Vasco e Macaé têm a pior sequência das 4 divisões nos últimos 5 jogos

Terça-feira, 25/08/2015 - 02:31
comentário(s)

Mesmo passando por situações diferentes na tabela de classificação das Séries A e B, Vasco e Macaé, respectivamente, carregam muitas semelhanças nas campanhas que realizaram nas últimas rodadas do Brasileirão. Os dois times, nos últimos cinco jogos que disputaram em suas divisões, conquistaram apenas um ponto cada em 15 disputados e tiveram um aproveitamento de apenas 6,6%. Com quatro derrotas e um empate, as duas equipes, inclusive, foram as que menos pontuaram entre os 100 clubes que participam das quatro divisões do Brasileirão se forem analisadas especificamente as últimas cinco rodadas de cada divisão - o Duque de Caxias, que disputa a Série D, também teve o mesmo desempenho, mas já está eliminado da competição.

Números que colocam tanto o Cruzmaltino na Série A quanto o Leão na Série B em risco concreto de rebaixamento caso não haja uma reviravolta no aproveitamento dos pontos nos próximos jogos que vão disputar pelo Campeonato Brasileiro.

Isolado na lanterna

Flertando com o descenso desde o início da Série A do Brasileirão, o Vasco se vê cada vez mais no fundo do poço da competição. Na última colocação com 13 pontos, o clube está a seis do Joinville, 18º colocado, e a nove do Goiás, primeiro time fora da zona de rebaixamento. A explicação para essa sequência, certamente, está ligada ao jejum de gols marcados. Nas últimas cinco rodadas, o Vasco não balançou as redes. Por outro lado, sofreu oito gols neste período.

Nos últimos cinco jogos disputados pela Série A do Brasileirão, o Vasco foi derrotado fora de casa pelo Corinthians por 3 a 0. Empatou com o Joinville no Rio sem gols. Perdeu para o Santos, em São Paulo, por 1 a 0. Foi derrotado pelo mesmo placar pelo Coritiba, no Maracanã, e perdeu o Goiás fora de casa, por 3 a 0, no último sábado.

O jejum de vitórias do Vasco na Primeira Divisão, porém, é maior e dura seis rodadas. O último triunfo da equipe na competição ocorreu no dia 19 de julho, quando o Time da Colina bateu o Fluminense no Maracanã, por 2 a 1, pela 14ª rodada da competição. De lá para cá, o clube foi goleado pelo Palmeiras por 4 a 1 na sequência e só pontuou no empate sem gols com o Joinville da 17ª rodada.

Com a necessidade de iniciar uma arrancada histórica para fugir da queda, o Vasco volta entrar em campo pela Série A do Brasileirão no próximo sábado, quando recebe o Figueirense no Maracanã, às 18h30, pela 21ª rodada da competição. Mas antes, o clube disputa o clássico com Flamengo pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, às 22h, também no Maior do Mundo.

Últimos cinco jogos do Vasco na Série A do Brasileirão

Corinthians 3 x 0 Vasco
Vasco 0 x 0 Joinville
Santos 1 x 0 Vasco
Vasco 0 x 1 Coritiba
Goiás 3 x 0 Vasco

Degola mais próxima

Ladeira abaixo na disputa da Série B do Brasileirão, o Macaé vai de mal a pior na competição. Depois de um grande início, em que chegou até mesmo a figurar na terceira e na quarta posição, a equipe, neste momento, aparece na 14ª colocação com 24 pontos - um a mais que o Boa Esporte, primeiro time dentro do Z-4 da Segunda Divisão. E a explicação também pode estar na queda no número de gols marcados: antes detentor do melhor ataque de todo o campeonato, o Leão marcou apenas três vezes nos últimos cinco jogos e foi vazado sete vezes.

Nos últimos cinco confrontos que disputou pela Série B do Brasileirão, o Macaé empatou em 1 a 1 com o Náutico fora de casa. Foi derrotado no Moacyrzão pelo Atlético-GO por 1 a 0. Perdeu para o Boa Esporte em Minas por 2 a 1. E foi derrotado pelo mesmo placar pelo Ceará, dentro de Macaé. Na última sexta-feira, o clube perdeu para o Santa Cruz por 1 a 0, na Arena Pernambuco, em Recife.

Mas o desempenho ruim do Alvianil não se estende somente às últimas cinco rodadas. O jejum de vitórias da equipe já dura oito jogos. O último triunfo do time ocorreu na 12ª rodada, quando o clube superou o Paysandu, no Estádio Moacyrzão, no dia 10 de julho, por 2 a 1. De lá para cá, foram três empates e cinco derrotas. Ou seja, de 24 pontos disputados nos últimos oito jogos, o Leão conseguiu apenas três - o que gera um aproveitamento de 12,5%.

Em busca de reabilitação na competição, o Macaé volta a entrar em campo para tentar reencontrar o caminho das vitórias na Série B do Brasileirão no próximo sábado, quando irá enfrentar o Sampaio Corrêa em casa, no Moacyrzão, às 16h30.

Últimos cinco jogos do Leão na Série B do Brasileirão

Náutico 1 x 1 Macaé
Macaé 0 x 1 Atlético-GO
Boa Esporte 2 x 1 Macaé
Macaé 1 x 2 Ceará
Santa Cruz 1 x 0 Macaé

Fonte: GloboEsporte.com