Relembre as outras passagens de Joel Santana como técnico do Vasco

Segunda-feira, 08/09/2014 - 19:49
comentário(s)

Joel Santana pela quinta vez chegou ao Vasco para comandar o time. A trajetória, iniciada em 1986, é recheada de títulos. Foram dois do Campeonato Carioca, um da Mercosul e um do Brasileirão. Contudo, o treinador também já passou por momentos complicados. Em 1987, desabafou contra os dirigentes após a conquista da Taça Guanabara de 1987, sua primeira pelo clube. Em 2005, encerrou sua última passagem após a eliminação da Copa do Brasil para o Baraúnas, em São Januário.

Retorna agora, aos 65 anos, para comandar a equipe em um momento de crise. O antecessor, Adilson Batista, deixou o cargo após sofrer goleada em casa por 5 a 0 para o Avaí, pela Série B. Três dias depois, o time perdeu por 2 a 1 para o ABC e saiu da Copa do Brasil. A estreia de Joel será nesta terça-feira, às 19h30, diante do Luverdense, em São Januário.

Relembre abaixo momentos das quatro passagens de Joel pelo Vasco:

PRIMEIRO TROFÉU

O primeiro troféu de Joel Santana como treinador no futebol carioca foi conquistado no Vasco. Sua primeira passagem por São Januário começou em 1986. No ano seguinte, o time faturou a Taça Guanabara após empate sem gols com o Flamengo. Contudo, em vez de ir para o campo comemorar, o treinador preferiu assistir a tudo sentado do banco de reservas, magoado com alguns dirigentes.

DESABAFO

A mágoa de Joel Santana após o título da Taça Guanabara de 1987 foi tema de uma entrevista do treinador no dia seguinte ao título. O técnico reiterou que estava magoado com algumas críticas recebidas, mas não falou mais em tom de deixar o clube. O treinador estava com os filhos no colo, todos com a faixa de campeão da Taça Guanabara de 1987. Joel, no entanto, não ficou até o fim do Estadual. Lazaroni foi o comandante do título carioca.

RETORNO TRIUNFAL

O retorno a São Januário foi em 1992. Logo de cara, levou o Vasco ao título estadual de forma invicta. A competição teve o estádio do Vasco como palco principal, já que o Maracanã estava fechado para obras. O título cruz-maltino veio após vitória contra o Bangu. Joel foi carregado nos ombros pelos torcedores, que tomaram conta do gramado após o apito final do árbitro.

SÓ SORRISO

Joel iniciou a temporada de 1993 também à frente do Vasco e levou o time ao bicampeonato do Carioca. Logo após a conquista, vencida diante do Fluminense, o treinador não sabia se continuaria no clube. Porém, mesmo com o futuro incerto, já projetava a participação da equipe no Torneio Rio-São Paulo daquele ano. Quem também estava perto de deixar o Vasco era o meia Bismarck, com propostas do futebol japonês.

ATÉ BREVE

Sem ter o aumento pretendido, Joel Santana decidiu deixar o Vasco após o bicampeonato estadual de 1993. O treinador se despediu dos jogadores no centro do gramado de São Januário. Fez rápido discurso, cumprimentou um a um e foi muito aplaudido. No fim, concedeu entrevista de forma descontraída, na qual falou: "Não é um até logo, é um até breve".

VIRADA HISTÓRICA

O "até breve" não foi tão breve assim. Joel Santana voltou apenas no fim de 2000 ao Vasco, substituindo Oswaldo de Oliveira. Foi ele quem comandou o time cruz-maltino na histórica vitória por 4 a 3 de virada diante do Palmeiras, em São Paulo, na decisão da Copa Mercosul. A equipe carioca foi para o intervalo perdendo por 3 a 0 e, mesmo com um a menos, virou na segunda etapa.

ÚLTIMO TÍTULO

Um mês depois, lá estava Joel Santana dando outra volta olímpica, sua última pelo Vasco. Desta vez na decisão do Campeonato Brasileiro de 2000, que foi realizada apenas em janeiro de 2001, diante do São Caetano. O Cruz-Maltino venceu por 3 a 1 no Maracanã e faturou seu tetracampeonato brasileiro. A partida, que chegou a ser iniciada em dezembro de 2000, foi interrompida por causa da queda do alambrado de São Januário.

ÚLTIMO ADEUS

A última passagem de Joel Santana pelo Vasco foi a única sem dar volta olímpica. Dirigiu a equipe entre 2004 e 2005. Chegou à semifinal da Taça Rio de 2005, perdendo nos pênaltis para o Fluminense. Deixou o clube após a vexatória eliminação da Copa do Brasil em São Januário ao perder por 3 a 0 para o Baraúnas-RN.

Fonte: GloboEsporte.com