Beach Soccer: Com gols de Buru, Lucão e Mauricinho, Brasil vence Portugal e é campeão da Copa das Nações

Domingo, 22/12/2013 - 16:40
comentário(s)

O retrospecto dos confrontos entre Brasil e Portugal já indicava o que veio a se confirmar neste domingo, na Praia de Boa Viagem, em Recife, pela decisão da Copa das Nações de futebol de areia. Em um jogo acirrado, a seleção brasileira derrotou os portugueses por 7 a 4 e conquistou o tricampeonato. Com destaque para Mauricinho, autor de dois gols na final, o time de Júnior Negão festejou diante da torcida pernambucana. Mauricinho ainda foi eleito o melhor jogador do torneio e terminou como artilheiro, com cinco gols, assim como Jordan, de Portugal.

- Só tenho a agradecer a Deus e ao Júnior Negão, que sempre acreditou em mim. Eu não esperava ser escolhido o melhor jogador da competição e quero agradecer esse titulo aos meus amigos e companheiros de equipe - comemorou Mauricinho.

No primeiro jogo do dia, realizado na Praia de Boa Viagem, a Suíça venceu o Uruguai por 5 a 3 e ficou com o terceiro lugar da Copa das Nações.

O jogo

Com velocidade e boa movimentação, o Brasil começou o primeiro tempo marcando forte, e o resultado veio quase de forma instantânea. Bruno Xavier levantou para Buru, que pegou firme de pé direito e mandou para o gol, abrindo o placar para o time brasileiro. Melhor jogador do mundo, Bruno Xavier apareceu novamente e, em jogada ensaiada com Souza, ampliou para o Brasil.

A reação portuguesa veio em uma cobrança de pé direito de Lúcio, que bateu no montinho artilheiro e enganou o goleio brasileiro, diminuindo a diferença. Pressionando o tempo todo, o Brasil ampliou com uma bela jogada de Lucão, que encobriu o goleiro português, deixando para Sidney a tarefa de esticar a perna e fazer. Em um vacilo na defesa brasileira, José Maria se aproveitou e fez para Portugal, levando o jogo para o intervalo do primeiro tempo em 3 a 2.

Mesmo sem Buru, que sofreu um estiramento na coxa esquerda e precisou ser levado direto para o tratamento médico, o Brasil não perdeu tempo e fez o quarto gol logo no começo do segundo período. Mauricinho deu a bola para Datinha, que bateu forte de pé direito. A reposta portuguesa veio rápido e com uma levantada de Alan. Madjer pegou de cabeça e mandou para a rede brasileira, deixando Mão sem reação.

Toma lá, dá cá. Mauricinho se livrou da marcação, girou e chutou de bico para marcar o quinto da seleção brasileira. A pressão continuou, e Lucão deu uma pancada na trave. Logo em seguida, o próprio atacante, em uma cobrança de falta, fez o sexto do Brasil na partida, dando a vantagem de três gols sobre os portugueses para o último período.

O Brasil entrou para o terceiro tempo um pouco mais tranquilo devido à vantagem no placar. A seleção de Portugal se aproveitou da situação. Com uma jogada que começou nos pés de Alan, José Maria recebeu muito bem posicionado e de cara para o gol de Mão, marcando o seu segundo na partida. Mas a reação parou por aí. Com ótimas defesas seguidas de Mão e mais um gol de Mauricinho, a seleção de Júnior Negão fez 7 a 4 e levou seu terceiro título na competição.

Após a disputa da Copa das Nações, o time comandado por Júnior Negão terá outro compromisso importante, a Copa América, de 3 a 5 de janeiro, mais uma vez nas areias da Praia de Boa Viagem, em Recife. O Brasil terá pela frente Argentina, México e El Salvador. Se vencer, conquista o seu décimo título no torneio - as outras vezes em que subiu ao topo do pódio foram em 2013, 2012, 2003, 1999, 1998, 1997, 1996, 1995 e 1994.

A campanha do Brasil na Copa das Nações 2013
Suíça 4 x 6 Brasil
Brasil 6 x 1 Uruguai
Brasil 7 x 4 Portugal

Fonte: GloboEsporte.com