Basquete: 'Temos 70% de chances de disputar o Estadual', afirma o diretor Francisco Vilanova

Quinta-feira, 07/08/2014 - 23:28
comentário(s)

Depois de um Campeonato Estadual Masculino de Basquete disputado apenas por Flamengo (campeão pelo nono ano seguido), Macaé e Campos, em 2013, a Federação do Rio abriu as inscrições para o Estadual de 2014. O prazo termina no próximo dia 15, e até o momento, só se inscreveram o favorito Flamengo, em busca do décimo título, igualando a sequência entre 1951 e 1960, e o Macaé.

— O Estadual deverá começar em meados de setembro, indo até o fim de outubro, com o cuidado de não prejudicar as participações do Flamengo no Mundial de Clubes (setembro, no Rio) e em amistosos com equipes da NBA, nos EUA — afirmou o presidente da Fberj, Álvaro Lionides, ciente também de que o NBB deverá começar em novembro e que por isso, o Estadual tem que terminar antes.

Dominante no esporte das cestas, o Flamengo é o atual tricampeão do NBB (liga Novo Basquete Brasil), campeão da Liga das Américas e eneacampeão (campeão por nove anos seguidos) do Estadual. Em setembro, no Maracanãzinho, vai enfrentar o time israelense do Maccabi Tel Aviv, e em outrubro, irá aos EUA para fazer amistosos com três times da NBA: Phoenix Suns, 8 de outubro; Orlando Magic, 15 de outubro; e Memphis Grizzlies, 17 de outubro.

Segundo Lionides, no Estadual também são esperadas as inscrições de clubes como Abig/Jequiá, Botafogo, Campos, Tijuca e Vasco, que voltou recentemente ao adulto após sete anos e foi campeão do Torneio Carioca no mês de julho.

— Ano passado, tivemos três times, mas aguardamos mais equipes este ano — antecipou o presidente Lionides.

No Vasco, o título do Torneio Carioca parece ter reanimado a diretoria, mesmo em meio à corrida eleitoral. Segundo o diretor de basquete Francisco Vilanova, o clube está em conversações com possíveis patrocinadores e com atletas que possam querer integrar o elenco de São Januário, cuja base será formada por Marcellus, Diego, Bruninho e Ricardinho.

— Semana que vem vou falar com o presidente Roberto Dinamite e com o vice Antônio Peralta, mas temos 70% de chances de disputar o Estadual — disse Vilanova. — Vamos montar uma equipe, não à altura do Flamengo, que está investindo muito alto. Não sei de quanto seria o nosso investimento, mas queremos manter nossa base e corer atrás de outros jogadores. O técnico será Christiano Pereira, que vai estar com a seleção brasileira de três contra três (torneio de trincas), nas Olimpíadas da Juventude, em Nanquim, na China. Enquanto ele estiver lá, o Luís Brasília ficará em seu lugar.

Uma força no basquete no fim dos anos 90, quando foi bicampeão brasileiro, bi da Liga Sul-Americana e bi do Sul-Americano, o Vasco estava afastado das competições adultas desde 2007. A festa da torcida pela conquista do título do Torneio Carioca acabou surpreendendo a própria diretoria.

— A torcida lotou o ginásio do Municipal (local da final com o Macaé). Nossa ideia é a de reformar o basquete agora para fazer algo ainda melhor no ano que vem. Não podemos deixar que esta chama se apague. A torcida deu um apoio muito grande e aclamou os jogadores quando eles deram a volta olímpica em São Januário, antes do jogo de futebol com o Paraná — afirmou Vilanova, acreditando que qualquer que seja o candidato vencedor nas eleições de novembro tocará o projeto. — Acredito que o candidato vencedor, qualquer que seja, vá continuar com essa retomada, porque, depois do futebol, o basquete é o segundo esporte preferido da nossa torcida.

Fonte: O Globo Online