Dorival pode mudar esquema e escalar 3 zagueiros contra a Ponte Preta, no domingo

Quinta-feira, 24/10/2013 - 18:10
comentário(s)

O primeiro ensaio da mudança de sistema de jogo foi feito no treino desta quarta-feira. Quase no fim das atividades, Dorival Júnior gritou pelo zagueiro Rafael Vaz. O jogador, preterido pelo técnico desde a derrota no Independência para o Atlético-MG (2 a 1, há um mês), deve formar ao lado de Cris e Jomar o trio defensivo vascaíno para a partida deste domingo contra a Ponte Preta, em Campinas. O treinador não confirmou a mudança, mas deve mesmo colocar três zagueiros pela primeira vez nessa sua segunda passagem por São Januário. Fora de casa, pelo Brasileiro, o Vasco sofreu 26 gols em nove jogos contra adversários de fora do Rio - média de 2,9 por partida.

A formação tem Jomar pelo lado direito, Cris mais centralizado e na sobra, e Rafael Vaz pela esquerda. Nessa provável escalação, sai Willie do ataque, para a entrada de um zagueiro a mais. Na frente, André e Marlone continuam na equipe. Nei fica com a lateral-direita e Henrique volta ao time titular na esquerda. As dúvidas no time residem no meio de campo. Sandro Silva, que joga nesta quinta contra o Goiás, deve seguir no time, com Pedro Ken na composição defensiva, porém com mais liberdade de atacar. Se sair o efeito suspensivo de Juninho, o veterano pode sair jogando ou ficar no banco, o que é mais provável, como opção para o segundo tempo em Campinas. As outras opções são Montoya ou Francismar. Cada um treinou um pouco na formação do tático comandado por Dorival Júnior.

- Há essa possibilidade sim (de usar três zagueiros). Isso não está definido ainda, mas há chances. Vamos trabalhar com duas opções de esquema e até o fim da semana vamos definir - disse o treinador vascaíno.

Dorival, aliás, conversou longamente com Rafael Vaz no fim do treinamento. O jogador, que já foi chamado a atenção por comportamento fora de campo, deve ter nova chance com o treinador após ficar um tempo até fora do banco de reservas. Vaz, por sua vez, fez um treinamento à parte com Jorge Luis, auxiliar de Dorival e ex-zagueiro. Durante cerca de 20 minutos, o auxiliar chutou bolas em direção a Vaz, que rebatia com os pés primeiro e depois se deslocava para cortar de cabeça, em seguida.

Há pouco mais de três meses no Vasco, o técnico Dorival Júnior segue em busca da melhor solução no elenco vascaíno. Pedro Ken, por exemplo, já foi apoiador mais avançado, dividindo a criação do setor com Juninho, depois, recuou para segundo volante e até primeiro marcador do meio de campo. No meio, as alternativas variaram. Boa parte da competição sem Sandro Silva e Guiñazu, Dorival testou Abuda, Baiano e Wendel na função de primeiro volante. Montoya, depois de estrear como titular, ficou de fora do banco, mas retornou ao time titular contra o Botafogo. No setor, Dakson, Jhon Cley e Francismar também já foram titulares durante o Campeonato Brasileiro.

Cris, Jomar e Rafael Vaz devem compor a zaga do Vasco neste domingo


Fonte: GloboEsporte.com