Juniores: Aos 19 anos, Matheus Santana é um dos mais experientes do elenco que disputará a Copa SP

Quinta-feira, 01/01/2015 - 21:26
comentário(s)

Chamado de "velhinho" pelo treinador Rodney Gonçalves, Matheus Santana, de 19 anos, será um dos jogadores mais experientes do elenco vascaíno na próxima edição da Copa São Paulo. Natural de Aracaju, capital do Sergipe, o jovem chegou ao Gigante da Colina na temporada passada, seis anos após iniciar sua trajetória no esporte em Salvador. Embora tenha começado a tentar a sorte no futebol apenas em 2009, quando já possuía idade para atuar na categoria infantil, o meio-campo não demorou muito para brilhar.

Logo em sua segunda temporada como atleta, em 2010, Santana fez parte do elenco infantil que conquistou quatro títulos para o Bahia. Dois anos depois, em 2012, se transferiu para o Vitória e brilhou no Campeonato Baiano Sub-17. Na oportunidade, marcou 13 e terminou a competição como artilheiro. Permaneceu no rubro-negro até o início de 2014, ano que recebeu o convite para atuar no Rio de Janeiro.

- A cruz de malta é respeitada no mundo inteiro. Todos atletas possuem o desejo e o sonho de vestir essa camisa. Me senti honrado quando acertei com o Vasco. Foi o início de um sonho, que só irá ser concretizado quando eu conseguir atuar pela equipe principal. Tive boas atuações nesta temporada. Acredito que fiz bons jogos no segundo turno do Campeonato Carioca, no Torneio OPG e na Copa do Brasil. Não chegamos às finais, mas acredito que o grupo conseguiu ter atuações acima da média - disse o sergipano.

Jogador de muita força física, Matheus também se destaca pela visão de jogo e o bom passe. No segundo semestre, com a camisa cruz-maltina, Santana foi titular na maioria dos jogos que a equipe sub-20 disputou.

Apesar de classificar como positiva a reta final da temporada, o armador espera um desempenho melhor neste novo ano. De acordo com ele, quem joga no Vasco precisa sempre pensar em títulos.

- Como disse, foi um bom ano, mas está faltando aquele "chute certo", como se diz na gíria do futebol. A Copinha é uma grande chance, pois o grupo vem numa crescente satisfatória. Temos tudo para chegar na final. Espero crescer de uma vez por todas no clube neste ano de 2015. Meu grande objetivo é chegar ao time profissional do Vasco - revelou o atleta.

Ao contrário dos últimos anos, quando apostou em jogadores mais velhos, o clube de São Januário jogará a Copinha de 2015 com um elenco bastante jovem. Por conta disso, Matheus Santana terá um papel fundamental em solo paulista. Para deixar os mais jovens bem à vontade, ele precisará chamar a responsabilidade e se transformar num verdadeiro "paizão". Ao comentar o assunto, o meio-campo revelou o que espera do Vasco na principal competição de base do país.

- Os garotos que subiram são de fato diferenciados. O professor Rodney quer mesclar os mais experientes com os garotos que subiram neste ano. Temos tudo para fazer uma grande campanha. Como um dos mais velhos, vou procurar chamar a responsabilidade. Quero deixar os mais jovens bem à vontade. Só assim eles conseguirão exercer aquilo que será pedido pelo treinador - afirmou Matheus.

No próximo domingo (04/01), às 16 horas, o Vasco fará sua estreia na Copa São Paulo. O adversário na primeira rodada será o Araxá, de Minas Gerais. Três dias depois, 07, o Gigante da Colina enfrentará o Serrano, da Bahia. O último jogo cruz-maltino na fase de grupos será contra o dono da casa, o Taubaté (SP). Vale lembrar que apenas o primeiro colocado da chave conquistará a classificação.



Fonte: Site oficial do Vasco