Cristóvão, hoje no Bahia, confia na reação do Vasco e elogia Jomar

Domingo, 29/09/2013 - 12:23
comentário(s)

Após cerca de um ano e meio de trabalho no Vasco, Cristóvão Borges pode conhecer os meandros do clube, seja dentro ou fora de campo. Por isso, no dia em que enfrenta pela segunda vez a equipe que comandou até setembro do ano passado, ele vai na contramão das análises. Ao invés de enxergar uma equipe fragilizada emocionalmente, espera neste domingo, na Fonte Nova, um adversário que está muito perto de conseguir sua vitória em seis partidas.

Mesmo ainda desgastado pelas 16h horas de viagem de Medelín a Salvador depois de o Bahia disputar uma partida pela Copa Sul-Americana – a equipe desembarcou apenas às 2h do último sábado e seguiu diretamente para a concentração –, Cristóvão fez questão de analisar a derrota por 2 a 1 para o Goiás, na última quarta, pela Copa do Brasil. Garantiu ter observado um time que, segundo ele, está no caminho para reencontrar seu melhor ajuste e que, pode, por que não, dar fim ao jejum que inclui cinco derrotas consecutivas.

- Minha visão do Vasco é diferente daquela que estão falando. Existem muitas dificuldades e problemas. Mas mesmo perdendo para o Goiás, foi uma equipe consistente. O time foi mexido e respondeu de forma positiva. Quando isso acontece, gera confiança. O momento é delicado, mas vejo que o Vasco vai reagir. Só espero que não seja neste domingo - brincou.

Quando fala em “momento delicado” do Vasco, Cristóvão tem conhecimento de causa. Assim como Dorival Júnior, ele passou todo o seu período como treinador precisando administrar um elenco insatisfeito com salários atrasados. No entanto, estabelece o perfil destes jogadores como o principal diferencial em relação ao grupo atual. Para ele, somente por conta disso foi possível trabalhar durante um ano como técnico do Vasco com bons resultados.

- O Vasco vive essa dificuldade financeira antes mesmo de Ricardo Gomes e eu chegarmos. Isso gera um desgaste grande. Minha sorte foi ter no grupo caras muito profissionais, que conseguiram ficar acima disso e não deixarem interferir no campo. Claro que impossível ficar alheio, mas o elenco tinha atletas experientes, e isso me ajudou muito. Ainda bem que aparentemente está tudo perto de se resolver. Torço por isso - disse.

Agora como adversário, mas também como alguém que criou fortes laços em São Januário, Cristóvão costuma acompanhar o desempenho daqueles que até um ano atrás foram seus jogadores. E com satisfação vê o crescimento de Jomar, atualmente um dos mais regulares do elenco do Vasco. O zagueiro foi lançado por ele e Ricardo Gomes nos profissionais na vitória por 3 a 1 sobre o Ceará, no Brasileiro de 2011, e Cristóvão se mostra orgulhoso em relação ao momento do jogador de 21 anos.

- Ele estreou numa partida complicada, mas mostrou personalidade e segurança. Vi alguns jogos do Jomar, que vem crescendo muito. Marcou o Fred com autoridade. Mesmo neste momento de instabilidade do Vasco, mostra seu talento - destacou Cristóvão.

Fonte: GloboEsporte.com