Atletismo: Coordenadora Solange Chagas comenta participação dos vascaínos no Brasileiro de Juvenis

Domingo, 29/09/2013 - 12:09
comentário(s)

A Divisão de Atletismo do Club de Regatas Vasco da Gama teve cinco atletas convocados pela Federação de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (FARJ) para representar o estado do Rio de Janeiro no Campeonato Brasileiro de Juvenis Interestadual (atletas de 16 a 19 anos), que foi disputado no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Parque do Ibirapuera (São Paulo/SP), nos dias 21 e 22 de setembro: Evelyn Oliveira de Paula, Letícia Cristina Soares, Nina Santoro Francisquini Policarpo, Louise Kênia Maciel Loriano e Rafael Pereira de Souza Mello. Além deles, a coordenadora e treinadora do atletismo vascaíno, Solange Chagas do Valle, foi convocada pela FARJ como técnica. A competição envolveu os dez melhores do ranking nacional de cada prova, além de alguns atletas indicados pelas federações estaduais, e classificou os dois melhores de cada prova para o Campeonato Sul-Americano, que será disputado de 18 a 20 de outubro na cidade argentina de Resistência.

Rafael Pereira conquistou o único ouro do Vasco (o atleta participará das Gymnasiade, os Jogos Mundiais Escolares, em novembro), com outros três atletas fluminenses, no revezamento 4 x 400 metros rasos. Letícia e Nina compuseram o revezamento 4 x 400 metros feminino que conquistou o bronze, sendo as responsávels pelas outras medalhas vascaínas. Como outros resultados, Louise ficou em quinto no lançamento do dardo, Evelyn em sétimo lugar nos 100 metros e Letícia em oitavo nos 400 metros rasos. Rafael ainda ficou em sétimo nos 400 metros com barreiras (mais altas nesta competição do que as com que está acostumado), e Louise em décimo-primeiro no lançamento do disco.

Ao Blog CRVG - Em Todos os Esportes/SuperVasco, Solange, que comanda bravamente o atletismo vascaíno diante de imensas dificuldades e está no clube há 48 anos (também como atleta vencedora), gostou muito da participação dos atletas do Vasco nesta importantíssima competição. Ela ressalta que como atletas juvenis mesmo (a partir de 18 anos), o Vasco tem apenas a Nina, com todos os outros ainda sendo da categoria anterior, a Menores. Solange ressalta também a importância para a formação desses atletas a participação numa competição tão relevante, além de pedir o mínimo de apoio por parte do clube:

- A participação deles achei que foi ótima. Dessa equipe, temos apenas a Nina, que começou com onze anos aqui, como juvenil mesmo, a partir de 18 anos. Ela faz agora 18 anos agora em outubro (no dia 31) e o restante todos da categoria Menores. Eu acho que os vascaínos tiveram uma boa prova, e também uma boa oportunidade de estarem lá numa competição acima da categoria deles. Eu só parabenizo e queremos que continuemos treinando. Peço o mínimo de apoio, é importante, porque não existe resultado sem o mínimo de investimento.

Solange ainda comentou prova a prova a participação dos atletas vascaínos. Ela lamenta duplamente que a Nina tenha se machudado: além de não ter resultado em sua prova, os 400 metros com barreiras, ela comprometeu o desempenho do Rio de Janeiro no revezamento 4 x 400 metros, embora o bronze tenha vindo. A coordenadora ainda ressalta que só por estarem na competição os cinco vascaínos vascaínos já são vencedores, afinal os dez melhores do ranking nacional de cada prova disputaram-na:

- Tivemos várias colocações, mas eles já são campeões por estarem entre os dez melhores do Brasil de cada prova. Alguns melhoraram as suas marcas, outros se machucaram até mesmo nas provas, como foi o caso da Nina. Ela correu assim mesmo e chegamos no revezamento feminino 4 x 400 metros em terceiro lugar. Tínhamos tudo para ganhar se ela estivesse em condições perfeitas para competir. O Rafael competiu também nos 400 metros com barreiras, uma prova nova em que as barreiras são mais altas do que da prova em que ele costuma competir e é campeão, e ficou em sétimo lugar. E foi campeão do revezamento. A Letícia participou da semifinal e da final dos 400 metros. Como são dez atletas classificados em cada prova, tem que haver de qualquer maneira semifinal, cinco em cada final, porque temos oito raias, oito pistas para serem corridas. Ela continua entre as dez melhores do país e melhorou a condição dela de atleta, terminando em oitavo lugar. Também participou do revezamento, ganhou uma medalha. As duas vascaínas estavam lá no revezamento, e o Rafael no masculino. A Louise melhorou a marca dela no lançamento do dardo, que teve um implemento diferente, ficando em 5° lugar, além do 11° no disco.

O Rio de Janeiro ficou em segundo lugar no quadro de medalhas final da competição, com sete ouros, duas pratas e quatro bronzes (13 no total). São Paulo venceu com dez de ouro, doze de prata e sete de bronze (vinte e nove no total). Para finalizar, Solange elogiou o desempenho da equipe fluminense, ponderando o fechamento do Estádio de Atletismo Célio de Barros, que fez muita falta durante todo este ano:

- O Rio de Janeiro teve uma participação excelente. Por nós termos passado essas dificuldades sem pista [com o fechamento do Célio de Barros] desde o dia 9 de janeiro, esses atletas já chegaram ao Brasileiro como vitoriosos. O Rio de Janeiro levou 41 atletas, da Seleção Brasileira que representará o Brasil na Argentina no Campeonato Sul-Americano, tem 18 atletas. Isso é muito gratificante - encerrou.



Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco