Imprensa portuguesa diz que Matheus Índio está próximo de acertar com o Porto; jogador já está em Portugal

Quarta-feira, 11/12/2013 - 13:17
comentário(s)

O médio Matheus da Cunha Gomes, conhecido no mundo do futebol como Índio, deve ser anunciado nos próximos dias como reforço do FC Porto. O internacional sub-17 brasileiro, que no próximo mês de Fevereiro completa 18 anos, entrou em litígio com o Vasco da Gama, clube onde fez toda a formação, e deverá assinar um contrato de longa duração com os portistas. Índio, que actua preferencialmente na posição “8”, já se encontra na cidade do Porto.

Para além do extremo Ricardo Quaresma, o FC Porto prepara-se para assegurar mais um reforço na reabertura do mercado de transferências. Segundo o que o PÚBLICO apurou, Matheus Índio, considerado um dos mais promissores jovens do futebol brasileiro, deve ser a segunda contratação dos “dragões”, mas numa fase inicial pode ser utilizado na equipa “B” portista, que actua na II Liga.

Com apenas 17 anos, Índio chegou a viajar no início deste ano para Londres, onde realizou durante uma semana testes no Arsenal, mas acabou por regressar ao Vasco da Gama. Titular da selecção sub-17 do Brasil, que em Outubro participou no Mundial da categoria realizado nos Emiratos Árabes Unidos, Índio é um típico “número 8” que gosta de assumir as funções de construtor de jogo, tendo como pontos fortes a velocidade, a qualidade do passe e a marcação de bolas paradas.

O esquerdino, que chegou a ser utilizado na equipa de futsal do Vasco da Gama, era uma das promessas do clube do Rio de Janeiro, mas no mês passado entrou em rota de colisão com a formação carioca, que no último fim-de-semana foi despromovida à Série B do campeonato brasileiro. No início de Novembro, Índio rescindiu unilateralmente o contrato com o Vasco da Gama, alegando salários em atraso, e chegou mesmo a ser anunciado como reforço do Penapolense, clube do interior de São Paulo que vai disputar o campeonato paulista.

No entanto, poucos dias depois de Índio ser apresentado na equipa de Penápolis, o Vasco da Gama viu ser lhe dada razão e, por ordem judicial, o contrato que se prolongava até Maio de 2015 foi reactivado.

Todavia, a atitude do jovem jogador caiu mal junto dos adeptos vascaínos e o médio ficou sem condições para regressar a São Januário, permitindo que os portistas avançassem de imediato para a sua contratação, num negócio que intermediado pelo empresário Teodoro Fonseca.

Ficha do jogador:
Nome: Matheus da Cunha Gomes
Data de Nascimento: 28/02/1996
Altura: 1.79 m
Peso: 70 kg
Naturalidade: Rio de Janeiro (Brasil)
Posição: Médio
Clubes onde jogou: Vasco da Gama
Títulos: Campeão sul-americano de sub-15

Fonte: Público.pt