Doriva é destaque em jornal italiano e fala da influência europeia em seu trabalho

Quarta-feira, 20/05/2015 - 09:38
comentário(s)

"Há um pouco da Itália na última revelação de treinadores no futebol brasileiro". É assim que um dos principais diários esportivos abre a página para Doriva. O técnico do Vasco, que fez história como primeiro treinador a vencer consecutivamente os campeonatos estaduais de São Paulo e do Rio, ganhou destaque em entrevista no Gazzeta Dello Sport. Com origens italianas na família, o jovem treinador de 42 anos lembrou os tempos de Sampdoria e citou as influências da escola europeia no seu modo de ver o jogo e de treinar suas equipes.

A lembrança de sua passagem pelo futebol italiano tirou um pouco da expressão mais tensa do treinador após o decreto do Eurico Miranda, que disse em coletiva de imprensa que o Vasco disputaria o título brasileiro da Copa do Brasil. Apesar da breve passagem pela Samp - entre 1999 e 2000 -, os ensinamentos de três treinadores se juntaram ao que aprendera com o seu mestre: o professor Telê Santana, que é como Doriva se refere ao técnico bicampeão do mundo que pediu sua contratação em 1991 - dois anos depois o jovem volante era titular num meio de campo que tinha Toninho Cerezo e Leonardo, vencendo o italiano Milan.

- Tive passagem muito boa no futebol italiano, o que serviu para um grande aprendizado. É um futebol muito tático, que dá muita ênfase à disciplina tática, à repetição. Pude vivenciar isso como jogador e foi importante para minha carreira. Hoje, agora desse lado, como treinador, tenho utilizado muitas coisas que aprendi naquela época - disse Doriva, na coletiva do Vasco.

Além dos italianos, a imprensa portuguesa também se interessa pela ascensão meteórica de Doriva - no Porto, como jogador, ele conquistou três títulos -, com pedidos de entrevista e mais informações sobre a performance do treinador. Em outra entrevista recente, ao jornal "O Globo", ele disse que pretende repetir a trajetória de jogador como treinador fora do Brasil, assumindo futuramente equipes do exterior.

Sobre Telê, Doriva lembrou que o falecido treinador o aperfeiçoou nos treinamentos para a prática de lançamentos, mostrando inclusive como se equilibrar para bater melhor na bola. No dia a dia no Vasco, Doriva é cuidadoso com seus atletas. Desde que chegou em São Januário, talvez por reflexo dos tempos, repete insistentemente jogadas de bola parada e não dá rachões - a tradicional "pelada" em vésperas de jogos.

- Telê pedia para chegar uma hora antes nos treinos. Com tanta repetição corrigia meus erros e ele dava atenção principalmente para os mais jovens. Era como um pai - lembrou Doriva, ao jornal italiano.

Antes de Eurico decretar que o Vasco tinha que dizer em entrevistas que disputa o título, Doriva disse, para a imprensa estrangeira, que gostaria de fazer nova marca histórica: comandar o primeiro time que sobe da B para a A com a conquista do Brasileirão.

- Vamos tentar alcançar as primeiras posições. Mas com os pés no chão. Depois de duas conquistas estaduais, seria bom ser o primeiro a ganhar o campeonato com uma equipe que subiu de divisão - disse Doriva



Fonte: GloboEsporte.com