Juniores: Lateral-esquerdo da Seleção Sub-17, Alan fala sobre sua trajetória no Vasco

Segunda-feira, 29/12/2014 - 11:33
comentário(s)

Nascido em 1998, ano mais vitorioso da história do Club de Regatas Vasco da Gama, Alan Cardoso possui apenas 16 anos de idade, mas já obteve feitos que muitos jogadores com idade superior ainda não conseguiram. Além de atuar numa das maiores equipes do futebol nacional, o lateral-esquerdo integra desde o início desta temporada o elenco da Seleção Brasileira sub-17. Para alcançar esse patamar e ser considerado uma das maiores joias da base cruz-maltina, o jovem precisou batalhar muito.

Sua trajetória de luta se iniciou em 2008, quando no primeiro semestre foi descoberto pelo Vasco. Na oportunidade, Alan chamou a atenção dos observadores ao brilhar com a camisa do Instituto Mangueira numa partida contra o Gigante da Colina. Apesar de ter ser destacado nas quadras, ele foi trazido pelo cruz-maltino para atuar nos gramados. Inicialmente, até mesmo por conta de sua habilidade, foi colocado para jogar na meia-esquerda, mas foi deslocado em pouco tempo para lateral. Nessa função, conquistou a titularidade e se tornou um dos principais nomes de sua geração.

- Fui descoberto em 2008 quando jogava na Mangueira. Um filme passou pela minha cabeça quando cheguei para treinar pela primeira vez. Parecia que era um sonho. Sou vascaíno desde pequeno e sempre tive o sonho de jogar profissionalmente pelo Vasco. Graças a Deus, consegui passar no teste e me tornei jogador do clube do meu coração. Comecei no meio-campo, mas por conta de uma necessidade do grupo passei a jogar na lateral. Hoje estou buscando realizar um dos meus grandes objetivos: atuar pelo Vasco profissionalmente - afirmou lateral.

Filho do casal Aloísio de Andrade e Maria Ariene, Alan enfrentou algumas dificuldades no início de sua trajetória em São Januário. Por morar longe do local onde eram realizados os treinamentos, ele precisava sair de casa às cinco da manhã para não perder o horário. Esses e outros contratempos, alguns inclusive de cunho financeiro, foram superados com a ajuda da família pelo jogador. Ao olhar para trás e recordar tudo que viveu, o lateral não esconde a emoção.

- Meu pai sempre foi um cara guerreiro, assim como a minha mãe. Eles sempre lutaram para dar o melhor para mim. Sempre me deram conselhos, sempre acreditaram em mim, no meu potencial. Jamais eles duvidaram que eu poderia chegar longe. Quando era mais novo cheguei a ter problemas, mas consegui superar com o apoio deles. Tudo isso eu levo para dentro de campo e uso como uma motivação a mais para vencer - relembrou o atleta.

Estudante do Colégio Vasco da Gama, o garoto de 16 anos acumula títulos com a camisa vascaína. Alan levantou taças pelo Vasco em todas as categorias que passou. Apesar de ter feito parte do elenco que conquistou a Lisboa Cup, torneio internacional realizado em Portugal no ano de 2011, o jogador considera a temporada de 2013 a mais importante de sua carreira. Neste ano, além de ser eleito o melhor jogador do Rio de Janeiro em sua posição, ele conquistou com o time infantil a Taça Guanabara, a Copa da Amizade Brasil-Japão e o Campeonato Carioca.

- Só tenho que agradecer ao Vasco pelos momentos que passei. Vivi experiências maravilhosas, chegando inclusive a disputar campeonatos fora do país. São momentos que vou levar para a minha vida toda. Ganhei muitos títulos, mas o ano passado foi o mais marcante da minha carreira, pois consegui conquistar três títulos importantes para o Vasco - disse Alan.

Veloz e habilidoso, o camisa 6 vestiu a camisa amarelinha pela primeira vez no início deste ano e não decepcionou. A maior prova disso foi a presença de seu nome na primeira lista de convocados do treinador Caio Zanardi para 2015. Por falar em ano novo, ele começará diferente para a promessa cruz-maltina. Ao lado de Andrey, Evander e Mateus Pet, Alan fará parte do grupo que disputará em janeiro a Copa São Paulo. Com sorriso no rosto, o lateral comemorou os últimos acontecimentos de sua carreira.

- A felicidade foi grande quando fui convocado pela primeira vez. Minha família ficou muito feliz. Foi um sonho realizado. Consegui ir bem nos jogos que joguei lá. Espero receber outras oportunidades e representar o meu país da melhor maneira possível. Na Copa São Paulo, apesar de ser um dos mais novos, vou procurar ajudar a equipe. Espero poder fazer uma excelente Copinha - declarou o jogador, que assinou seu primeiro contrato profissional, com validade até 2017, neste ano de 2014.

MAIS SOBRE ALAN CARDOSO

Nome Completo: Alan Cardoso de Andrade

Data de Nascimento: 05/01/1998

Local de Nascimento: Rio de Janeiro (RJ)

Posição: Lateral-Esquerdo

Categorias: Sub-17 e Sub-20

Inspiração: "Meu pai"

Sonho: "Chegar ao profissional"

Frase: "Mas se você quer conquistar o mundo, acredite em você porque Deus já te deu tudo o que você precisa para vencer".



Fonte: Site oficial do Vasco