Dorival defende preparação física e lembra que tem poucos jogadores que fizeram pré-temporada

Quinta-feira, 24/10/2013 - 13:04
comentário(s)

No empate por 2 a 2 contra o Botafogo, Juninho expôs o que analisou como um problema na saída de campo: a preparação física do Vasco. O time, naquela partida, saiu perdendo por 2 a 0 logo no início e conseguiu a reação na primeira metade da etapa final. Do meio para o fim, o Vasco, porém, pareceu faltar gás para a virada. Nas palavras de Juninho, "mais uma vez o time deu sinal de não estar no mesmo patamar dos adversários na parte física". As críticas do Reizinho foram abafadas em São Januário, mas o técnico Dorival Júnior fez questão de defender o trabalho de sua comissão técnica e do seu preparador físico Celso de Rezende, culpando o calendário e citando o pequeno número de jogadores que fizeram a pré-temporada vascaína e que hoje estão à sua disposição.

De fato, do time que enfrentou o Botafogo, a maioria - Jomar, Cris, Yotún, Juninho, Sandro Silva, Montoya, Thalles e Willie, mais precisamente - não estava na delegação que se preparou para o Carioca em Pinheiral, em janeiro. Nomes como Dedé, Fellipe Bastos, André Ribeiro, Carlos Alberto, Dieyson, Thiaguinho, entre outros, não fazem parte mais do elenco vascaíno, alguns porque foram negociados, outros porque retornaram aos juniores e ainda casos de dispensa. Por outro lado, um dado chama a atenção e se soma às críticas do Reizinho: o Vasco é o time da Primeira Divisão que menos atuou em 2013. Somando Carioca, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil (competição em que entrou somente nas oitavas de final), foram 52 jogos. Dois a menos que o Bahia e três a menos que o Cruzeiro, os times que menos jogaram depois do clube de São Januário.

Após a partida contra o Botafogo, Dorival não respondeu diretamente a questão, o que deixou para fazer na coletiva de imprensa de antes da partida desta noite contra o Goiás. O técnico comanda treinamento para jogadores que vão atuar no domingo nesta quinta, horas antes da partida contra o Goiás, no Maracanã. A maior parte dos jogadores deve treinar e depois, à noite, compor o banco de reservas.

- Para falar dessa questão precisaria voltar ao início da temporada, mas jamais vou fazer iso. Só quero deixar um dado: hoje, temos oito atletas, mais três goleiros que estavam na pré-temporada do Vasco. O restante faz parte do grupo que foi reformulado ao longo do ano. Como já disse antes, esta é a terceira formação do Vasco ao longo do ano. E a preparação é executada no início do ano, na pré-temporada. Então não falo de preparação física, mas sim de desgaste. E isso se deve ao número absurdo de jogos do nosso calendário - disse Dorival, que citou, voluntariamente, o exemplo do Cruzeiro, um dos times que menos atuaram no ano.

- O Cruzeiro, até 10 rodadas atrás, estava sobrando. Agora, também apresentou uma queda de rendimento. É normal, ninguém aguenta - lembrou o treinador.

As declarações de Juninho, aparentemente, foram contornadas no Vasco. O técnico e o preparador físico não se sentiram atingidos pessoalmente pelo que disse o veterano meia. O experiente jogador lembrou que veio do futebol dos Estados Unidos, onde era bem menos exigido fisicamente. Mas as críticas do Reizinho são direcionadas, principalmente, a toda a preparação pré e pós-jogo. Têm a ver com alimentação, com descanso, trabalho regenerativo e outros fatores que contribuem para a manutenção da forma física dos atletas.

Nesta quinta-feira, às 21h, o Vasco faz seu 53º jogo na temporada. Ao fim da temporada, se chegar à final da Copa do Brasil, serão 65 jogos - contando os oito que faltam para terminar o Brasileiro. Em 2012, ano em que participou da Libertadores até as quartas de final, o clube fez 67 jogos oficiais.

Fonte: GloboEsporte.com