Colunista conta bastidores da transferência de Dedé do Vasco para o Cruzeiro

Segunda-feira, 20/10/2014 - 18:41
comentário(s)

Acreditar na mídia festiva, nos amigos mais próximos. No empresário. Na família. Ser tratado como um jogador melhor do que realmente é. Esse foi a tentação de Dedé. O zagueiro estava descontrolado emocionalmente desde o ano passado. O vigoroso beque que estourou no Vasco e fez Corinthians e Cruzeiro duelarem por ele estava abalado.

Se sentia o homem mais injustiçado da terra. Era tratado como 'Mito' pela imprensa carioca nos tempos de Vasco, era esquecido pela Seleção. Como Felipão teve a coragem de não convocá-lo para a Copa das Confederações? Foi além. O deixando de fora do Mundial. E agora Dunga vai pelo mesmo caminho e o despreza. O que o mundo tem contra Dedé?

Nada. Apenas é um jogador com bom potencial que acreditou no que ouviu dos jornalistas. E parou de progredir porque já se considerava uma mistura de Domingos da Guia com Luís Pereira. Parte da mídia carioca continua agindo como há 50 anos. Tentando de qualquer maneira 'vender os jogos'. Transformar à força jogadores em ídolos. Para vender jornal, ter mais audiência nos rádios e tevês. Seguem a moda antiga dos argentinos de apelidar os atletas.

E Dedé foi batizado de Mito. Mundialmente quem foi conhecido como O Mito? Michael Jordan, o principal jogador da história do basquete em todos os tempos. A comparação nasceu nasceu na pouca semelhança física com Jordan. Mas para entusiasmar os torcedores vascaínos o apelido pegou. A partir daí, Anderson Vital da Silva não foi mais o mesmo.

Não bastava apenas ser o zagueiro viril, ágil, rápido nos botes. Ele começou a querer enfeitar as jogadas simples. Viu que estava no caminho certo quando alguns setores do Vasco e da mídia ficaram revoltados. Quando não foi escolhido como melhor zagueiro do Brasileiro de 2010, perdeu para Alex Silva. Se todos estavam descontentes, ele também ficou.

Era tratado como um príncipe em São Januário, mesmo com as dívidas se acumulando. Roberto Dinamite precisava de dinheiro para parar de atrasar salários. Tentar dar as mínimas condições até de higiene para os meninos da base. Sua certeza era que conseguiria ganhar muitos milhões de euros vendendo Dedé para o Exterior. Foi aí que bateu a realidade.

Empresários vividos não caíram no conto de alguns empolgados jornalistas cariocas. O apelido absurdo de Mito não os convenceu a levá-los ao Real Madrid, Bayern, Chelsea, Barcelona. Nem mesmo equipes médias europeias se interessaram. A análise é que ele é um zagueiro voluntarioso, com alguma qualidade técnica. Ponto final. Outra decepção para Anderson, que acreditava piamente ser melhor do que é.

1sitevasco O maior erro de Dedé: acreditar que é um mito. Por isso tanta frustração. Basta se aceitar como bom zagueiro que é. Chega de narcisismo. Será o melhor para o Cruzeiro e para sua carreira...

Para o mercado nacional, ele tem potencial para ficar em clubes de ponta. O Corinthians o teve nas mãos. Conseguiu a prioridade, mas perdeu tempo pechinchando. Tentando empurrar jogadores que não usava ao Vasco. Dinamite se cansou e decidiu vendê-lo ao Cruzeiro, que acenava com R$ 14 milhões.

Dedé teve uma recepção incrível dos torcedores no aeroporto de Belo Horizonte. Ouviu o coro que tanto gosta: "Mito, Mito, Mito". Chegou e se encaixou no competitivo time montado por Marcelo Oliveira. Teve um desempenho muito bom, firme no título brasileiro do ano passado. Mas emocionalmente já ficou abalado por não ter jogado a Copa das Confederações.

Viu o Brasil ser campeão. Sabia que suas chances de Copa diminuíam muito. E sua desconfiança se tornou realidade ao ser deixado de lado. Não quis romper definitivamente os elos com Felipão, com a Seleção. Postou uma mensagem simpática. "Apesar de não ter ido estou muito feliz por tudo! Agora é torce muito porque sou brasileiro com muito orgulho e além disso tenho grandes amigos que foram convocados!! Desejo boa sorte pra todos vcs e que Deus abençoe muito vcs nesta copa tamu junto!"

Só que em Belo Horizonte, repórteres que cobrem o Cruzeiro sabiam. Ele estava arrasado. Este ano seu futebol perdeu qualidade. Foi mal na Libertadores. E perdeu parte da confiança por ter ficado de fora da Seleção, não despertar o interesse de outros clubes. Muito bem na Toca da Raposa, ele queria ao menos ser procurado por outras equipes. Sem a autoestima dos tempos de Vasco, vem fazendo um Brasileiro irregular.

1dedecontragazetapress O maior erro de Dedé: acreditar que é um mito. Por isso tanta frustração. Basta se aceitar como bom zagueiro que é. Chega de narcisismo. Será o melhor para o Cruzeiro e para sua carreira...

O ponto baixo foi o gol contra que marcou a favor do Flamengo no Maracanã. "Errei. Mas vou me recuperar. Vou fazer dois gols e virar essa partida." Prometeu algo absurdo para um zagueiro no intervalo do jogo. Não conseguiu. E ainda foi mal na etapa final. O placar foi de 3 a 0 para o time de Luxemburgo.

Marcelo Oliveira teve uma conversa séria com Dedé. Mostrou toda a confiança que o treinador, o time e a diretoria tinha nele. Apesar de muitas críticas, o técnico garantiu que não o tiraria da equipe. Acreditava nele. Essa postura foi um banho de ânimo para Dedé. Os companheiros cruzeirenses também o cercaram de carinho, fé. O zagueiro chorou e disse que recompensaria a todos jogando como antes.

Por isso toda a emoção quando marcou o gol importantíssimo ontem Salvador. Decretou a conquista de três pontos contra o Vitória. Fez o Cruzeiro abrir sete pontos do segundo colocado, o São Paulo, faltando nove rodadas para o fim do Brasileiro. O peixinho que deu aos 39 minutos do segundo tempo trouxe alívio. Ao clube que busca o bicampeonato seguido. E para o zagueiro. Ele acredita que além de jogar bem tem de marcar gols.

Ele é muito querido pelo time. E sentiu o quanto ao entrar no vestiário cruzeirense no Barradão. Foi aplaudido, abraçado, beijado. E ouviu o coro que o fascina. "Mito, mito, mito."

Aos 26 anos, que Dedé tenha um pouco de maturidade. Esqueça a supervalorização com que foi tratado pela mídia carioca. E jogue o seu futebol competitivo, raçudo, vigoroso. É um ótimo zagueiro para o mercado nacional. E isso já é um grande diferencial. Vai garantir muito dinheiro, fama. Títulos. O atleta não pode se deixar enganar pela admiração artificial da mídia, de assessores, de torcedores.

Dedé tem de olhar sem ego para o espelho. Ter a coragem de não acreditar no que ouve. Seu futebol é ótimo para o futebol brasileiro, mercados periféricos como o árabe ou chinês. Titular absoluto do Cruzeiro. E precisa ter muito orgulho disso. Não é Mito, nunca será. E nem precisa ser...

Fonte: Blog Cosme Rímoli - R7