Juniores: Vasco teve 1 mês de preparação para a estreia da Copa São Paulo

Domingo, 04/01/2015 - 13:53
comentário(s)

O tão aguardado dia chegou! Após um mês de preparação, o Vasco fará neste domingo (04/01), às 16 horas, sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior. No Estádio Joaquim Moraes, em Taubaté (SP), o clube de São Januário enfrentará o Araxá, equipe que conquistou o quarto lugar na última edição do Campeonato Mineiro sub-20. A partida será transmitida para todo o Brasil pelo canal por assinatura Sportv.

Comandante do time desde a reta final de 2014, o treinador Rodney Gonçalves definiu no final da tarde do último sábado (03), no campo da ADC Ford, a escalação cruz-maltina para o primeiro jogo na Copinha. O Gigante da Colina entrará em campo com os mesmos jogadores que iniciaram o último amistoso preparatório contra o Tigres do Brasil. Richard, Márcio e Matheus Santana, que não vinham sendo titulares no início dos trabalhos, começaram jogando contra o clube mineiro.

Em 2015, o Vasco tentará conquistar a mais tradicional competição de base do país pela segunda vez. Em 1992, com uma equipe formada por Caetano, Pimentel, Alex Pinho, Leandro Ávila e Valdir Bigode, todos com passagem pelo profissional, o Machão da Gama superou todos os seus adversários e se tornou campeão nacional da categoria. A última grande campanha vascaína aconteceu em 2003. Na oportunidade, o cruz-maltino chegou até a semifinal e acabou sendo superado pelo Santo André.

Vasco já chegou a atuar na cidade de Taubaté

Sede do Grupo P da Copa São Paulo, a cidade de Taubaté não receberá o Vasco da Gama pela primeira vez nesta competição. O clube de São Januário já disputou 11 partidas no Estádio Joaquim de Moraes Filho. Em 2004, quando foi eliminado na primeira faze, o cruz-maltino empatou com o Guarany-CE (2 x 2), perdeu para o CRB-AL (0 x 1) e venceu o Taubaté-SP (4 x 1).

Quatro anos depois, em 2008, o Gigante da Colina voltou a atuar no "Joaquinzão". Dessa vez, a equipe vascaína conquistou a classificação com três vitórias: Paysandu-PA (1 x 0), Nova Aurora-MT (4 X 1) e Taubaté-SP (1 x 0). Na segunda fase, também em solo taubateano, derrota para o União São João de Araras-SP (2 x 3). O reencontro cruz-maltino com Taubaté aconteceu em 2010, também na segunda fase. Apesar de ter saído na frente, o Vasco sofreu a virada do Paulista e deu adeus ao torneio (1 x 3).

Na temporada de 2012, o time vascaíno retornou ao município do Vale do Paraíba e disputou toda a fase de classificação. Na época, o Vasco obteve duas vitórias (3 x 2 São Francisco-BA e 2 x 1 Remo-PA) e uma derrota (1 x 2 Taubaté-SP). Embora tenha triunfado nos primeiros jogos, o Machão da Gama acabou dando adeus ao torneio de maneira precoce.

Fonte: Site oficial do Vasco