Beach Soccer: Júnior Negão faz balanço de seu trabalho no Vasco

Sexta-feira, 17/10/2014 - 19:21
comentário(s)

Um dos maiores campeões de futebol de areia do Brasil e do mundo, Júnior Negão coordena o esporte no Vasco desde 2010, fazendo com que o clube se tornasse o maior campeão de Beach Soccer no Brasil e uma referência entre os times da modalidade. Dentre o seu vitorioso currículo, estão os títulos como jogador do bicampeonato Carioca pelo Gigante da Colina (1999 e 2003), tricampeão da Copa Mercosul, heptacampeão da Copa América, eneacampeão da Copa Latina, eneacampeão da Copa do Mundo de Futebol de Areia e Decampeão do Mundialito de Futebol de Areiar, fora os inúmeros títulos como treinador da Seleção Brasileira: Copa das Nações, Copa América, Jogos Sul-Americanos, entre outros.

Como coordenador técnico no Vasco, Júnior Negão já conquistou vários títulos importantíssimos pelo time de São Januário, como a Copa do Brasil de Beach Soccer (2012 e 2014), o Mundialito de Clubes (2011) e o Circuito Brasileiro de Futebol de Areia.

No último fim de semana, no comando do time cruz-maltino e ao lado de feras como Jorginho e Betinho, o Vasco da Gama conquistou o Circuito Brasileiro de Clubes de Futebol de Areia. Feliz com mais uma conquista, o coordenador técnico falou com exclusividade ao site oficial e destacou os pontos que fazem o Gigante da Colina ser a maior referência da modalidade no Brasil atualmente.

Site Oficial do Vasco: Como você avalia a participação do Vasco no Circuito Brasileiro?

Júnior Negão: - Foi ótimo, né? Ganhamos três etapas, na outra ficamos em terceiro. É o que sempre falo, entre os clubes, o Vasco é pioneiro, o clube mais vitorioso do mundo. E cada dia vai revelando mais jogadores. O Beach Soccer brasileiro vem mal, infelizmente. Nas duas últimas Copas do Mundo, o Brasil não ganhou, porque não tinha uma renovação. Acho que hoje, principalmente pelo Vasco, tem aproximadamente uns nove jovens jogadores, que hoje jogam na seleção. Então, acho que mais do que nunca, o Beach Soccer brasileiro tem muito que agradecer ao Vasco, pelo que o Vasco tem feito.

Podemos dizer que o Vasco possui o melhor time do Brasil na atualidade?

- A gente tem uma estrutura, né? É um time profissional, treina todos os dias, tem uma boa estrutura de treinamentos. Os garotos vão crescendo, quando a temporada para aqui, eles vão jogar na Europa, no verão de lá, eles vão conseguindo desenvolver. Tem também o projeto da Marinha, que estamos tentando finalizar, o Vasco Marinha. Hoje o Vasco tem dez jogadores que recebem da Marinha. Tudo isso contribui para o Vasco estar na frente dos outros. O Vasco é bastante profissional, sério, e o resultado é esse, o Vasco vem ganhando todos os torneios.

E o resultado de tanto trabalho é ver o Vasco ganhando tudo que disputa...

- Aqui é um trabalho profissional, mas além de tudo, eu sou Vasco. Eu fico feliz, porque quando lá atrás, em 2009, eu vim aqui pedir ajuda ao Roberto, pois a gente praticamente não tinha nada. E eles acreditaram, confiaram em mim, e eu nunca decepcionei. Sempre prometi trabalho e jamais deixo o nome do Vasco para baixo, só exalto. Acho que um dos grandes fortes do Vasco atualmente é no quesito do Beach Soccer, que só traz alegria. É uma coisa que a gente tá sempre ganhando. O mais importante é isso, o trabalho, a seriedade que nós temos, e a gente tá conseguindo manter isso.

Como está a preparação do Vasco para o Mundialito?

- A preparação está boa, é só a gente manter essa base e treinar. Ganhamos o primeiro e ficamos em terceiro no segundo e no terceiro Mundialito. A gente tem que voltar a ser campeão. Estamos com um bom time, uma garotada renovada, temos os mais velhos, Jorginho e Betinho. Estamos bem encaixados. Nossa meta hoje é voltar a vencer.

O Vasco hoje serve de base para a Seleção Brasileira?

- A base do esporte hoje tá passando pelo Vasco. Não só pelo Vasco ser vitorioso, mas pelo fato de o Vasco estar revelando esses talentos, jogadores com muita capacidade.

E qual é o recado que você deixa para a torcida vascaína que tanto admira o Beach Soccer vascaíno?

- Só tenho a agradecer o carinho da torcida. E no Mundial de Clubes a gente espera a torcida lá em Copacabana para prestigiar a gente.



Fonte: Site oficial do Vasco