Vasco inicia ano sem homem de área, e Doriva admite: 'Faz falta'

Terça-feira, 20/01/2015 - 10:08
comentário(s)

Com Thalles servindo à seleção brasileira sub-20 no Sul-Americano da categoria, o Vasco completou a primeira metade de sua pré-temporada sem contar com um atacante de área no elenco. Nada que tenha impedido o técnico Doriva de trabalhar a formação que considera ideal para o Cruz-Maltino em 2015. Tanto que Marcinho e Rafael Silva chegaram a atuar improvisados na posição durante as atividades em Pinheiral. Pelas palavras do treinador, a referência no ataque ajuda na criação das jogadas. E será utilizada em breve, seja com o retorno de Thalles após a competição internacional ou diante da contratação de outro jogador.

- Trabalhei com o Rafael Silva no Ituano e lá eu o coloquei para jogar como essa referência. Foi assim também no jogo-treino. Mas ele não é um atleta de estrutura física e isso faz falta. Se tem um jogador forte ali na frete, com esse biotipo, que mantém mais a bola, a situação muda. Não tivemos tanta penetração contra o Volta Redonda, por exemplo - citou o treinador fazendo referência ao jogo-treino do último domingo.

A chegada de mais um homem de referência para o ataque é um dos desejos da diretoria do Vasco. A principal tentativa foi sobre o uruguaio Santiago Silva, mas o Lanús não aceitou liberar o atacante. O mercado sul-americano, por seus valores mais baratos em termos salariais, é um dos alvos. Apesar do desejo, Doriva sabe que quando precisar também terá de priorizar a velocidade na frente.

- Depende da circunstância, mas é importante ter um homem de referência e também a variação. O Marcinho é um jogador versátil. Se precisarmos usá-lo mais na frente, não teremos problema.

Em Pinheiral, Marcinho treinou algumas vezes como referência no ataque, com Montoya e Rafael Silva pelas pontas, além de Bernardo na armação. Contra o Volta Redonda, Doriva fez alterações: recolocou Marcinho em sua posição original na armação, passou Bernardo para a ponta e testou Rafael Silva como homem de área.

O Vasco desembarcou em Manaus na noite da última segunda-feira. Nesta terça, o elenco treina às 19h30 (de Brasília; 17h30 no horário local) na Arena da Amazônia. O estádio será palco do triangular com Flamengo e São Paulo. O duelo contra o rival carioca será na quarta-feira. Dois dias depois, na sexta, o adversário será o time paulista.

Fonte: GloboEsporte.com