, que fica no complexo de São Januário, conquistou a medalha de ouro na categoria sub-18 federado masculino após vencer o Loide Martha por 39 a 16.

— Esse título foi muito importante para a nossa equipe. Trabalhamos forte todos os dias, disputamos o Estadual da categoria e enfrentamos equipes quase profissionais. E o time do Loide Martha está de parabéns, nos colocaram uma pressão forte (risos) — afirmou André Ramos, armador vascaíno.

Equipe que vem crescendo no basquete do Intercolegial, o Ciep Álvaro Lontra, de Miracema, se sagrou campeão sub-15 não federado feminino em cima do Colégio Santa Mônica após triunfo por 24 a 17. O GEO Félix Venerando, do Caju, triunfou perante o Colégio Estadual Edmundo Peralta, de Paty dos Alferes, na sub-13 não federado masculino, por 16 a 12; e o ADN Master, do Méier, fechou a tarde com vitória sobre o Colégio Militar, da Tijuca, na sub-18 federado feminino, por 44 a 13.






Fonte: Intercolegial (texto, foto), Instagram do treinador Cássio Santos (foto)


Colégio Vasco da Gama conquista o 33º Intercolegial da modalidade Basquete Federado sub-18

O Colégio Vasco da Gama voltou a brilhar na 33ª edição do Intercolegial e voltou a subir ao lugar mais alto do pódio. Após sagrar-se campeã no Basquete "3x3" e no Atletismo, a escola que se localiza dentro do complexo de São Januário ganhou mais um título, dessa vez no Basquete Federado sub-18.

Na decisão, realizada no último sábado (17/10) no Ginásio Jamelão, na Vila Olímpica da Mangueira, o Gigante da Colina enfrentou o Instituto Loide Martha e não encontrou dificuldades para vencer o jogo. Dirigido pelo treinador Cássio Santos, o time cruzmaltino superou a equipe de Duque de Caxias e levou o troféu com o placar favorável de 39 a 16.

- Só tenho que exaltar o time, fizemos uma excelente partida. Tudo depende da forma como a partida se inicia. Começamos abrindo vantagem de 17 a 2 no placar. Isso nos trouxe muita confiança para o decorrer do jogo. Todos os jogadores deram o melhor de si, entraram com vontade, com garra. Estão de parabéns todos de parabéns - ressaltou o comandante cruzmaltino.

Considerado a extensão do técnico dentro da quadra, André Ramos é o armador do vitorioso elenco sub-18 do Colégio Vasco da Gama. Oriundo de Belo Horizonte, o jovem chegou ao clube de São Januário nesta temporada e foi destaque do colégio cruzmaltino em todas as partidas. Após a conquista, o atleta falou sobre o desempenho do grupo na competição.

- Nosso time teve alguns desfalques durante o torneio, o que acabou nos prejudicando em várias partidas. Só estivemos completos mesmo na final. Isso foi essencial para a nossa vitória. É uma felicidade enorme trazer esse título para o Vasco, um clube com grande tradição no esporte. Nós lutamos e fizemos por merecer essa conquista - afirmou o jogador.

VASCO: Leandro Floriano, Danilo Costa, Valquécio Cruz, Luiz Moreira, Gabriel Cunha, Arthur Rangel, André Ramos, Marley Pereira e Daniel Borges. Técnico: Cássio Santos.



Fonte: Site oficial do Vasco