Joel para jogadores: 'Futebol é resultado, agora a responsabilidade é toda de vocês'

Sábado, 18/10/2014 - 08:40
comentário(s)

O Vasco segue na caça à liderança da Série B, enfrenta o Santa Cruz hoje, às 16h10, na Arena Pernambuco, podendo novamente chegar ao topo, mas os problemas internos são motivo para uma caçada ainda mais ferrenha. O vazamento de novos vídeos do técnico Joel Santana dando uma preleção abriu uma crise sem precedentes. A diretoria prometeu punição e busca o autor.

Na frente das câmeras, Joel minimizou o episódio — já foram quatro vídeos compartilhados em aplicativos de bate-papo — e encarnou o personagem dos comerciais de tevê, levando na brincadeira. No entanto, em reunião fechada com os jogadores antes do treino de ontem, o comandante disse que teve a confiança traída e jogou a responsabilidade das vitórias e da classificação para a Série A para os atletas.

“Estou chateado. Mas tenho muito tempo de bola e isso não vai me aborrecer. Vou minimizar, revertam isso daí, futebol é resultado, agora a responsabilidade é toda de vocês”, afirmou o treinador, no papo que durou quarenta minutos no campo de São Januário.

Assim que subiu para o treino, Joel conversou com o assessor do clube e depois com o diretor Rodrigo Caetano. Os atletas e a comissão técnica foram chamados para uma reunião de emergência. O dirigente pediu que o autor do vídeo se apresentasse mas ninguém o fez. Caetano, então, sugeriu uma confissão a sós posteriormente, que também não aconteceu.

Os principais líderes do grupo pediram a palavra. Primeiro, o goleiro Martín Silva disse que foi um atleta que fez a brincadeira, mas que todos terão que pagar, e exaltou a qualidade do grupo. “Esse aí que está fora do padrão. Não é o grupo”, disse. O zagueiro Rodrigo e o atacante Kleber deram apoio ao treinador e disseram que o Vasco precisa dele. Guiñazu se exaltou e gesticulou, lamentando a atitude que expôs a privacidade do elenco.

Depois da longa conversa, Joel se afastou dos jogadores e foi falar a sós com o auxiliar Marcelo Salles. O zagueiro Rodrigo foi até o treinador dar mais uma força. Mas o golpe foi forte. E a reação também. Agora, a cobrança está em cima dos atletas.

Joel usa marketing para abafar crise

Antes de Joel Santana fazer marketing da própria exposição, o diretor executivo Rodrigo Caetano disse que a diretoria do Vasco vai rever as regras internas, podendo até proibir celulares na preleção, e que o autor do vídeo, se encontrado, será punido.

— É um fato que foge dos padrões e das normas, e eles serão punidos se a gente identificar o autor. Se isso não ocorrer, não vou mudar uma virgula no meu procedimento, pelo contrário, vou aumentar. É importante o autor, mas ainda mais o fato. Se não tiver um punido, talvez venha a punir o grupo todo — disse Caetano, passando a palavra ao treinador.

Quando entrou na sala de imprensa, Joel ainda estava com olhar assustado. Ao sentar-se em frente aos microfones, deixou o senhor de 65 anos para dar lugar ao personagem de comercial. Após responder uma pergunta sobre o adversário, foi direto ao assunto com humor teatral.

— Não estou aborrecido com nada. Agora serei obrigado a vender preleção. Qualquer hora convido vocês. Não falei nada demais — minimizou, procurando sempre uma expressão em inglês para descontrair.

Quando falou sério, Joel deixou claro que absorveria o impacto para não prejudicar o trabalho desenvolvido.

— O poder é o poder. Quando se ataca, tem que saber se conduzir diante da opinião pública. Vão ouvir, ler, não posso ser destemperado, dar soco na mesa, não. Falta um mês e meio para a torcida e o clube chegarem lá. Tenho um compromisso moral. Não posso me descontrolar. Tem que saber governar. Vou ser sempre alegre e feliz. Isso vai vender. Vai valer uma nota a preleção — encerrou.

Edmílson será titular

Na ausência de Kleber, suspenso, o técnico Joel Santana confirmou que Edmílson será o substituto no ataque do Vasco, ao lado de Thalles. No meio-campo, a volta de Douglas é quase certa. O meia treinou normalmente após se ausentar por conta de um acidente doméstico — um livro atingiu seu olho — mas caso não comece o jogo, Maxi Rodriguez entra.

O restante da equipe será mantido, apenas com a volta de Martín Silva ao gol no lugar de Jordi e de Guiñazu na cabeça de área com Fabricio e Pedro Ken ao seu lado. Joel tem como opções ofensivas para o decorrer da partida Dakson, Lucas Crispim e Montoya, que tem entrado.

O Santa Cruz, que chegou a fazer uma paralisação por conta de salários atrasados, retomou os treinamentos ontem e encerrou os protestos antes de enfrentar o Vasco. Os jogadores, no entanto, adotaram lei do silêncio e não falaram sobre o tema.

Fonte: Extra Online