Vasco está contestando na Justiça existência de cláusula sobre lado da torcida no contrato do Fluminense com o Maracanã

Quarta-feira, 15/07/2015 - 18:34
comentário(s)

O desejo do Vasco em ter o lado direito do Maracanã para a sua torcida ganhou mais um capítulo. Na última terça-feira, o clube cruz-maltino entrou com uma ação na 33ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ/RJ) de busca e apreensão do contrato entre o Fluminense e o Consórcio Maracanã.

O Vasco quer ver se realmente existe a cláusula no compromisso firmado entre Flu e o Maracanã para que a torcida tricolor ocupe de forma fixa o lado direito, que historicamente sempre foi dos vascaínos. Porém, desde 2013 é a torcida do time das Laranjeiras quem fica no setor, inclusive em quatro clássicos já realizados diante do Cruz-Maltino no período.

"Ocorre que, os REQUERIDOS, desde o início desse absurdo caos implementado por conduta abusiva dos mesmos, se limitam a simplesmente invocar a existência de uma suposta Cláusula Contratual que lhes respaldaria, após 60 (sessenta) anos, a não mais observar o histórico direito do VASCO DA GAMA, sem, no entanto, exibi-la em momento algum sob a esfarrapada e injustificável desculpa de que o Contrato e/ou a respectiva Cláusula contém disposição de confidencialidade", diz um dos trechos da ação do Vasco.

Os advogados tricolores tomaram conhecimento do pedido do Vasco e realizaram sua defesa no processo. O Tricolor considerou "absurda" a ação cruz-maltina, afirmando que tal fato não encontra embasamento jurídico.

"A pretensão do Requerente é absurda e não encontra o mais mínimo respaldo no ordenamento jurídico vigente. Isso porque, além de basear sua pretensão em um direito inexistente, o Requerente "fabrica" um periculum in mora, na clara tentativa de induzir V.Exa a erro", diz um trecho da defesa tricolor.

Neste domingo, os dois times se enfrentam no Maracanã, às 16h. Os ingressos para o lado direito (Setor Sul) estão sendo comercializados para a torcida do Fluminense. Os vascaínos devem comprar os do Setor Norte.

Houve um movimento nas redes sociais entre os vascaínos para que sejam comprados bilhetes no setor destinado aos tricolores. O Ministério Público recomendou ao GEPE que fiscalize a entrada de torcedores na arquibancada durante o clássico. O torcedor do Vasco que for identificado no lado direito será conduzido ao Juizado do Torcedor.

Entenda o caso

O Fluminense assinou um contrato de 35 anos com o Consórcio Maracanã em 2013, após a reinauguração do estádio, e alega que o documento lhe dá direito a escolher um lado fixo para seus torcedores: no caso o lado direito, agora chamado de setor sul. O Vasco se apoia na conquista do Campeonato Carioca de 1950, o primeiro da Era Maracanã. Com o título, o clube teve o opção de escolher o lado de seus torcedores. Preferiu o direito. Vice-campeão naquele ano, o Flamengo ficou com o lado esquerdo.

Depois da reabertura do estádio, Fluminense e Vasco já se enfrentaram quatro vezes no Maracanã. Todas com a nova configuração: tricolores à direita, cruz-maltinos à esquerda. Foram duas vitórias do Vasco e dois empates. O presidente Eurico Miranda, que retornou ao poder no fim de 2014, sempre deixou claro que lutaria pela retomada da tradição. Desde então começou a polêmica. No Campeonato Carioca, a Ferj alegou que os clássicos não tinham mando de campo. Assim, Flu x Vasco se enfrentaram no Engenhão.

Eurico sempre foi direto sobre esse assunto. Chegou a dizer que o Vasco não jogaria com o Fluminense no Maracanã caso os vascaínos não pudessem ficar do lado direito. ''Nem na Federação de Marte'', avisou. Como mando da partida do próximo domingo é do Tricolor, o clássico será mesmo no Maracanã. Na semana passada, a CBF chegou a anunciar torcida única. Voltou atrás dias depois por recomendação do Ministério Público.

Nesta terça, começou a rolar na internet uma campanha entre vascaínos para a compra de ingressos no lado direito. O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) promete adotar a mesma medida da decisão do estadual: não será permitida a entrada de camisas do Vasco na área do Fluminense e qualquer torcedor que se manifestar a favor do Cruz-Maltino no setor sul será retirado do estádio.

Fonte: GloboEsporte.com