Alex Evangelista fala sobre recuperação de Diguinho e Eder Luis

Sexta-feira, 09/10/2015 - 13:13
comentário(s)

Grupo completo. O técnico Jorginho está próximo de ter praticamente todo o elenco vascaíno à disposição para as últimas nove rodadas que vão definir o futuro do time na competição. Os dois jogadores que mais preocuparam, com recuperação de cirurgia grave e lesão crônica, Eder Luis e Diguinho, respectivamente, estão próximos de voltarem ao campo. O cabeça de área já vai participar do treino coletivo deste sábado, que será comandado por Jorginho em São Januário.

A expectativa para o retorno de Eder Luis também é otimista. O preparador físico do Vasco, Joelton Urtiga, e o coordenador do centro de prevenção e reabilitação do clube Alex Evangelista esperam o retorno do atacante ainda este ano. O ponta passou por cirurgia no ano passado, teve dificuldades na recuperação e até mesmo a renovação de contrato do jogador está suspensa.

- Diguinho tem problema na coluna que não o impede de jogar, mas de acordo com avaliações e diagnósticos que fizemos isso interferia na massa muscular. Ele sentia dores lombares e preparamos novamente um projeto para ele voltar. Está correspondendo e evoluindo muito bem, inclusive o retiramos do campo hoje (sexta) para ele participar do coletivo amanhã (sábado). O caso do Eder é diferente. Ele fez cirurgia, depois teve que refazê-la e quando voltou percebemos que se continuasse jogando não iria suportar as partidas. Fizemos longo trabalho de fortalecimento muscular para fortalecer o joelho. Agora, está voltando para o campo. Temos perspectiva muito boa de que ele volte ainda antes do campeonato acabar - disse o coordenador do Caprres Alex Evangelista.

Preocupação com veteranos

Com a média de idade mais velha do Brasileiro, o Vasco tem cuidado especial para prevenir lesões e colocar seus jogadores em condições ideais para a sequência final do Brasileiro. Joelton Urtiga lembrou do caso de Válber, ex-zagueiro do São Paulo, do próprio Vasco e da seleção brasileira, que aos 38 anos fez bom Campeonato Carioca com ele e Jorginho no América em 2006. O preparador e Alex Evangelista valorizaram a sincronia das metodologias de trabalho para separar caso a caso a preparação para cada atleta, principalmente dos veteranos.

Joelton elogiou a dedicação de Rodrigo e de Guiñazu e disse que o período sem jogos serve para aprimorar ainda mais a forma física de outros jogadores que já passaram dos 30 anos, como Andrezinho, Nenê, Jorge Henrique, Herrera, entre outros.

- Nenê, Andrezinho e Herrera vieram de culturas diferentes do futebol há pouco tempo. Temos que usar o que chamo de âncora verbal, que é perguntar dia a dia, de 0 a 10, como eles estão. Para ver se tem dor muscular tardia, se estão muito fadigados, se estão muito cansados, se tem que tirar eles da sessão de treino. Ajuda que o Jorginho é um técnico moderno e aceita bastante isso. Então falamos para ele: "esse aqui tem que tirar depois de 20 minutos de treino, esse dá uma segurada, deixa indoor, fazendo trabalho à parte". Assim qualificamos nosso trabalho - explicou o preparador físico do Vasco.

Fonte: GloboEsporte.com