Jomar serve como exemplo para jovens da base do Vasco

Sábado, 05/10/2013 - 09:40
comentário(s)

O sucesso do zagueiro Jomar na equipe profissional serve de exemplo para os jovens que integram as categorias de base do Vasco da Gama, sejam eles considerados 'grandes promessas' ou não. O garoto da geração 92 teve que superar muita coisa antes de conseguir conquistar o respeito do torcedor vascaíno. Apesar de ter feito uma boa estreia pelo time de cima em 2011, o ex-Tigres teve que conviver com a desconfiança durante muito tempo por conta de uma atuação ruim contra o Coritiba no Couto Pereira.

Na oportunidade, o defensor foi considerado por muitos um dos grandes culpados pela derrota por 5 a 1 para o time paranaense. Um mês após essa partida, Jomar retornou ao sub-20, recuperou a confiança e voltou ao profissional no início de 2012 para participar da pré-temporada. Apesar de ter feito parte do grupo que treinou em Atibaia, o garoto não foi utilizado pelos treinadores que passaram pela Colina e acabou a temporada atuando no juniores.

As boas atuações na primeira Copa do Brasil Sub-20 organizada pela Confederação Brasileira de Futebol fizeram com que o jovem acreditasse que seu lugar na pré-temporada de 2013 estava garantido: "Que essa oportunidade eu possa agarrar e não soltar mais", chegou a dizer ele em entrevista ao Blog Meninos da Colina naquele período (relembre).

O sonho de Jomar acabou não se tornando realidade devido ao interesse do Vasco, que na oportunidade preferiu apostar no desconhecido André Ribeiro. O hoje titular absoluto da zaga vascaína acabou sendo emprestado ao Rio Branco, onde foi treinado pelo ídolo cruzmaltino Luisinho Quintanilla e disputou a Série A2 do Campeonato Paulista. Retornou durante a 'Era Paulo Autuori', porém não chegou a ser utilizado pelo treinador, que chegou a improvisar volantes no sistema defensivo.

A sorte do camisa 28 começou a mudar após a chegada de Dorival Júnior. Para sua segunda partida no comando do cruzmaltino, o clássico contra o Fluminense, o treinador apostou em Jomar devido as lesões de Luan e Renato Silva. Muitos chegaram a temer pelo pior, porém foram surpreendidos por uma excelente atuação do garoto, que cumpriu o que promete e agarrou a chance.

Após essa partida, Jomar se firmou, ganhou confiança e se tornou um dos principais atletas do Gigante da Colina. A trajetória do novo xodó da torcida vascaína serve de exemplo para os garotos da base pelo simples fato dele em nenhum momento ele ter sido apontado como 'grande promessa' ou 'grande joia'. Jomar vem mostrando a cada dia que o impossível é só questão de opinião e que o vencedor será sempre aquele que mata um leão um por dia, ou seja, aquele que não senta no status e busca sempre evoluir. A história de Jomar mostra que a 'grande joia' de hoje pode ter ouvido no passado a seguinte frase: "esse nunca irá chegar no profissional".

Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.

Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco