Remo: Vaval lamenta campanha do Vasco no Estadual

Terça-feira, 05/08/2014 - 00:31
comentário(s)

Oswaldo Kuster Neto, o Vaval, está bem próximo de inserir mais um título em sua imensa galeria no Vasco da Gama. Com 49 anos – 34 deles como remador do Vasco, único clube que defendeu – e ainda tendo um grande desempenho na água – tanto que devido à carência de atletas do Vasco nos últimos chegou a disputar algumas provas da categoria sênior A -, ele está prestes a conquistar o Campeonato Estadual da categoria Master, que seria o segundo consecutivo do Vasco.

Ele participou das três provas masculinas de Master disputadas neste ano, vencendo o double skiff “D” (ao lado de Benilton Alves Barbosa), média de idade de 50 anos; o four skiff “E” (ao lado de Benilton, Paschoal Chrispim e Jorge Sahione Neto), média de 55 anos; e ficando em segundo lugar no oito com timoneiro “C” (média de 43 anos). Como remador sênior, ele foi campeão Estadual e Brasileiro por diversas oportunidades pelo Vasco, e como Master segue sua trajetória de vitórias, também servindo como exemplo na garagem aos jovens vascaínos das categorias de base.

Com 36 pontos, o Vasco está quinze à frente do Flamengo no Estadual Master deste ano. Restando duas provas, ao Vasco basta um segundo lugar em apenas uma delas (quatro sem timoneiro “B”, média de 36 anos, e four skiff “D”, média de 50) para assegurar o bicampeonato. Após a vitória no four skiff “E” neste domingo (03/08), pela quarta regata do Estadual, o Blog CRVG – Em Todos os Esportes teve a honra de conversa com Vaval, que, para variar, foi o voga e comandou a guarnição rumo à vitória. Ele não deixou de lamentar a situação em que se encontra o remo do Vasco, consolidado como terceira força do estado do Rio de Janeiro e não chegando nem perto das principais conquistas, mas fez questão de comemorar o momento dos másteres:

- Particularmente para nós, os másteres, foi motivo de muita alegria esta vitória, e este campeonato já quase garantido. Matematicamente ainda não, mas está bem encaminhado para conquistarmos o nosso bicampeonato. Mas isto não é suficiente. Na regata o Vasco ficou aquém daquilo que esperava e a gente que consiga no ano que vem, talvez, no curto/médio prazo, melhorar a ponto de voltar a ser protagonista na regata. O Vasco hoje está numa condição de coadjuvante, o que é muito triste para nós, vascaínos, e para o esporte em geral. O esporte só vai alavancar se tivermos adversários fortes e hoje o que se vê no remo é que o Vasco está fraco, precisa melhorar, precisa investir, precisa fazer um trabalho de renovação, para que a gente possa num futuro breve, de médio a longo prazo, colher frutos e voltar a disputar o Campeonato, coisa que não acontece desde 2008, a nossa última conquista.

Oswaldo Kuster Neto também comentou sobre a prova deste domingo, que foi liderada pelo Vasco praticamente em sua totalidade. Ele revelou dificuldades na guarnição durante a semana, que foram bravamente superadas pelos guerreiros vascaínos:

- Foi uma prova que corremos muito bem. Eu fiquei muito feliz porque o barco nos treinamentos acusou uma queda muito grande nessa última semana de preparação. E, de fato, hoje eu fui para a água preocupado com relação ao rendimento do barco. Estávamos treinanando bem, o barco estava seguindo numa progressão, mas, por motivos que acontecem, nesta semana que antecedeu a regata o barco teve uma queda muito grande, a ponto de ficarmos nos questionando se realmente daria para ganhar a prova. Mas hoje foi muito bem, o barco se comportou muito bem. Saímos junto com o pessoal, mas sem apavorar, e acho que isso foi o determinante. Já tínhamos mais ou menos previamente estabelecido o que deveríamos fazer na regata, e foi cumprido. O pessoal remou muito concentrado. E, de fato, a partir dos 250 metros fomos abrindo uma diferença que no final das contas acabou me surpreendendo. Acabamos tornando a prova mais fácil, porque conseguimos abrir uma diferença que eu não esperava que fosse acontecer. Conseguimos administrar de certa maneira a prova.

Para finalizar, Vaval projetou a sequência do Campeonato e disse que os vascaínos não vão diminuir o ritmo diante do iminente bicampeonato. Ele garante foco total nas vitórias no quatro sem “B” e no four skiff “D”:

- Agora um segundo lugar já é suficiente para nos dar o título. Mas é claro que a gente vai treinar. A ideia é de que consigamos fechar o Campeonato com chave de ouro, de preferência com duas vitórias. Já conseguimos vitória na primeira regata, no double, com uma dobradinha do Vasco; na segunda prova levamos também no double feminino; e na terceira o Flamengo ganhou o oito, conosco fazendo segundo lugar; e hoje ganhamos. Então temos uma pontuação que nos permite fazer dois segundos lugares para ser campeão, mas a expectativa é de que possamos ganhar estas duas provas. São duas provas duras, especialmente o 4 sem de 36 anos, na prova regata, que é uma faixa etária em que o Flamengo tem um material humano bom em quantidade e qualidade, mas a gente vai bem na prova também. temos um pessoal treinando que tem condição de ganhar esta prova. E a última regata, o four skiff de 50 anos, vejo o Vasco com um certo favoritismo, vejo que temos mais chance do que os demais adversários, mas é tudo a conferir. Acho que no final das contas conseguimos levar esse título.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes