Futsal: Sorocaba, de Falcão, e Vasco negam rumores de parceira para 2015

Quinta-feira, 04/12/2014 - 22:13
comentário(s)

A falta de um local adequado para mandar os seus jogos tem gerado muitas especulações sobre o futuro do Sorocaba na cidade onde o clube foi fundado, no início deste ano. Um dos interessados em abrigar a equipe sorocabana enquanto o seu ginásio não fica pronto é o Vasco, campeão da Liga Futsal em 2000 e atualmente sem equipe adulta. Após a eleição de Eurico Miranda, pessoas ligadas ao departamento de futsal cruz-maltino procuraram o clube paulista oferecendo uma parceria. O Sorocaba se mudaria para o Rio e passaria a utilizar a marca Vasco. Com isso, Falcão, o melhor jogador de todos os tempos, atuaria com a camisa vascaína. O Sorocaba nega ter recebido proposta do Vasco, e classifica o episódio como mera especulação. A diretoria vascaína também evitou admitir o interesse, embora o boato tenha surgido com força na última semana nos bastidores do futsal. O Sorocaba disputa a final da Liga Futsal na próxima segunda-feira, contra o Orlândia, em Uberlândia (MG).

- Por enquanto, posso lhe garantir que não tem nada, só especulação. Às vezes os boatos viram verdade e seria muito bom que assim fosse com essa informação - afirmou Eurico Ângelo Miranda, filho de Eurico e um de seus assessores na presidência.

Os problemas do Sorocaba começaram em fevereiro. Durante uma chuva de verão, a cobertura de arena que estava sendo construída para abrigar a equipe desabou, atrasando o cronograma das obras. Com isso, o time do craque Falcão passou toda a temporada sem poder atuar em sua casa, mandando partidas no ginásio Éden, em Sorocaba, e no Agostinho Fávaro, em Paulinia.

Desde então, muitas prefeituras têm procurado o clube apresentando propostas de mudança. O Vasco surgiu nas últimas semanas, após a eleição de Eurico Miranda à presidência. Segundo Euriquinho, o clube planeja voltar às atividades no futsal adulto, embora o seu ginásio não possa abrigar partidas oficiais, por ter medidas de quadra abaixo do limite mínimo estabelecido pela Fifa. O local, inclusive, começará a ser reformado no início de 2015 para receber as categorias de base do futsal, treinamento da equipe adulta e o basquete vascaíno, que também deverá ser reativado.

- Sempre tivemos a intenção de voltar com o futsal adulto, mas para isso vários fatores têm que acontecer. A reforma do ginásio independe dessa volta. Ele vai ser reformado de qualquer jeito. Nossa ideia é começarmos a recuperá-lo a partir do início do ano que vem. Estamos para lançar uma campanha de financiamento coletivo para levantarmos recursos junto aos torcedores - revelou Euriquinho.

Apesar dos rumores, o Sorocaba nega ter recebido proposta do Vasco. De acordo com o presidente do clube, Fellipe Drommond, a intenção é permanecer em Sorocaba no ano que vem, mesmo sem o seu ginásio pronto no primeiro semestre.

- Sempre há muitas sondagens nesse sentido. Já fomos procurados por Barueri e Jaraguá do Sul, mas digo que não há chance de saíramos de Sorocaba no momento, mesmo porque temos uma parceria muito satisfatória com a prefeitura. A previsão é que tenhamos o nosso ginásio a partir do segundo semestre do ano que vem - comentou.

Vitorioso na primeira partida da final da Liga Futsal, o Sorocaba faz o segundo jogo da decisão na próxima segunda-feira, às 19h, em Uberlândia (MG), com transmissão ao vivo do SporTV e tempo real no SporTV.com. Para tirar o título da equipe do craque Falcão, o Orlândia precisa vencer no tempo normal para forçar a prorrogação. No tempo extra, a vantagem do empate é da equipe orlandina, que somou mais pontos ao longo de toda a competição.

Fonte: GloboEsporte.com