Juniores: Vasco empata com Botafogo e segue na briga no Torneio OPG: 1 a 1

Quarta-feira, 12/11/2014 - 22:10
comentário(s)

Ficou para a última rodada a definição do classificado do Grupo E para a decisão do Torneio Otávio Pinto Guimarães. No Centro de Formação Trops, em Várzea das Moças, Niterói, o sub-20 vascaíno encarou o Botafogo e por pouco não conseguiu conquistar três pontos. Apesar de ter desempenhado um bom futebol no segundo tempo, a equipe de São Januário empatou em 1 a 1 com o alvinegro. O único tento cruz-maltino no clássico foi anotado pelo atacante Renato Kayser, no início da etapa final.

Com o resultado, o Gigante da Colina chegou aos oitos pontos e se manteve na briga por um lugar na grande final. O time dirigido pelo ídolo Aguinaldo Sorato ocupa a terceira colocação do grupo, porém possui o mesmo número de pontos dos rivais Botafogo e Fluminense. Os adversários ocupam um posto mais alto na tabela devido aos critérios de desempate. Fora de casa, no próximo sábado (15), às 16 horas, o Vasco fecha sua participação na segunda fase contra o Nova Iguaçu.

O JOGO

Querendo o triunfo para carimbar sua ida para a final, o Botafogo adotou a estratégia de pressionar o Vasco nos primeiros minutos. Com uma linha de marcação "alta", a equipe de General Severiano não demorou muito para inaugurar o marcador. Logo aos cinco minutos, o clube da casa aproveitou um vacilo da retaguarda cruz-maltina e balançou as redes, fazendo a alegria dos presentes no CEFAT. O alvinegro seguiu pressionando e só não ampliou sua vantagem devido algumas boas intervenções do goleiro Gabriel Félix. O arqueiro chegou a contar com a ajuda da trave numa das chegadas do time da Estrela Solitária.

O rendimento do clube de São Januário só melhorou após a parada técnica, quando os atletas ouviram atentamente as orientações do treinador Aguinaldo Sorato e passaram a sair um pouco mais para o jogo. Apesar de se fazer mais presente no campo de ataque, o Vasco não criou muitas jogadas de perigo. O camisa 1 da equipe rival só trabalhou quando Guilherme Costa fez boa jogada na ponta direita e cruzou na medida para Lucas Barboza. O camisa 5 cabeceou com força, mas não conseguiu impedir que o primeiro tempo terminasse com um placar favorável ao Botafogo.

Na etapa final, a postura vascaína foi outra nos minutos iniciais. Sabendo que a derrota significaria a eliminação do Torneio OPG, o almirante se tornou mais ofensivo. Aos oito minutos, Bruno Cosendey cobrou falta e viu o goleiro espalmar a redonda nos pés de Lucas Barboza. Livre na grande área, o volante demonstrou oportunismo e colocou a bola no fundo do barbante, mas viu seu tento ser anulado pelo trio de arbitragem. Logo na sequência, Márcio escapou pelo lado esquerdo e colocou Renato Kayser em boa condição. De cabeça, o camisa 9 deslocou o arqueiro alvinegro e empatou a partida.

O gol empolgou o Gigante da Colina, mas também acordou o Botafogo, que passou a se comportar melhor defensivamente. Após alguns minutos sem muita emoção, a partida voltou a esquentar na derradeira metade do segundo tempo, momentos depois do árbitro expulsar um jogador de cada lado. Com Yago e Arlen, pelo lado direito, e Márcio, pelo lado esquerdo, o clube de São Januário infernizou a defesa alvinegra, mas só foi levar perigo novamente aos 45 minutos. Guilherme Costa assustou através de uma cobrança de falta. O clube da casa também tentou com bolas aéreas, porém não obteve sucesso.

Escalação do Vasco: Gabriel Félix, Arlen, Fábio, Ítalo (Venício) e Márcio; Jonatas Paulista, Lucas Barboza (Caio Monteiro), Bruno Cosendey e Guilherme Costa; Yago e Reato Kayser (Richard). Treinador: Aguinaldo Sorato.

Lista de jogos do Vasco na segunda fase do Torneio OPG:

18/10/2014- Fluminense 1 x 0 Vasco- CT de Xerém
25/10/2014- Vasco 1 x 0 Botafogo- CT de Itaguaí- Guilherme Costa
01/11/2014- Vasco 1 x 0 Nova Iguaçu- CT de Itaguaí- Henrique
08/11/2014- Vasco 3 x 3 Fluminense- CT de Itaguaí- Yago, Bruno Cosendey e Guilherme Costa
12/11/2014- Botafogo 1 x 1 Vasco - CEFAT- Renato Kayser
15/11/2014- Nova Iguaçu x Vasco- CT Nova Iguaçu



Fonte: Site oficial do Vasco